Normalmente, cidadãos de países emergentes são aqueles que têm inveja de europeus e norte-americanos que conseguem comprar carros modernos e acessíveis, enquanto os projetos ultrapassados são produzidos e vendidos na América Latina, África e Ásia. O novo VW Fox, apresentado recentemente no Brasil, pode ser o primeiro exemplo do oposto: europeus com vontade de comprar um carro que, pelo menos por ora, não deve ser exportado ao Velho Continente, como a versão anterior era.
Há algumas razões para que o novo Fox não seja vendido na Europa. A primeira delas é que o novo VW Lupo, ainda conhecido como o conceito up!, deverá começar a ser vendido nos países europeus nos próximos anos. A segunda é que o novo Fox, que pega emprestados alguns elementos da identidade visual do Polo V, tem custos de homologação que não compensam diante do volume de vendas do carro por lá. É o que diz a Volkswagen, pelo menos...
Como as fotos revelam, o carro tem uma nova dianteira, semelhante à do Polo V, e novas lanternas, com formatos de iluminação exatamente iguais aos das lanternas de LED que começam a ser usadas no Golf VI, outro veículo que já demorou demais a ser vendido no Brasil. Não é à toa que o Hyundai i30 superou até o Chevrolet Astra em vendas: parece que o consumidor brasileiro finalmente privilegia os modelos mais novos do mercado, em vez do preço.
Além do exterior, o carro também teve seu interior melhorado, com um acabamento mais sofisticado e um novo painel, com quatro mostradores e uma pequena tela central, para o computador de bordo, que apresenta informações sobre o consumo de combustível e permite ao condutor configurar funções do veículo.
No que se refere aos motores, nada mudou. Ainda estamos esperando pelo 1,4-litro, mas o carro será vendido no Brasil apenas com motores 1-litro e 1,6-litro, ambos flexíveis em combustível.
Fonte: VW