Consultas múltiplas, mesmo tema: SUVs médios

"Olá, Gustavo. Fiquei muito satisfeito com o site e com os comentários e dicas. Gostaria de saber sua opinião. Tenho um Mitsubishi Grandis 2007-2007 com 12.000 km e resolvi vender. Deixei na concessionária Mitsubishi, estão vendendo por R$ 79 mil e já está lá há 15 dias. O carro é maravilhoso, mas troco de dois em dois anos e a Mitsubishi parou de importar o veículo.

Dei para minha esposa um Honda CR-V mexicano 2008-2009 e o carro é ótimo. Ocorre que estava querendo um Dodge Journey, mas me disseram que, com a crise da Chrysler, pode ser um mau negócio.

Fiquei encantado com o Hyundai Santa Fé de sete lugares e gostei muito. Será um bom carro e um bom negócio pegar um Hyundai ou espero um pouco? A nativa chegará na Mitsubishi, mas gosto de carro para viajar e dar uma esticada. Obrigado se me responder. Grande abraço.

João Amorim"

"Oi, Gustavo, estou em dúvida entre Chevrolet Captiva, Hyundai Santa Fé e Dodge Journey. Preciso do carro especialmente para andar na cidade, primeiro pela segurança dos ocupantes, em geral dois adultos e uma criança.

OBS.: acho teus comentarios sobre carros muito interessantes, por isso a consulta. Desculpe o transtorno.

Um abraço,

Guilherme Augusto S. de Almeida"

"Você pode me ajudar também? Também penso em trocar de carro e, claro, também gosto dos SUVs e fico comparando um com o outro. Vou desde Honda CR-V, Chevrolet Captiva até um Ford EcoSport Flex. Me preocupo com design, consumo, revenda e sempre considero primeiramente a alternativa de um carro feito no Brasil por uma questão social. Você consegue fazer uma comparação de consumo (km/l) dos principais modelos disponíveis?

Obrigado pela ajuda.

Um abraço,

Antonio"

"Boa noite, Gustavo. Primeiro, gostaria de lhe parabenizar pela clareza das suas opiniões. Estava pretendendo comprar um Chevrolet Captiva Ecotec, mas, com esse problema da GM, resolvi adiar minha decisão. Gostaria de saber sua opinião em relação à desvalorização na revenda do Captiva comparando com o Honda CR-V
Você acha que a crise da GM poderá gerar falta de peças e desvalorização dos veículos?

Grata,

Luísa Seabra"


Prezados João, Guilherme, Antonio e Luísa, juntei as consultas de vocês todos porque elas são bastante próximas e já devem sanar a dúvida de outros leitores que também estejam pensando nas mesmas possibilidades.

Já que estamos falando em SUVs, deixem-me, de novo, dizer o que eu penso a respeito deles (posso me tornar um chato, com isso, mas não posso me eximir desse esclarecimento).

Como tudo, os diversos tipos de automóveis servem a propósitos específicos e os utilitários esportivos nasceram para encarar terra e, vez por outra, asfalto, muito eventualmente.

Quando deixam de ter tração nas quatro rodas e marcha reduzida e se prestam apenas a rodar nas cidades, eles se transformam em uma distorção. E causam problemas: ocupam mais espaço do que deveriam, gastam mais combustível e ameaçam a segurança de quem tem carros menores. Houve até um estudo recente do IIHS, dos EUA, recomendando a compra de carros grandes porque os pequenos são menos seguros. Desde que o mundo é mundo se sabe que a massa de um veículo o torna menos sujeito a danos e mais propenso a danificar. O estudo, portanto, é de uma estupidez sem tamanho, e aparentemente direcionado a beneficiar a indústria norte-americana. Se em vez disso o IIHS recomendasse que todos comprassem carros mais leves e mais racionais, a segurança de todos estaria assegurada, além de um ambiente mais racional.

Com isso em vista, eu não poderia recomendar utilitários esportivos a quem os utilizará só na cidade. Tenham isso em mente, por favor, e, se puderem, levem isso em consideração.

Feita a ressalva, vamos às opções de utilitários esportivos médios no mercado.






Além de Dodge Journey, Honda CR-V, Hyundai Santa Fé e Chevrolet Captiva Sport, há diversos outros modelos à venda, como o Volvo XC60 e o Nissan X-Trail, sem contar o Volkswagen Tiguan, que chega ao mercado brasileiro essa semana.






Quem compra um utilitário esportivo para andar na cidade está, desde o início, optando por um veículo que gasta mais combustível do que outro que lhe prestaria os mesmos serviços. Assim sendo, por princípio, quem compra um SUV não pode se preocupar com consumo. Ele será necessariamente mais alto do que se poderia conseguir. Por isso não farei o levantamento de consumo de todas as opções, Antonio. Se lhe serve de ajuda, quanto mais baixo, mais leve e com motor menor for um veículo, menos ele gastará. Em última instância, é melhor partir para uma perua ou um sedã para ter um consumo mais baixo. Dessa turma toda, quem tem o consumo mais baixo é o Honda CR-V, modelo que pode sofrer uma reestilização leve em um ano ou dois.

O Chevrolet Captiva, em sua versão Ecotec, também tende a ter um consumo menor e um equilíbrio dinâmico melhor que o da versão V6, que tem a frente muito pesada. Quanto a problemas que possam afetá-lo, Luísa, não fique preocupada. É a matriz da GM que está em apuros. Se algo acontecer a ela, será uma espécie de concordata. O que o governo norte-americano quer é colocar a empresa de volta nos trilhos.

Hyundai Santa Fé e Tucson, apesar de serem boas opções, e cada vez mais baratas, mudarão em breve. Além de importados por uma empresa sem tanto vínculo com o país que não uma fábrica de montagem de caminhões, os veículos têm uma tendência grande de desvalorização. E não por serem maus carros, mas por estarem sujeitos a uma realidade que não é a brasileira.

O Dodge Journey, apesar de ter um preço tentador e ser um do melhores modelos para dirigir, não tem tração nas quatro rodas e é fabricado por uma empresa que também pode entrar em concordata muito em breve, com chances inclusive de sair de linha, se as coisas apertarem demais para o lado da Chrysler. Manutenção não será problema, mas a desvalorização é um risco grande.

Quem menos oferece a chance de um problema assim são o Nissan X-Trail e os novíssimos XC60 e Volkswagen Tiguan. O X-Trail é um excelente utilitário e uma recomendação bastante segura para quem não pode optar pelos modelos mais caros da Volvo e da Volkswagen. Para quem procura um utilitário por segurança, como Guilherme, a melhor escolha é o Volvo XC60.

Espero que isso os ajude a decidir, meus caros. Boa compra!