Voltando de merecidas férias, peço desculpas aos leitores do MotorDicas pela demora nas atualizações, mas voltamos em grande estilo. Isso porque, como todo mundo já sabe, a Nissan quer crescer no Brasil. E crescer, no mercado brasileiro, significa que é preciso oferecer um veículo pequeno, de grandes volumes, para competir com VW Gol, Fiat Palio e companhia. E o carro que será feito por aqui será o sucessor do Micra, mostrado nos desenhos abaixo, divulgados oficialmente pela marca, e nos esboços mais abaixo, divulgados pela Car Magazine para mostrar todos os ângulos do novo veículo.
Chamado internamente de NGCC (Nissan Global Compact Car), o carro dará origem a uma nova família de automóveis. O primeiro deles será o hatch, desenvolvido sob o código X02A. Fala-se também em uma versão maior do hatch, a X02B, mas sobre ela há poucas informações. Depois do hatch, viriam também um sedã e uma minivan pequena, mas, no Brasil, é pouco provável que a versão minivan apareça. Até porque a Livina já tem preço de minivan compacta e oferece um espaço interno de carro médio. Melhor seria se o novo carro, que deve ser chamado de Micra, tivesse uma versão perua.
No exterior, o carro deve ser lançado no ano que vem. Por aqui, uma previsão otimista seria 2011, mas, como se trata de um modelo estratégico, não duvidamos que seu desenvolvimento esteja sendo acelerado para acontecer o quanto antes.
Os motores previstos para o carrinho são um 1,2-litro ou 1,3-litro e um 1,5-litro, nenhum deles fabricado no Brasil. Por aqui, o mais certo é apostar em um motor 1-litro e em um 1,6-litro, os mesmos usados nos Renault Sandero e Logan. O investimento em novos motores não faria sentido e a importação dos propulsores encareceria o preço do carro, que deve seguir a receita dos Renault e Nissan mais recentes: grande pacote de equipamentos a um preço acessível. A receita para conquistar clientes é oferecer uma excelente relação custo/benefício.
Como a Toyota e a Hyundai também andam preparando sua entrada no mercado brasileiro de compactos, e a Fiat deve lançar o novo Uno no ano que vem, o consumidor terá uma quantidade de opções nunca vista no segmento de mercado mais importante do Brasil. Tomara que saiba aproveitar, considerando todas elas na hora da compra.
Fonte: Car Magazine via CarScoop