Na semana passada, adiantamos que mais um superesportivo brasileiro estava saindo do forno. Depois do Vorax, chegou a vez do DoniRosset. E eis as primeiras fotos do carrão, mostrado hoje pela primeira vez ao público e à imprensa, em um evento no restaurante Trinitá Gastronomia, em São Paulo. Veja abaixo as primeiras fotos oficiais, feitas pelo talentoso fotógrafo Leo Sposito:
O detalhe da bandeira não é ufanismo bobo, mas sim algo que permeia toda a proposta do carro. Ele é brasileiro, feito por brasileiros e para até 50 brasileiros com pelo menos R$ 2 milhões na conta corrente. Ou debaixo do colchão, tanto faz. A partir do emblema, a rubrica do empresário Donino Rosset, feita em ouro amarelo com duas esmeraldas ao lado (sim, verde e amarelo), uma faixa nas mesmas cores sobre o painel dianteiro em direção à base do para-brisa. Ela aponta a posição do motorista, central, o que deve facilitar as vendas do carro também em países de mão inglesa. Ao lado dele, dois lugares. A proposta lembra a de um carro revolucionário, o McLaren F1.
Notou as luzes? São de LEDs e já funcionam. Aliás, o carro todo funcionaria, não fosse o cuidado que os pais da criança estão tendo com ele. Depois de apresentado oficialmente, o DoniRosset será todo desmontado e terá moldes de suas peças tirados para a construção de mais um protótipo. Isso permitirá os testes em pista sem o risco de vermos todo o trabalho no carro (35.000 horas de desenvolvimento) jogados no lixo por qualquer acidente.
As cinco saídas de escapamento se devem aos dez cilindros do motor de 8,4 litros, o mesmo usado no Dodge Viper. Só que o do DoniRosset terá mais de um toque nacional: usará etanol e terá dois turbos, o suficiente para ele chegar aos 1.007 cv. A estrutura do carro, que já mostramos por aqui, será um spaceframe em alumínio, lindo de ver por si só, recoberto por peças de fibra de carbono. As que estão no carro já são do material, segundo os donos do projeto.
O painel do DoniRosset definitivo será exatamente igual a este, com uma tela de TFT. É a mesma tecnologia usada nos Jaguar, Land Rover e, mais recentemente, no Lamborghini Aventador.
Aqui estão as assinaturas de todos os envolvidos no projeto: Fernando Morita, Clóvis Augusto Souza, Alexandre Hirata, Lucas Rodrigues e Guilherme Venturi.
É essa peça na dianteira do carro que será feita em ouro, provavelmente 24 quilates. Duas pedras de esmeralda serão colocadas ao lado direito do emblema (para quem o vê de frente). Ainda há um bom caminho a percorrer antes que o carro definitivo seja entregue e que as outras 49 unidades passem a ser fabricadas. Já existe uma lista de pretendentes ao carro, mas não é só daí que o grupo espera apoio para colocar o carro na rua. Investidores e fornecedores de peças também serão muito bem-vindos daqui em diante. E, quanto mais rápido se envolverem com o negócio, mais rápido o carro tende a terminar a fase de desenvolvimento. Realidade, de todo modo, ele já é.
Fonte: DoniRosset