Audi revela imagens oficiais do A1 de produção

A Audi acabou de divulgar as primeiras imagens oficiais do A1 de produção em série. O modelo, como se esperava, é muito parecido com o conceito Metroproject Quattro, mostrado em 2007, com a diferença, expressiva, de que este carro poderá ser encontrado nas revendas européias da marca até o final deste ano, depois que o modelo for apresentado "em pessoa" ao público no Salão de Genebra, que abre suas portas em março. Os preços devem começar em 16 mil euros, coisa de R$ 41 mil, ao câmbio de hoje.



Com 3,95 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,42 m de altura, com entre-eixos de 2,47 m, o A1 mostra tanto sua veia esportiva (ele tem só três portas) quanto o parentesco com o VW Polo, evidenciado pela mesma medida de entre-eixos, mas também pelo porta-malas de 267 l.

A plataforma dos dois modelos é a PQ25. A Audi resolveu entrar no mercado de carros compactos depois de ver o sucesso que MINI, Fiat 500 e smart fortwo vêm fazendo em todo o mundo. E só ficaria de fora se não tivesse a menor pretensão de crescer, o que, cá entre nós, seria equivalente a um suicídio automotivo.

Os motores serão com injeção direta de combustível, com quatro opções: duas a gasolina e duas a diesel. As movidas a gasolina serão a 1.2 TFSI, de quatro cilindros, com 86 cv e 160 Nm, e a 1.4 TFSI, de 122 cv e 200 Nm, mas esse motor também pode chegar a 150 cv ou mais, o que já mostra que a Audi pode recorrer ao mesmo motor para uma versão mais nervosa do carrinho.

No que se refere aos a diesel, serão dois 1.6 TDI, um com 90 cv e 230 Nm e outro com 105 cv e 250 Nm. Todos usarão sistema start-stop, que desliga o carro em congestionamentos e o religa sozinho, mas apenas o 1.4 TFSI, pelo menos por enquanto, terá a transmissão automatizada de dupla embreagem S tronic, de sete marchas.

O A1 ainda deve receber versões mais potentes e com tração quattro, mas, por ora, a Audi se contentará em provocar o consumidor com isso mesmo. Já deve ser o suficiente para levar muita gente às lojas da marca, especialmente aqueles que, querendo ter um R8, pensam em chegar lá pelo início, mesmo.






Fonte: Audi