A nova geração do Volkswagen Touareg fatalmente traria a reboque também os novos Porsche Cayenne e o Audi Q7. Do Audi ainda não se falou nada, mas o Touareg tem estreia marcada para a semana que vem, durante o Salão de Genebra. A Porsche, que não quer ficar para trás, também levará ao evento suíço a nova geração de seu utilitário, cujas primeiras fotos oficiais estão logo aí embaixo.
Conforme os espiões estrangeiros comentavam, o que o Cayenne traz de mais significativo é um aumento em dimensões, mas a diminuição de seu peso. De 4,80 m, ele pulou para 4,85 m, com praticamente todo esse ganho em entre-eixos, que foi de 2,86 m para 2,90 m. Já o peso caiu de 2.225 kg, no Cayenne S, para 2.045 kg, uma redução de 180 kg. Bastante, mas o Cayenne continua pesadão.
Isso explica as reduções em consumo, de até 23%, mas também explicaria se o consumo continuasse alto. Não é. Segundo a Porsche, das cinco versões do Cayenne, três têm consumo acima de 10 km/l. Só Cayenne S e Cayenne Turbo S ficam de fora dessa lista. Considerando o tamanho do utilitário, 10 km/l é mais do que razoável.
A receita para o consumo melhor não está só na redução de peso. O Cayenne agora também vem de série com uma transmissão automática Tiptronic S com oito velocidades e sistema Auto Start Stop, que desliga o carro quando ele fica parado por muito tempo, como em congestionamentos.
A estrela do baixo consumo é a versão a diesel, que chega a 13,5 km/l, mas como muitos fãs da Porsche torcem o nariz para esse tipo de motorização, a marca alemã também terá uma versão híbrida do Cayenne, a S Hybrid. Com 380 cv/279 kW, ele roda 12,2 km/l.
O sistema híbrido da Porsche usa o motor elétrico na traseira e o a combustão na dianteira, mas as duas unidades estão ligadas por um eixo e acoplados por uma embreagem. Assim, os propulsores podem atuar juntos ou separadamente. Em distâncias curtas, o motor elétrico dá conta de conduzir o Cayenne a velocidades de até 60 km/h. Como ele não é um modelo plug-in, ou seja, que possa ser recarregado na tomada, a Porsche não cita a autonomia apenas com o motor elétrico.
Com início das vendas previsto para 8 de maio na Europa, o Cayenne custará, na Alemanha, já incluídos os impostos, de 55.431 a 115.526, preço da versão Turbo S. Em reais, ao câmbio de hoje, isso dá entre pouco mais de R$ 136 mil e pouco mais de R$ 284 mil. Nem com muito imposto a gente consegue explicar por que esse e outros carros são tão mais caros no Brasil.
Fonte: Porsche