Quando eu escrevi tantas vezes porque o Malibu vendido no Brasil era mau negócio, a justificativa era a chegada iminente da oitava geração do carro. Aqui ele foi lançado no ano passado, com apenas um ano de vida restante. Por sorte, muita gente seguiu essa orientação e esperou o modelo novo. Pelas fotos, a espera pode ter valido a pena.
Com um quê de Camaro, especialmente nas lanternas traseiras, o novo Malibu adota a plataforma Epsilon II, a mesma do Opel Insignia, e ficou 11 cm mais curto no entre-eixos, caindo de 2,85 m para 2,74 m. O motor 2.4 deu lugar a um 2.5 Ecotec de 190 cv. O câmbio automático continua a ter seis marchas.
O que há de estranho na apresentação do carro é o fato de ele só começar a ser produzido no começo do ano que vem. Daí ele ser modelo 2013. Enquanto isso, a geração atual terá de dar conta dos pedidos por pelo menos sete meses (se o carro começar a ser vendido em janeiro do ano que vem). Deve ser a primeira vez em que uma empresa resolve matar um produto, mais de fato do que de direito, com tanta antecedência.
Fonte: GM