
O Agile será fabricado na Argentina para ser distribuído por toda a América Latina, incluindo o Brasil. Apesar de feito no país vizinho, o carro foi inteiramente desenvolvido por aqui, a um custo de US$ 400 milhões (pouco mais de R$ 700 milhões), inteiramente bancado pela própria GM do Brasil.
O Agile deve ser produzido também nos EUA, além de na Argentina. Na Terra do Tio Sam, ele deve substituir o Aveo, algo que a revista Motor Trend já confirmou. A fábrica de Lake Orion, no Michigan, já foi confirmada para produzir o novo carro. Por lá, seu maior concorrente será a nova geração do Ford Fiesta, que também chegará ao Brasil.
A plataforma do Agile deve ser a Gamma II, a mesma usada pelo Corsa D, a quarta geração do Corsa. Isso se não tiver sido substituída pela plataforma do Corsa atualmente à venda no Brasil, para redução de custos. A revista Quatro Rodas fala também na plataforma do Prisma, o que não seria estranho. Em se tratando da GM, nunca se sabe.
Seja como for, o novo Agile deve ter um entreeixos de 2,51 m, o que o colocará no segmento dos compactos premium, ao lado do Ford Fiesta novo (esperemos que ele desembarque aqui sem alterações, nem remendos) e do futuro VW Polo, que deve se parecer com a quinta geração, mas usar a plataforma atual, algo que é fácil, considerando o entreeixos igual das plataformas PQ24 (atual) e PQ25 (nova). Os motores devem ser os mesmos usados no Corsa até pouco tempo atrás, o 1,4-litro de 105 cv com álcool e o 1,8-litro com aperfeiçoamentos. Comenta-se que ele chegará a 129 cv.
Além do hatchback do Agile, em três e cinco portas, podemos esperar também por um sedã, uma picape, uma minivan e um utilitário esportivo pequeno inspirado no conceito GPix.
Nas fotos que fizemos em São Caetano do Sul, nota-se o mesmo porte de um Corsa, mas com um pouco mais de ousadia no desenho, como nas portas traseiras, que parecem criar um arco da coluna A à coluna C. Os faróis estavam cobertos por fitas e as lanternas traseiras, ainda que cobertas, pareciam transparentes, no estilo Altezza.





A campanha publicitária do Agile será bastante óbvia. Com o mote Agilize-se, ela terá como site oficial o endereço www.agilechevrolet.com.br. Para quem ainda não viu os desenhos oficiais do novo carro, vale uma espiadinha abaixo.



Se você, leitor, flagrar algum veículo suspeito rodando por aí, não hesite em mandar o flagrante ou informações para o e-mail ghruffo@motordicas.com.br, autorizando-nos a publicá-las e contando a história do flagra. Não compramos fotos, moçada, só usamos esse espaço para dividir a informação e ajudar na compra do carro novo, ok?
Fonte: GM e Gustavo Henrique Ruffo (fotos)