"Meus filhos cresceram e o carro precisa ir na mesma linha. Qual eu compro?"

"Caro Gustavo, parabéns pelo MotorDicas!

Estou com umas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar, pois tenho que resolver a compra de um carro essa semana:

Tenho uma picape Nissan Frontier 2006 e estou querendo trocar por outro carro. Fiz a avaliação em vários lugares e estão oferecendo R$ 54 mil. Tenho mais R$ 25 mil para comprar um carro melhor e, para dizer a verdade, este carro é ótimo, porém meus filhos estão crescendo e a parte de trás é muito apertada. Por este motivo quero vendê-lo. Seguem os carros que estou analisando:

1º - Tucson da Hyundai - achei o carro interessante, tem um espaço fantástico, mas infelizmente li muitas reportagens que dizem que a assistência técnica é péssima, pois, caso tenha que trocar alguma peça, ela demora uns 40 dias para chegar da Coreia. Logo desanimei do carro.

2º - Sentra da Nissan - achei o carro interessante, mas como estou acostumada com carro alto, não sei... Poderia me dizer o que acha deste carro?

3º - Livina, também da Nissan, parece um bom carro.

4º - Honda CR-V. Adorei este carro, mas não tenho verba suficiente para comprar.

Considerando que você entende muito carro, solicito sua ajuda.

Um abraço.

Gláucia Fernanda Silveira Navarro Gabrich"


Como você está, Gláucia, tudo certinho?

Como diz o ditado, coração de mãe é grande, mas carro de mãe precisa crescer conforme a criançada cresce, mesmo. Como essa parece ser a principal razão para você trocar de veículo, vamos às opções que você elenca.

Dentre todas elas, o espaço interno é equivalente. Por razões de segurança dinâmica (automóveis são mais estáveis do que utilitários) e estática, eu sempre vou recomendar carros em vez de SUVs. Assim sendo, como todos os modelos que você cita têm espaço interno equivalente, a opção que lhe oferece o melhor custo/benefício é a Nissan Livina.

Ela tem a posição de dirigir alta, como você está acostumada e parece preferir, um excelente espaço interno, porta-malas de 449 l e um consumo de combustível mais baixo do que o de qualquer utilitário que você tenha citado. Outra vantagem da Livina é que ela é feita no Brasil, o que a torna menos sujeita a oscilações de preço por conta do câmbio, facilita sua manutenção (peças nacionais) e diminui sua desvalorização.

O Sentra é um excelente automóvel, até meio injustiçado entre os sedãs médios, mas ele vai receber em breve o motor flex, o que tende a desvalorizar os modelos movidos apenas a gasolina. Ele também tem um perfil mais esportivo e espaço de porta-malas não tão grande quanto o da Livina. Para você, não é o modelo mais indicado.

Se você fizer questão de um utilitário, pense no que for mais conveniente para você, ou seja, que empresa tem revenda mais próxima da sua casa, quanto se cobra pelas revisões e por aí afora. Além das opções que você cita, há muitas outras, que já citei em uma consulta passada. Leia-a aqui.

Das que você cita, tanto o CR-V quanto o Tucson são boas opções, mas o Tucson sofre por ser importado não pela Hyundai, mas sim pelo grupo CAOA, que não costuma apresentar seus veículos à imprensa e tende a mudar preços e condições sem prévio aviso. Um grupo mais previsível e que oferece um modelo semelhante é o grupo Gandini, que importa os modelos da Kia ao Brasil. Aliás, eu recomendo a você que dê uma olhada no Kia Sportage, que é quase o mesmo carro, mas com um emblema diferente, atendido por uma marca que tem fama de bom atendimento.

De todo modo, tanto o Hyundai Tucson quanto o Kia Sportage devem mudar até o final deste ano ou no ano que vem, que é quando será apresentada a nova geração dos dois. Assim, dos utilitários que você cita, o CR-V é o mais indicado. Chorando desconto, é possível que você compre o seu por cerca de R$ 80 mil. Se não conseguir, pesquise entre os seminovos.

Espero ter ajudado você a tomar uma boa decisão. Boa compra!

Um abraço,

Gustavo