Quem lê o MotorDicas sabe o quanto reclamamos da desatualização de nossos produtos e de produtos "remendão", que pegam um pedaço deste, um daquele e oferecem um negócio que, de novo, só tem a aparência. Por incrível que pareça, o exemplo mais recente dos malefícios desse atraso é um dos melhores e mais atuais veículos de seu segmento, o Ford Focus. Recentemente apresentado com o moderno motor Sigma, ele ficou velho com o Salão de Detroit lançou a terceira geração do carro. Lá fora, ele começa a ser vendido no ano que vem. Aqui, pouco tempo depois.
A segunda geração do Focus, que existe na Europa desde 2004, foi apresentada no Brasil apenas em 2008. Como a terceira geração desembarca aqui no máximo em 2012, são só quatro anos de vida para um modelo que poderia ter vivido muito mais. Uma pena.
No que se refere à terceira geração, ela usa a mesma plataforma do modelo de segunda geração, mas traz carroceria inteiramente diferente, o que justifica chamar o carro de uma nova geração. O veículo que se vê nessa reportagem, tanto na versão hatch como na sedã, não é uma mera reestilização.
A Ford não forneceu detalhes técnicos sobre o carro, como dimensões ou capacidades, mas elas devem ser muito próximas das do modelo atual, ou seja, 4,34 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,84 m de largura, 2,64 m de entre-eixos e 328 l de porta-malas.
As maiores mudanças, pelo que a empresa diz, serão no trem de força. O motor 2-litros atual ganhará injeção direta de combustível e comando variável de válvulas, o que ampliará a potência de 146 cv a algo em torno de 170 cv. Além deste motor, o Focus de terceira geração também terá um motor 1,6-litro EcoBoost, turbinado, para maior eficiência, além dos Duratorq, a diesel, reservados a todos os países, menos o Brasil. A transmissão será uma manual automatizada de dupla embreagem com seis marchas, a PowerShift.
Se a empresa seguir esses planos, inclusive no Brasil, é bem possível que ela consiga atingir o objetivo de, apenas com essa plataforma, que incluirá o Focus e mais nove modelos, atingir a marca de 2 milhões de unidades em 2012. São 2/3 do que a indústria automobilística brasileira inteira produziu em 2009. Se ela não atrasasse o lançamento de novos produtos, como atrasou a segunda geração do Focus, talvez conseguisse até mais do que isso. Méritos para isso, com o novo carro, ela tem de sobra.
Fonte: Ford