O novo carro pequeno mundial da Chevrolet não será chamado de Viva, como esperávamos. É uma pena, já que este nome estava se tornando querido por muitos. No lugar dele, a GM resolveu adotar o nome Agile, que poderá ser confundido com o Opel Agila, mas por que dar a um carro um nome simples e original se dá para complicar, não é?
O nome real apareceu pela primeira vez no Chevrolet Blog no começo deste mês e foi confirmado neste final de semana na coluna Radar, da revista Veja. Com isso, a GM resolveu tornar o nome oficial hoje, no site do novo carro, o www.elnuevochevrolet.com. Ali há um vídeo que cita a maior parte dos sites que publicaram informações sobre algo do novo carro, incluindo o Argentina Auto Blog, um dos sites mais importantes de carros da América do Sul e sempre um passo à frente em informações sobre o projeto Viva. Hoje, por exemplo, ele trouxe o nome oficial e imagens do novo carro, feitas pelos leitores Adrián Mitteroder e Santiago Fassio. Espiem abaixo.
Para quem quer ter uma ideia melhor de como o carro poderá ser, Jorge Luis Fernández nos oferece boas projeções.
O nome Agile, já confirmado pela GM, foi sendo endossado antes disso por diversas fontes, como o site oficial do carro, (www.chevroletagile.com.ar, que hoje de manhã não trazia nada, mas, depois da revelação do nome oficial, ganhou a mesma cara do www.elnuevochevrolet.com. Veja abaixo as imagens dos sites que ajudaram a confirmar o nome Agile antes da revelação oficial, inclusive do site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que mostra o registro do nome do carro em março de 2008.
O Agile deve ser produzido também nos EUA, além de na Argentina. Na Terra do Tio Sam, ele deve substituir o Aveo, algo que a revista Motor Trend já confirmou. As fábricas de Lake Orion, Michigan, Wilmington, Delaware, e Shreveport, Louisiana, estão entre as mais fortes candidatas para produzir o novo carro.
A plataforma do Agile deve ser a Gamma II, a mesma usada pelo Corsa D, a quarta geração do Corsa. Isso se não tiver sido substituída pela plataforma do Corsa atualmente à venda no Brasil, para redução de custos. Em se tratando da GM, nunca se sabe.
Seja como for, o novo Agile deve ter um entreeixos de 2,51 m, o que o colocará no segmento dos compactos premium, ao lado do Ford Fiesta novo (esperemos que ele desembarque aqui sem alterações, nem remendos) e do futuro VW Polo, que deve se parecer com a quinta geração, mas usar a plataforma atual, algo que é fácil, considerando o entreeixos igual das plataformas PQ24 (atual) e PQ25 (nova). Os motores devem ser os mesmos usados no Corsa até pouco tempo atrás, o 1,4-litro de 105 cv com álcool e o 1,8-litro com aperfeiçoamentos. Comenta-se que ele chegará a 129 cv.
Além do hatchback do Agile, em três e cinco portas, podemos esperar também por um sedã, uma picape, uma minivan e um utilitário esportivo pequeno inspirado no conceito GPix.
Fontes: Chevrolet Blog, Argentina Auto Blog e General Motors