A gente bem que gostaria de dizer que esta é a nova geração do Fusca, mas não é o caso. É a nova geração do New Beetle. De olho na redundância (o novo New), a Volkswagen teve o bom senso de chamar o novo carro apenas de Beetle (Fusca, em inglês), um carro inspirado no passado, mas com nada dele a não ser a aparência.
Esse é o primeiro hatch médio da marca com a plataforma MQB, a mesma do novo Jetta, já à venda no Brasil. Será a mesma da sétima geração do Golf, também. Tanto o Golf quanto o Beetle serão feitos no México, de onde virão ao Brasil sem impostos. Boa oportunidade para a marca oferecê-los por aqui a preço baixo.
Com 4,28 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,54 m de entre-eixos, ele terá motores a diesel (1.6 TDI de 105 cv e 2.0 TDI de 140 cv, para quem pode comprá-los) e a gasolina, entre eles o excelente 2.0 TSI do Jetta, com 200 cv, mas há também opções 1.2 (105 cv) e 1.4 (160 cv), ambos igualmente turbinados. O porta-malas de 310 litros, ainda que não seja gigantesco, é suficiente. Talvez não para um modelo médio (o Ford Fiesta tem mais ou menos o mesmo espaço para bagagem), mas razoável para uma viagem curta.
O novo carro começa a ser nos EUA em outubro deste ano. À Europa, ele chega em novembro. Por aqui, por incrível que pareça, seu lançamento só acontecerá no final de 2012, o que se explica pelo fato de a marca alemã querer abastecer primeiro os mercados que mais consomem o modelo. Na Ásia, por exemplo, ele começa a ser vendido em fevereiro de 2012.