Volkswagen apresenta primeiras fotos e detalhes da Amarok

Amarok é um nome estranho para qualquer coisa, incluindo uma nova picape média, a primeira da Volkswagen, mas o veículo em si não é nada estranho, especialmente para suas competidoras. Comecemos pelo que é mais visível: o estilo do novo veículo, que será montado exclusivamente em Pacheco, na Argentina. Pelo menos por enquanto.



A primeira opção de carroceria para a Amarok será a cabine dupla. A cabine simples também será oferecida, mas sua apresentação acontecerá apenas na primeira metade de 2010. Como as vendas da picape também só devem começar mais ou menos nessa data, é bem possível que as duas opções de carroceria estejam disponíveis desde o princípio. Mas a Amarok oferecerá muito mais do que isso em relação a opções.

Os motores serão as menores unidades turbodiesel do mercado de picapes médias. Ambos serão baseado no quatro-clindros de 2 litros. O modelo de entrada renderá 122 cv e 340 Nm a 2.000 rpm. A versão mais forte, por sua vez, terá 163 cv e incríveis 400 Nm a baixos 1.500 rpm. A Volkswagen ainda não menciona, mas certamente oferecerá também um motor flexível em combustível, de ciclo Otto, para a picape, uma opção extremamente importante no mercado brasileiro, onde o etanol desempenha um papel de bastante relevância. Essa versão flexível provavelmente será oferecida na versão mais barata da picape, ou seja, na cabine simples. Dependendo da demanda, uma cabine dupla também pode incluir essa opção.

Haverá três níveis de acabamento. O básico, sem nome, não terá quase nada. Na verdade, nem os para-choques terão tinta. Vidros, travas e retrovisores terão comando manual. As rodas, de aro 16", serão feitas de aço. Será um veículo de trabalho, sem procurar ou oferecer nenhum tipo de luxo ou conforto.

A versão Trendline, intermediária, será bem mais sofisticada. Ela terá vidros, travas e retrovisores elétricos, os para-choques serão pintados na cor da carroceria e outros equipamentos, como ar-condicionado, toca-CD, controlador de velocidade, rodas de liga-leve de aro 16" e faróis de neblina serão de série.

No topo da cadeia estará a versão Highline. Além do que a Trendline oferecerá, ela terá capas de retrovisores cromadas, alargadores de para-lamas, para as rodas de liga-leve de aro 17", painel com cores contrastantes e sistema de ar-condicionado digital Climatronic.

A Volkswagen diz que todas as unidades da Amarok virão com ABS, ASR e EDL (Eletronic Differential Lock, bloqueio eletrônico de diferencial, semelhante ao sistema Locker, da Fiat), mas não achamos que esses equipamentos estarão em todas as versões. Pelo menos não nos mercados sulamericanos. Como sempre, é uma questão de custos...

No que se refere às opções de tração, haverá três: traseira, nas quatro rodas engatável, para quem realmente vai encarar terrenos difíceis, e integral permanente 4Motion, para quem vai dirigir a picape apenas no asfalto.







Fonte: VW