Carros-conceito podem se prestar a duas coisas: mostrar o futuro imediato e um não tão próximo assim. É esse o caso dos conceitos BlueZERO, da Mercedes-Benz. Criados para mostrar as futuras tecnologias de propulsão elétrica da marca, eles também antecipam o estilo dos próximos Classe A e B.
Como a nova geração destes veículos está cotada para estrear em 2010, 2011 no máximo, e as tecnologias elétricas ainda estão em estudos, o que indica a comercialização para uma data não anterior a 2015 (tomara que antes, mas é pouco provável), o estilo dos BlueZERO chegará antes da tecnologia.
Bom seria se fosse ao contrário. Isso porque os BlueZERO serão mostrados em três versões. A primeira, a BlueZERO E-Cell, usa apenas baterias de íons de lítio refrigeradas a água. Com elas o carro pode percorrer uma distância de até 200 km. Como as baterias fornecem energia para até 320 Nm de torque, as acelerações serão vigorosas e na casa dos 11 s. Com meia hora de recarga já é possível percorrer 50 km (isso em sistemas que forneçam 15 kW; tomadas comuns fornecem em média 7 kW).
Para quem precisa andar distâncias maiores há o BlueZERO E-Cell Plus, que conta com o mesmo motorzinho 1-litro de três cilindros em linha, turbinado, que equipa o smart fortwo. A questão é que este motor a gasolina, um dos mais eficientes do mundo, se presta apenas a recarregar as baterias do BlueZERO. Como ele já percorre, só com a recarga, 100 km, o motor carrega as baterias para que o carro consiga andar mais 500 km, o que dá ao BlueZERO E-Cell Plus uma autonomia de 600 km.
Por fim, a versão BlueZERO F-Cell é intermediária em termos de autonomia, mas é a mais sofisticada das três por trazer células de combustível, que convertem oxigênio e hidrogênio em água e energia elétrica. Ainda não se fala se o carro usa reformador, que decompõe combustível comum em hidrogênio, ou se ele usa tanques de alta pressão do precioso gás. Esse, aliás, é um dos grandes problemas das células: um modo eficiente e seguro de armazenar o hidrogênio.
Todos os BlueZERO usam uma carroceria de 4,22 m de comprimento, levam cinco ocupantes, incluindo motorista, e têm 500 l de porta-malas. Isso para mostrar que eles são, além de conceituais, modelos que poderiam ser usados no dia-a-dia. Segundo a Mercedes-Benz, 2009 terá os primeiros modelos movidos a célula de combustível da marca fabricados em pequena escala, como os Honda FCX Clarity. Os modelos totalmente elétricos também serão feitos em série limitada a partir de 2010. A distribuição regular dessas belezas é que deve demorar um bocado, ainda.
Fonte: Mercedes-Benz