Toyota Etios, mostrado em Nova Déli, virá ao Brasil em 2011

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi anunciada em 2008. A missão dessa nova unidade será produzir o carro da marca para países emergentes, chamado, até hoje, de EFC (Entry Family Car, ou carro familiar de entrada). O nome já revela seu objetivo: consolidar a liderança da Toyota no mundo ao atacar o principal segmento de mercado nos países emergentes, o de carros pequenos. Etios, o nome definitivo do veículo, não é tão explícito assim, mas isso não fará o carro ser mais bem recebido pelos concorrentes. Só pelos consumidores. No Brasil e na Índia, ele deve chegar em 2011.



O carro foi mostrado no Salão de Nova Déli hoje em dois modelos: hatch e sedã. Este último, inclusive, lembra bastante o Renault Logan, tanto em aparência quanto em proposta: oferecer ao consumidor um carro familiar a preço baixo. A receita também é parecida: simplicidade na construção, com menos peças e desenhos mais básicos. O painel de instrumentos, colocado no topo do console central, permite que o Etios seja vendido mais facilmente tanto em países de mão inglesa (volante na direita) como nos de volante à esquerda.

O interior do hatch, como se pode notar abaixo, traz bancos com tecido preto, mais esportivos que os do sedã, brancos, mas o motor 1,2-litro mostra sua vocação para os baixos preços e volumes de vendas altos (a Toyota os estima em 70 mil unidades, só no primeiro ano de comercialização na Índia). O desempenho deve ser inversamente proporcional a isso.





O sedã do Etios virá com um motor mais forte, 1,5-litro, que também deve equipar versões mais caras do hatch. Ainda não há dados técnicos mais precisos sobre o carro, mas ele também deve oferecer um bom porta-malas. Em breve deveremos ter mais informações sobre o anti-Gol da Toyota.







Fonte:
Toyota