Quero um carro para o asfalto e para a terra


"Bom dia, Gustavo,


Estou precisando comprar um carro que possa pegar estrada de terra e de asfalto, pois moro numa cidade e trabalho numa fazenda onde tem 10 km de uma estrada de terra que, quando chove, fica terrível. Quero um carro confortável e o mais indicado seria o AirCross, da Citroën, levando o conforto em consideração. Porém, tenho dúvidas pois ele é confortável, mas pode ser somente estética. Penso em ficar entre R$ 45 mil e R$ 65 mil. O da JAC, o J6, seria uma boa opção, também? No teu site não vi nada sobre este carro.


Você poderia ajudar?


Super obrigada,


Denize Q. Rodrigues"

Com o maior prazer, Denize. Seu caso é um dos únicos em que eu indico um SUV. Mas um de verdade, não estes que querem se parecer com um, como o AirCross. Ele, o CrossFox, o Sandero Stepway e as peruas SpaceCross e Palio Adventure são uma opção para quem pega asfaltos muito acidentados, ou valetas e saídas de garagem muito ruins, e precisam de um carro mais alto. A Livina X-Gear é pura perfumaria, já que é da mesma altura de uma comum, mas custa bem mais só por conta dos apliques de plástico. É a compra que eu não recomendo de jeito nenhum.

Dentre os que temos no mercado, o mais indicado para você seria um que eu nunca tive a chance de dirigir, mas que sempre foi muito bem recomendado, o Suzuki Grand Vitara. Ele tem tração nas quatro rodas, para te tirar do atoleiro, é espaçoso, relativamente moderno e você consegue encontrar o carro usado por preços a partir de R$ 62 mil. Novo, dá para encontrar por R$ 65 mil justos. É o melhor carro para seu caso.



Outra opção seria o Mitsubishi TR4, que tem até motor flex, se isso for interessante para você (o Grand Vitara usa apenas gasolina). O problema é que ele é menorzinho e leva menos bagagem. Como você gostou do AirCross, imagino que precise de um bom porta-malas.

Outro Suzuki, o SX4, talvez te atenda bem. Ele tem apenas tração nas quatro rodas e é menos capaz do que o Grand Vitara, mas deve encarar bem uma estrada de terra com lama e é mais barato. Um novo custa em média R$ 60 mil, mas dá para achar usados, ainda na garantia, por R$ 50 mil.



Outras opções menos interessantes são os modelos com tração nas quatro rodas sob demanda, como o Hyundai Tucson, o Honda CR-V, o Toyota RAV4, o Kia Sportage e as Subaru Outback e Forester. A manutenção destes carros é cara e você deve tomar muito cuidado porque alguns deles têm apenas tração dianteira. Seriam piores do que os aventureiros que citamos no começo porque são mais pesados e mais caros de comprar e de manter. Você tem de mirar nas versões 4WD destes carros. A má notícia é que essas versões só estão disponíveis na faixa de preço que você pretende pagar em carros usados. Um usado é uma boa opção se você não quiser ficar muito tempo com o veículo, já que ele tem desvalorização menor que a de um novo. Por outro lado, o carro pode vir com problemas e com desgastes de que um modelo novo estará livre. Leve isso em consideração na hora de comprar. E só feche com um zero km se você for ficar pelo menos três anos com ele.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Gustavo