Réplica do Lamborghini Countach é inteiramente feita em porão

Algumas vezes o mundo automotivo fica meio devagar, mas esse é o ambiente no qual histórias fantásticas costumam surgir. Esta semana andava assim até surgir a história de Ken Imhoff, um cara de Wisconsin, nos EUA, que poderia parecer comum não fossem suas habilidades em mexer com alumínio e soldas TIG. Elas o ajudaram a realizar um sonho nascido em 1981, com o filme "Quem não corre voa" (The Cannonball Run): construir seu próprio Lamborghini Countach. E ele fez isso ao longo destes 17 anos, sem a ajuda de peças prontas ou kits, tão populares nos EUA. Pode parecer que o carro saiu uma porcariazinha, mas olhe a foto abaixo e diga: ficou lindo ou não ficou?



Ok, pode parecer que o carro não é nada mais que um Lamborghini Countach comum (se é que dá para usar o termo "comum" para um Lamborghini, qualquer um deles), mas podemos assegurar que este foi feito no porão de Imhoff. A prova são as fotos abaixo, no local de nascimento do carro. Ou dentro do útero, se você preferir.





Agora, o nascimento em si. Considerando que portas de porão não se dilatam, Imhoff teve de recorrer a uma cesariana: chamou um empreiteiro, cavou o quintal de sua casa, construiu uma rampa e derrubou uma das paredes de seu porão para tirar o Countach de lá. Se você se impressiona com nascimentos, cuidado com as fotos abaixo (note que o pára-brisa foi retirado, para evitar danos no transporte).





Bebê espertinho, até acena...



Não acreditaríamos na história se não tivéssemos falado pessoalmente com Imhoff. Ele realmente gastou uma parte dos últimos 17 anos construindo este carro. "Nunca trabalhei mais de 10 horas por semana nele. Calculo que tenha gastado umas 10.000 horas na construção", disse Imhoff ao MotorDicas. No total, ele acredita ter gastado coisa de US$ 40 mil com o carro (descontando suas horas de trabalho como custo, o que aumentaria o valor do veículo). Ter um Lamborghini por menos de R$ 100 mil, preço de um Honda Civic SI, parece um excelente negócio.

Apesar de não ter conseguido um motor Lamborghini original para seu carro, Imhoff não se descuidou da potência e instalou na réplica um excelente coração. Trata-se de um motor Ford V8 Boss 351, capaz de gerar 520 cv, casado com uma transmissão ZF-25 de cinco marchas, manual. O ronco não é o de um 12-cilindros, mas também é música para quem ama carros fortes.

Para criar a carroceria, Imhoff fez um gabarito de madeira a partir de um Countach original. Todos os painéis foram feitos a partir de placas de alumínio, solda TIG (por dentro e por fora) e as habilidades de Imhoff. Mesmo as portas, a parte mais difícil do trabalho, foram feitas por ele. Fora o motor e a transmissão, Imhoff comprou pouquíssimas coisas. "O pára-brisa, original, veio da África do Sul. Usei só o pára-brisa, as lanternas dianteiras e traseiras, os emblemas e os arcos de roda e aerofólios de fibra de vidro originais. Procurei essas peças por um ano e fiz moldes, caso decida ter peças de reposição", ele disse ao MotorDicas.



Os painéis de carroceria foram criados com esta ferramenta, chamada de roda inglesa.



Como se pode ver, o carro é inteiro de alumínio sobre um chassi tubular desenhado pelo próprio Imhoff. Com tanto cuidado na construção, o peso não podia mesmo ser alto, nem melhor: são 1.225 kg. Com um motor de 520 cv, a relação peso/potência é ótima: meros 2,36 kg/cv. Tomara que Imhoff tenha caprichado na suspensão e nos freios.

O carro foi retirado do porão da casa de Imhoff na semana passada, mas ele ainda não teve o gosto de dar uma voltinha com o Lambo. "Ele saiu do porão meio cedo por causa da Mãe Natureza. Ele ainda não estava 100% formado, foi prematuro. Há um probleminha na embreagem para resolver, o pára-brisa precisa ser instalado etc." Não há nenhum problema legal com o carro, de todo modo. "Aqui no meu Estado não há problemas de licenciamento. Ou eu parto do zero ou uso o número do chassi do carro doador, que, no caso do meu Countach, é o mesmo do carro que doou o motor."

Com tanto trabalho, será que não passa pela cabeça de Imhoff construir mais réplicas e ganhar algum dinheiro com isso? "Não, não mesmo. Um trabalho de amor precisa de compensações". E em vender sua obra-prima, será que Imhoff cogita? "Não, mas estamos falando de uma fábula de grana?", pergunta ele, divertido. É, amor tem preço, sim.

Nós sabemos que este post pode ter ficado um tanto grande, mas, se você gostou tanto da história quanto nós, não há de achar ruim ver tantas imagens dessa obra incrível. A Ken Imhoff deixamos nossos cumprimentos. Quem de nós, apaixonados por carros, nunca pensou em criar um veículo com as próprias mãos? Imhoff pensou e conseguiu.



















Fonte: GlobalMotors.net