
Como qualquer um pode dizer, o carro parece muito mais bonito do que o S60 atual, modelo que, por si, já é um dos mais interessantes que a Volvo já criou. O perfil de cupê está ainda mais acentuado e, de acordo com a marca sueca, as promessas de um comportamento dinâmico exemplar são muito verdadeiras. Nenhum Volvo, passado ou presente, anda tão bem quanto o S60 Concept, um legado que deve ser transmitido ao modelo de produção em série.
Não há informações sobre dimensões ou peso, até aqui, mas a marca divulgou uma série de dados relevantes, como o motor que equipa o S60 Concept. Trata-se de um 1,6-litro de quatro cilindros com tecnologia GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection, ou Injeção Direta Turbinada de Gasolina), algo que a Volkswagen já utiliza e chama de FSI. Com ela, o motor é capaz de gerar 183 cv.
Além deste pequeno grande motor, o S60 Concept também usa outro equipamento já adotado pela Volkswagen, o câmbio manual automatizado de dupla embreagem. A diferença é basicamente de nomenclatura: enquando o da montadora alemã foi batizado de DSG, o da Volvo se chama Powershift.
Os números de consumo e de emissões são, respectivamente, de 20 km/l e de 119 g/km. A excelência destes resultados não se deve apenas ao conjunto motriz do sedã, mas também a outras soluções, como direção com assistência elétrica, sistema Start/Stop (que desliga o carro em congestionamentos), piso plano e aletas da grade dianteira que se fecham, para diminuir a resistência ao ar, e materiais leves, para diminuir o peso do carro.
Como segurança sempre foi uma preocupação da Volvo, a empresa aproveitou a apresentação do S60 Concept para mostrar seu equipamento mais sofisticado nesse campo, o Aviso de Colisão com Frenagem Automática Completa e detecção de pedestres. Ele permite evitar e minimizar choques tanto com outros carros quanto com pedestres, dependendo da velocidade. Se ela não for superior a 20 km/h, o carro pode parar completamente sozinho. Se ela for superior a isso, a força do impacto pode ser diminuída em até 75% com a desaceleração. Choques em movimento, especialmente batidas na traseira, podem ser completamente evitados se a diferença de velocidade entre os veículos não for superior a 25 km/h.
A maioria dos novos equipamentos apresentados no S60 Concept, como o motor com tecnologia GTDi, estarão disponíveis até o final de 2009. Só o Aviso de Colisão será reservado ao S60 de nova geração, que, se tudo correr como planejado, chega ao mercado em 2010.







Fonte: Volvo