A Volkswagen aposta no Salão de Genebra para revelar boa parte de seus novos produtos para este ano. A família Polo, em sua quinta geração, ganhará em março dois reforços de peso: o GTI e o CrossPolo, cujas primeiras fotos você vê abaixo.
Com 15 mm a mais de altura do que o Polo comum, o CrossPolo será fabricado apenas com cinco portas. Terá três opções de motores a gasolina (1,2-litro de 70 cv/51 kW, 1,4-litro de 85 cv/63 kW e um 1,2-litro turbinado, chamado 1.2 TSI, de 105 cv/77 kW) e três opções a diesel (todos 1,6-litro, mas com 75 cv/55 kW, 90 cv/66 kW e 105/77 kW). A transmissão de série é de seis marchas, manual, mas há a opção da manual automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas
Equipado com rodas de aro 17", revestidas de pneus 215/40 R17, o carro também acompanha o visual pseudo-fora-de-estrada que faz tanto sucesso no Brasil. Menos mal é que ele é realmente mais alto que o Polo comum.
Bom mesmo, de todo modo, é o Polo GTI, equipado com motor 1,4-litro TSI de 180 cv/132 kW.
O motor 1.4 TSI é uma joia mecânica: usa compressor mecânico para as rotações mais baixas e turbocompressor para as mais altas, o que garante uniformidade de comportamento o tempo todo. Com 180 cv, ele garante não apenas alto desempenho (0 a 100 km/h em 6,9 s e máxima de 229 km/h), mas também baixo consumo (16,9 km/l, segundo a VW). Isso se explica em parte pela transmissão DSG de sete velocidades, em parte pelo motor pequeno e potente e em boa medida pelo peso, de apenas 1.194 kg. Disponível em três ou em cinco portas, o Polo GTI será coqueluche na Europa. Pena o modelo não ter chegado ainda ao Brasil, mas ele não deve demorar a aparecer...
Fonte: Volkswagen