"Bom dia, Gustavo, tudo beleza?
Mais uma dúvida aí pro MotorDicas: hoje eu tenho um Ford Ka 2001 sem muitos opcionais (só ar quente, travas elétricas, limpador e desembaçador).
Casei há pouco tempo e minha pretensão de filhos é só para daqui a pelo menos 2 anos.
Estou querendo trocar meu carro, pois gostamos de viajar e o Kazinho já tá passando da idade. Estamos em dúvida entre quatro modelos, em duas faixa de preço:
Em torno de R$ 30 mil (usados):
Honda Fit e VW Polo Hatch
Em torno de R$ 40 mil (zero):
Sandero 1.6 8v e Novo Gol 1.6
O que vocês recomendam, pensando em seguro, conforto, manutenção etc.?
Obrigado!
Adriano Ferreira
Joinville - SC"
Tudo certinho, Adriano. Espero que com vocês também esteja. Aproveito a chance para mandar meu abraço a todo o pessoal de Santa Catarina. Tomara que as coisas já estejam voltando ao normal por aí.
Voltando ao assunto, Adriano, as escolhas de vocês são todas bem boas. Honda Fit, VW Polo, VW Gol (o novo) e Renault Sandero são ótimas opções no mercado. O que vai determinar a compra de uma ou de outra será, como sempre, o que você e sua esposa privilegiam.
Se vocês querem carros com excelente acabamento, a escolha vai necessariamente recair sobre VW Polo e Honda Fit. O VW Gol e o Renault Sandero são bem mais simples neste aspecto, ainda que não se possa dizer que tenham acabamento ruim. É uma simplicidade bem feita a que você vai encontrar nos dois modelos, mas pode ser insuficiente. Em todo caso, só Polo e Gol oferecem regulagem de distância do volante. O volante do Honda Fit antigo só tem regulagem de altura e o Sandero, nem isso.
Como vocês querem um carro para viajar, eu recomendo ar-condicionado. Fit e Polo o trazem de série. Se encontrar algum destes veículos sem o equipamento, fuja. O Sandero também tem versões que já vêm com ar-condicionado, como a Privilège, a R$ 42,64 mil, e a Nokia, a R$ 47,09 mil.
O Sandero Stepway, que poderia ser uma ótima pedida, a R$ 44 mil, só traz ar-condicionado com um pacote de opcionais. O mais barato, o Pack Step, custa R$ 4.600, o que eleva o preço a R$ 48,6 mil. O novo Gol entra na mesma situação. Para ter um com ar-condicionado, só se você pagar por ele à parte.
Como sempre digo por aqui, opcionais são uma grande furada. Ou o carro traz o que você quer de série ou é melhor pensar em outro veículo. Por isso, exclua o Stepway e o Gol da sua lista se você fizer questão de ar-condicionado. Como eu disse antes, eu recomendo fortemente que seu novo carro tenha o equipamento, mas a decisão é sua.
Os modelos mais espaçosos da lista são o Fit e o Sandero, disparados, com ligeira vantagem para o Renault. Polo e Gol, apesar de serem de segmentos diferentes, oferecem mais ou menos o mesmo espaço interno e de porta-malas. O Polo, para piorar, deve sair de linha no ano que vem, no máximo em 2010, já que, na Europa, ele muda no começo de 2009. É um excelente carro, mas só vale a pena seminovo ou usado, mesmo, a não ser que você queira ficar com ele por pelo menos mais de dois anos.
De todos, o que tem seguro mais barato é o Sandero, seguido pelo Fit. Gol e Polo sofrem com sua popularidade, inclusive junto aos ladrões... O Sandero, além de ter três anos de garantia, vem sendo bastante elogiado pela facilidade de manutenção que oferece. O Fit tem uma mecânica muito confiável, ainda que não seja necessariamente barata. Ela acaba custando pouco pelo pouco trabalho que dá.
Em termos de consumo de combustível, o Fit é o campeão desta turma. Sandero, Gol e Polo se equivalem neste quesito.
Com estes pontos em mente, espero que você possa tomar a melhor decisão de compra, mas não se esqueça de andar nos quatro carros. Um fator importante, e que nunca deve ser ignorado, é sua satisfação. Qual destes automóveis é, na sua opinião, o mais gostoso de dirigir? Qual deles você gosta mais de ver, por dentro e por fora? Uma compra meramente racional pode se mostrar frustrante a longo prazo. Escolha a melhor opção para você levando em conta todos os fatores, inclusive seu gosto pessoal.
Se precisar de mais alguma ajuda, Adriano, avise!
Um abraço,
Gustavo