Dinamarca cria seu próprio supercarro, o Zenvo ST1

Os escandinavos têm boa mão para criar superesportivos. A Koenigsegg, sueca, quebrou o recorde de velocidade para veículos de produção em série com o CCR, um belo automóvel que trazia inclusive motor próprio. A Zenvo Automotive, menos independente e possivelmente com menos dinheiro para investir, optou por usar a alma do Chevrolet Corvette Z06, o V8 LS7, mas adicionou a ele uma receita poderosa: turbo e compressor mecânico. Foi daí que surgiu o ST1.



Com 4,67 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,20 m de altura e 3,06 m de entreeixos, este belo carro de 1.398 kg tem um porta-malas de apenas 130 l, mas é o tanque de 69 l de combustível que preocupa. Afinal, ele tem de alimentar um motor V8 de sete litros que, com compressor (daí o S) e turbo (daí o T), gera 1.104 cv a 6.900 rpm. O torque é de 1.430 Nm a 4.500 rpm.

O primeiro veículo da Zenvo (daí o 1) será produzido em série limitadíssima. Serão apenas 15 unidades, com início de produção em 2009, o que deve manter o preço e a exclusividade em níveis estratosféricos. Tudo com a promessa de uma docilidade extrema, capaz de garantir uma condução tranquila no dia-a-dia. Isso se for possível conceber que um carro que atinge 375 km/h de velocidade máxima (contida eletronicamente) e que vai de 0 a 100 km/h em 3 s possa se comportar nas ruas. Possivelmente nem em marcha-lenta...














Fonte: Zenvo Automotive