A nova geração do Nissan Versa, nos EUA, chegou a um preço surpreendente: US$ 10.990, ou meros R$ 17.269,69. Isso por um carro de 2,60 m de entre-eixos, motor 1.6 de 109 cv e 145 Nm de torque, com dois injetores por cilindro e comando de válvulas variável tanto para admissão quanto para exaustão. Não bastasse tudo isso, ele também traz itens que, no Brasil, são considerados de luxo, como ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD e BAS, seis airbags (de dois estágios, os dianteiros), travas, retrovisores e vidros elétricos, sistema de som e opção de câmbio CVT, pelo mesmo preço. Repito: R$ 17.269,69. E você achava aquele carro pequeno, pelado e apertado uma pechincha por R$ 25 mil...
Interessante é que o preço baixo foi conseguido com uma "estratégia", digamos assim, bem familiar aos brasileiros: em vez da plataforma B, a mesma do Tiida antigo e do modelo novo, com 2,70 m de entre-eixos, o Versa é a versão sedã do Micra, ou March, como ele será chamado por aqui. Em outras palavras, é o Linea da Nissan, com a vantagem de não pretender ser um carro médio. Nem de ter o mesmo preço.
Com três opções de acabamento (S, SL e SV), o Versa também será vendido no Brasil, no lugar do atual Tiida Sedan. Virá, como o Tiida, de Aguascalientes, no México. Só estamos curiosos para saber a que preço ele chega por aqui. Se fosse o dobro, muita gente ainda o acharia barato, o que mostra a distorção que nosso mercado alimenta, mas pode esperar por muito mais do que isso.
Fonte: Nissan