Meu primeiro segundo carro

"Olá!

Pesquisando no Google dicas para carros usados encontrei esse blog e adorei a interação: boas dúvidas e ótimas respostas. Então, estou torcendo muito para você ler e responder a minha dúvida e me ajudar.

Tenho um Chevrolet Celta 2010 que meu pai me ajudou (e muito) a comprar (deu 80%) e me convenceu a escolhe-lo pelo custo baixo, mas estou doido para trocar por um modelo mais confortável, pelo menos com vidro, ar e direção, pois, apesar de toda a economia do Celta, é terrível viajar nele.

Já ouvi que Honda e Toyota, Civic e Corolla, respectivamente, são ótimos carros que são elogiados pela NÃO manutenção e durabilidade. Isso é verdade? Se positivo, para o meu bolso teria que ser de 2003 para baixo. Então pergunto: ainda sim, seria mais confiável que um C3 2007/08, que também me animou?

Sou leigo no assunto e não tenho nenhum mecânico de confiança para perguntar. Quero ter um carro confortável, mas que o risco de gastar muita grana com manutenção seja mínimo, pois acabo de comprar um imóvel na planta e logo quero ter o carro quitado, com manutenção baixa, para não pesar nas parcelas do financiamento.

Pode me ajudar a focar a pesquisa nos modelos mais confiáveis/confortáveis?

Pretendo comprar algo por no máximo de R$ 21 mil. Pesquisando já me chamaram a atenção um Honda Fit 2005, Citroën C3 2007, Honda Civic 2003, Chevrolet Astra 2006, Peugeot 206 2008... Qual seria a melhor opção?

Rafael M."

Salve, Rafael! Obrigado pela pergunta, que mostra uma preocupação comum para quem já pegou a manha de dirigir e se sente seguro para partir para um carro melhor. Até porque ar-condicionado é item de conforto e de segurança, atualmente.

Dos modelos que você curtiu, minha indicação seria pelo mais novo e mais confiável. Como você se preocupa com custos de manutenção, que incluem abastecimento, também te indicaria o menor motor entre eles. Por coincidência, você já citou uma de minhas indicações, o Honda Fit 1.4 2005. No seu caso, acho que é o que melhor se encaixa.

Ele é econômico, bem equipado e a Honda tem um programa de venda de usados com garantia de um ano. Se comprar fora de concessionárias, prefira um Fit que tenha passado por todas as suas revisões em revenda. Isso indica cuidado com o carro, que pode estar beirando os 100 mil km.

O único porém deste modelo é que, quando ele dá manutenção, ela é cara, algo que todos os modelos que você citou também enfrentam. Isso porque a Honda não troca apenas a peça com problema, mas o conjunto afetado por ele. Em compensação, o conserto costuma ser daqueles que não dão dor de cabeça.

Peça ajuda a seu pai para encontrar um Fit bonito, que nunca tenha batido e com as revisões em dia. Ele tende a ser um bom companheiro para essa segunda jornada no mundo dos carros. E boa sorte!

Um abraço,

Gustavo