"Qual é a melhor minivan pequena do mercado?"

"Olá, Gustavo. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Louvável iniciativa.

Minha dúvida: estou entre um Fiat Idea 2010 1.4 completo, com um porta-malas pequeno, baixo rendimento (carro grande para um motor fraco), porém mecânica mais barata e confiável. Outra opção seria o Fiat Idea 2010 HLX 1.8, mais caro, com um desempenho melhor, porém com consumo maior em relação ao anterior.

Fiquei bastante impressionado com o Nissan Livina, excelente espaço interno e de porta-malas, com motor 1,6-litro, porém com mecânica cara. O fato de ser um lançamento deixa muitas dúvidas. Gostaria de um carro com bom espaço interno e porta-malas (400 l), com motorização 1,6-litro, flex e de gastar até R$ 48 mil. Pretendo ficar por pelo menos dois anos com ele.

Tenho um Citroën C3 GLX 1.4 Flex ano 2008 em excelente estado (20 mil km) e não consigo avaliação maior do que R$ 26 mil nas agências. O que fazer?

Obrigado.

Ricardo Alencar"


Boa tarde, Ricardo. Obrigado pelas palavras de incentivo. Se o blog está sendo útil, já é um estímulo e tanto.

Perceba que a descrição que você dá do carro que procura já indica a opção que você fez. Não há no mercado nenhuma minivan com preço até R$ 48 mil e motor 1,6-litro flex a não ser a Nissan Livina.



Permita-me dizer, e acho que essa a sua dúvida, que essa é uma excelente escolha. Com esse preço e essa oferta de espaço e equipamentos, a Livina se tornou a melhor opção do mercado para quem procura uma boa relação custo/benefício.

A mecânica da Livina é a mesma usada no Renault Logan e no Sandero. Se ela foi cara, um dia, isso não pode mais ser dito da mesma forma. Os motores Renault são bastante confiáveis, ainda que a imagem dos japoneses e alemães seja muito melhor. Lembre-se de que a Fiat também tinha uma imagem muito ruim em seus primeiros anos de mercado e que o Mille, recentemente, foi escolhido por mecânicos como o carro barato mais confiável do Brasil.

Para reforçar, ela tem garantia de três anos. Se você fizer as revisões corretamente, não terá custos mecânicos altos e ainda venderá o carro com um ano de garantia para o próximo proprietário.

Como usa um motor francês, a Livina se beneficia de uma taxa de compressão maior na versão 1.6 do que na 1.8. Isso equivale a dizer que, se você costuma abastecer com álcool, terá um bom consumo. O motor 1,8-litro da Livina tende a ser gastão com o combustível vegetal.

Além destes critérios técnicos, posso lhe dizer também que a dirigibilidade da Livina me impressionou bastante. Apesar de minivan, ela se comporta quase como uma perua. Falando em perua, eu recomendo que você dê uma olhadinha na Renault Mégane Grand Tour, também. A Toyota Fielder seria uma opção, se não tivesse saído de linha.

Dentre as outras opções do segmento de minivans pequenas, eu não lhe recomendaria a Idea em nenhuma versão porque ela está prestes a apresentar uma reestilização, o que deve desvalorizar a versão atual da minivan. A 1.8, então, é ainda pior. Ela deve passar a usar um novo motor 1,9-litro. A Meriva acabou de mudar, mas também existe a perspectiva de surgir uma nova minivan da Chevrolet, baseada no projeto Viva. Na Europa, a Meriva deve ganhar sua segunda geração no segundo semestre deste ano. Esses dois modelos poderiam ser interessantes se você estivesse pensando em comprar um carro usado, que já sofreu a desvalorização natural de um modelo novo.

Com relação a seu veículo, uma cotação justa para seu Citroën C3 GLX 2008 seria na casa dos R$ 35 mil, mas não espere uma cotação justa em agências. Elas vinham enfrentando dificuldades para vender modelos usados e vão sempre jogar o preço dos carros que compram mais para baixo, para maximizar os próprios lucros. Ainda mais um como o seu, que é praticamente novo.

Seu exemplo, infelizmente, serve para ilustrar algo que eu sempre digo por aqui. Se você for comprar um carro novo, fique com ele pelo menos dois anos. Ficar um ano só vai fazer você perder dinheiro inevitavelmente. E o raciocínio é cruelmente simples: entre o seu carro, com um ano de uso, por R$ 35 mil, e um novo, com taxas de juros mais baixas, por R$ 40 mil e com uma dianteira diferente, o comprador fica com o novo. A diferença de preço não compensa. Um 2007 sai por R$ 30 mil. Aí, sim, a diferença pesa.

Para tentar um preço justo para seu carro, anuncie-o e espere vender pelo valor que você considera adequado. Pode levar bastante tempo, mas pelo menos o prejuízo será menor. Outra solução é tentar negociar por um bom preço na concessionária em que você for comprar seu carro novo. Para não perder a venda do novo, a revenda pode te oferecer um valor próximo do justo. Arrisca, vai que dá certo?

Se você não estiver com muita pressa, pode ser prudente esperar até o ano que vem pela chegada da C3 Picasso, a minivan do C3.



Ela deve ser vendida com um excelente conteúdo e deve ter bastante espaço interno, ainda que possivelmente não tanto quanto a Nissan Livina. Até o ano que vem, que é quando ela chega, seu carro já estará em um bom momento para a revenda e uma concessionária Citroën, por amor à camisa, tem de valorizar seu carro mais do que as de outras marcas. Considerando que você esteja satisfeito com seu carro, e queira voltar a ter um Citroën, é uma opção a considerar.

Espero ter ajudado você em sua próxima compra. Precisando de mais alguma coisa, avise.

Um abraço,

Gustavo

MINI Cooper desembarca no Brasil a partir de R$ 92,5 mil

Depois que o smart fortwo foi apresentado no Brasil, esta semana, a BMW também se decidiu a mostrar o seu modelo para a cidade. O MINI será lançado no país nas próximas semanas, mas já está à venda em dois concessionários, a Caltabiano, em São Paulo, e a Euroimport, em Curitiba. A partir de R$ 92,5 mil.



Esse é o preço para a versão Cooper com câmbio manual, a mais em conta da linha. Além dela, haverá a Cooper com câmbio automático, por R$ 98,5 mil, a Cooper S automática, por R$ 119,5 mil, e o modelo Clubman, a peruazinha do MINI, na versão Cooper S, também automática, por R$ 129,5 mil.

Os carros já podem ser reservados pela internet no blog do MINI no Brasil, o www.MINIposts.com.br, que encaminha os compradores à concessionária mais conveniente para ele.




Fonte: BMW

OFICIAL! - Kia apresenta em Seul o novo Sorento

Se você simpatiza com o Sorento e pretende comprar um nos próximos dias ou meses, espere um pouco mais ou peça um descontão. Isso porque a Kia acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do novo utilitário, que ela chama de CUV, ou crossover, para os íntimos.



Com 4,7 m de comprimento, o novo Sorento terá três motores, na Coréia do Sul: um V6 de 2,7 litros movido a GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha), que gera apenas 165 cv e 157 Nm, um quatro-cilindros de 2,4 litros, o Theta II, com 175 cv e 225 Nm e o novo motor a diesel R2.2, de 2,2-litros, como o nome denuncia, 197 cv e 435 Nm. Haverá câmbios de cinco e seis marchas disponíveis tanto em versão automática quanto manual.

Com a importância que o mercado brasileiro ganhou para a Kia, em breve o utilitário deve chegar ao Brasil. Espere por novidades lá pelo final do ano.








Fonte: Kia

OFICIAL! - Reestilização do C4 Pallas aparece na China

Não faz muito tempo que mostramos as primeiras imagens de um novo sedã da Citroën na China. Chamado de C4 Sedan, ele deve ser vendido naquele mercado, gigantesco, ao lado do C-Triomphe, que nós conhecemos como C4 Pallas. Por aqui, se vier, ele deve vir como uma reestilização do C4 Pallas.



Isso faz sentido por causa da traseira, que é bastante parecida com a do C5. A nova geração do sedãe chega ao Brasil no segundo semestre deste ano. Assim, o C4 Pallas pode adotar a mesma traseira para padronizar o estilo da linha, além de ganhar uns anos a mais de vida com a renovação.



Fonte: China Car Times

Primeiro de abril vem recheado de piadas automotivas

Fique atento, caro leitor. Hoje, nós teremos dúzias de histórias que poderão soar verdadeiras, mas são só piadas. Alguns delas nem pretendem soar reais, como as que selecionamos para você, abaixo. De todo modo, nõs não duvidamos que muitas pessoas vão acreditar que elas são reais. Veja o Papamóvel, por exemplo. A Hyundai se baseou em seu i10.



A ideia é ter um carro que economize combustível e que seja mais discreto. Mas essa não é a única ideia para ajudar o ambiente. A Kia também desenvolveu uma versão especial do Soul, o Aero-Soul (o próprio nome já denuncia a piada), equipado com o sistema de baixo custo batizado de Air Propulsion and Retardation Installation Line, algo como Linha de Instalação de Propulsão e Retenção a ar. A sigla, em inglês, é APRIL, abril, em português. O sistema ajudaria o carro a gastar menos combustível com a ajuda do vento. Sensores na traseira e na dianteira do automóvel indicariam se os ventos estão fortes ou não. Se estiverem, um painel traseiro se abre para empurrar o carro para a frente. Se o carro frear, um painel frontal é acionado para parar o carro.




A Seat é outra que gostou da ideia do vento, mas foi além. Ela usa um gerador eólico no teto do carro para acionar os faróis do Ibiza Ecomotive. O sistema, chamado de Aero-Tonto (que, em português, dispensa tradução), foi desenvolvido pelo engenheiro Santos Inocentes. O sr. Inocentes teria ficado tão feliz com o resultado que já pensa em um Aero-Tonto com hélices de 1 m...



Pior que isso é o Caparo RightFuel, um equipamento que impede que carros a diesel sejam abastecidos com gasolina no Reino Unido. Como se a Caparo, criadora do fantástico T1, um carro de corrida de rua, realmente se importasse com carros a diesel ou economia de combustível...




Mas a melhor piada do dia vem do Festival de Velocidade de Goodwood. Eles decidiram criar uma categoria livre de emissões de dióxido de carbono. Para isso, vão colocar os pilotos para empurrarem seus carros ladeira acima no circuito de Goodwood, em uma subida de quase 2 km...



Bom Primeiro de Abril, meus amigos. Espero que vocês não sejam pegos por nenhuma piadinha infame.

Fonte: Kia, Hyundai, Seat, Caparo and Goodwood

Mercedes-Benz E63 AMG faz sua estréia no Salão de Nova York

O que você faria se pudesse ter um carro capaz de levar as crianças à escola, viajar com conforto e, de vez em quando, ainda ser levado aos limites em um circuito (os do motorista, já que os do carro provavelmente são quase inatingíveis)? Isso é o que o novo Mercedes-Benz E63 AMG propõe. O novo supersedã será apresentado no Salão de Nova York, que vai de 10 a 19 de abril.



Além do fantástico motor V8 de 6,2-litros que impulsiona outros modelos da AMG e produz 518 cv e 630 Nm, o novo E63 AMG também traz o primeiro câmbio manual automatizado de dupla embreagem da Mercedes-Benz, chamado Speedshift. Ele devera se espalhar por toda a linha da marca alemã muito em breve porque oferece uma performance muito superior à de qualquer transmissão convencional, além de emissões e consumo de combustível menores.

A velocidade máxima, como de costume, é eletronicamente limitada a 250 km/h, mas o E63 AMG pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 s. As crianças irão para a escola em êxtase, mas o difícil será tirá-las de dentro de um carro tão fantástico.





















Fonte: Mercedes-Benz via Autoblog

Subaru apresenta o novo Legacy no Salão de Nova York

Os carros da Subaru sempre chamaram a atenção por conta de sua precisão técnica e comportamento dinâmico soberbo, mas a empresa vem tentando atrair compradores também por um desenho mais atraente há algum tempo. Um bom exemplo disso é a quinta geração do Legacy, recém-apresentada no Salão de Nova York.



Apesar de ser visualmente interessante, o sedã médio-grande continua a ser mais atraente por seus dados técnicos. Ele tem 4,74 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,51 m de altura, com um entreeixos de 2,75 m. Ele é apenas 3,5 cm maior que a geração antiga, mas tem um entreeixos 8 cm maior, o que foi conseguido com outra melhoria: a diminuição dos balanços dianteiro e traseiro.

Há três opções de motores, todas na configuração boxer, ou seja, com cilindros opostos, para permitir um centro de gravidade mais baixo. O modelo de entrada tem um quatro-cilindros de 2,5-litros capaz de render 172 cv a 5.600 rpm e 230 Nm a 4.000 rpm. Ele pode utilizar um câmbio manual de seis marchas ou um CVT, chamado de Lineartronic.

O motor de seis cilindros tem 3,6 litros e produz 260 cv a 6.000 rpm e 335 Nm a 4.400 rpm. Vem equipado apenas com câmbio manual de cinco marchas. A versão topo de linha do novo sedã usa o mesmo motor da versão de entrada, mas com o providencial auxílio de um turbocompressor para gerar 269 cv a 5.600 rpm e 350 Nm de 2.000 rpm a 5.200 rpm.

As vendas do carro, no Brasil e no exterior, devem começar ainda este ano.
















Fonte: Subaru