Na Rússia, quem passou a controlar a Lada foi a Renault. Com isso, esperava-se que a marca desse uma melhorada na qualidade, ainda que nem tanto no estilo. Quanto ao estilo, pode-se dizer que foi isso mesmo, como mostra o novo Granta:
Se o carro parece familiar, é porque ele é, mesmo: o Granta foi feito sobre a plataforma B0, a mesma do Logan. Em suma, ele é o Logan da Lada. Tem os mesmos 510 litros de porta-malas, o mesmo motor 1.6 de 90 cv e é um pouco menos quadrado. Também tem menos espaço interno, com apenas 2,47 m de entre-eixos. O motivo é simples: apesar de controlar a Lada, a Renault também vende seus carros na Rússia. Em outras palavras, o Logan também está naquelas praças. Seria um tiro no pé ter dois carros do mesmo segmento disputando mercado.
Os balanços dianteiro e traseiro são nitidamente maiores que os do Logan. Quem olhar os carros de lateral não terá como dizer que eles têm uma mesma origem. Mas têm.
Se a Renault já tem o Logan na Rússia, por que fazer o Granta? Simples. Com a plataforma do Logan e uma marca ainda mais barata do que a Dacia, a Renault conseguiu fazer o carro mais barato da Europa. Na Rússia, ele custará 220 mil rublos, ou cerca de 13 mil reais. E equivale a um VW Voyage, em tamanho.
No que se refere à qualidade, julgue por si mesmo, depois de ver esse vídeo com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, tentando ligar o carro:
É, não convenceu.
Fonte: AutoVaz