Falando em inspiração no passado, a Citroën também mostrou em Xangai o último integrante da família DS, inspirada no famoso DS 19. Pena os novos DS3, DS4 e agora DS5 terem guardado tão pouco do original.
Fora o estilo, no qual a Citroën gasta boa parte de seu texto de apresentação do carro, ele só reúne tudo que a PSA já coloca em seus automóveis: heads up display, faróis com sensor e, agora, o sistema Hybrid4, já empregado no 3008. Aliás, considerando a descrição, o DS5 dá a impressão de ser a versão Citroën do 3008.
O DS5 tem 4,52 m de comprimento, 1,85 m de largura e 465 litros de porta-malas. É maior que o 3008 e tem menos porta-malas, o que talvez confirme o uso da plataforma do C5 em sua construção. Diz a Citroën que ele seria uma shooting brake, uma perua esportiva, em outras palavras, mas isso ainda está por confirmar.
Descontando a tecnologia Hybrid4, que é usada apenas com motores a diesel, o carro chega ao Brasil no ano que vem. Provavelmente com o mesmo motor 1.6 turbo a gasolina do 3008. Sem nenhuma das características que fizeram o DS 19 famoso, como a suspensão hidropneumática.