O Volvo S60 Concept causou excelente impressão quando foi apresentado no Salão de Detroit de 2009. Agora que a empresa pertence oficialmente à chinesa Geely, só nos resta torcer para que o belo desenho da marca sueca não se perca, como com o S60 de série, que deve ser mostrado oficialmente no Salão de Genebra de 2010, em março. Para antecipar, as fotos abaixo podem nos dar uma boa ideia do que vem por aí.
Dentre os motores que o novo sedã médio deve receber, um dos principais deve ser o quatro-cilindros 1,6-litro com GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection), um sistema de injeção direta de gasolina no motor a altíssima pressão. Com isso, o motor 1,6-litro, que rende normalmente coisa de 120 cv, chega aos 183 cv. A melhor parte desse bom aproveitamento do combustível em um motor pequeno é o consumo e o nível de emissões, que não chegam a 20 km/l e a 119 g/km.
É uma economia digna de motores a diesel, sem as mesmas complicações e o sobrepeso que um motor de ciclo diesel exigem. Além da tecnologia GTDi, o S60 Concept também conta com materiais leves de construção, sistema Start/Stop, que desliga o carro em situações de congestionamento, assistência elétrica de direção, câmbio manual automatizado de dupla embreagem, sistema DRIVE-Mode, que desliga equipamentos elétricos desnecessários, painéis inferiores de plataforma planos, para melhorar a aerodinâmica, e até um equipamento que fecha as aletas da grade dianteira do carro, também para diminuir a resistência do ar.
Ainda falta saber dimensões e preço, mas o novo S60 virá também com Aviso de Colisão com Frenagem Automática Plena e detecção de pedestres. O primeiro equipamento avisa ao motorista sobre o perigo de colisão com um aviso sonoro e um luminoso que, para aproveitar os condicionamentos do motorista, imitam uma luz de freio logo adiante. Se mesmo assim o condutor não frear o carro, o sistema consegue frear o carro completamente a velocidades abaixo de 20 km/h. Se a velocidade for maior que isso, a idéia é reduzir a velocidade.
Isso porque o sistema não detecta apenas outros automóveis, mas também pedestres. A Volvo informa que uma queda de velocidade de 50 km/h para 30 km/h aumenta em muito as chances de sobrevivência de uma pessoa em um atropelamento. A redução da força do atropelamento, com o sistema, pode ser de até 75%.
Fonte: Volvo