"Que carro espaçoso posso comprar por até R$ 25 mil?"

"Boa tarde, Gustavo, tudo bem?

Estou com umas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Na minha casa moram quatro pessoas. Nós temos um carro apenas, uma VW Parati 1.8 Atlanta 96, e estamos querendo trocar de carro. Temos procurado há um tempo e mesmo assim está meio complicado de achar.

Estávamos olhando carros diferentes e um dos problemas é que acredito que um carro 1-litro não seria muito bom para nós. Aqui em casa todos são mais pesados. Temos um limite para o valor do carro. No caso queríamos vender nosso carro, a Parati, que foi avaliada em torno de R$ 9.500, e temos mais R$ 15 mil para completar.

O carro aqui é utilizado mais para minha irmã ir para a faculdade e minha mãe, para o serviço, fora os usos normais. Eu moro em Diamantina e minha família em Belo Horizonte, e vou para BH às vezes, uma vez por mês.

Tem algum carro que você acha que poderia ser bom para indicar? Eu estava dando uma olhada no Chevrolet Prisma. Ele é um carro bom? Ouvi dizer que é um carro que já "nasceu morto", que não vai pra frente, o que você acha?

Muito obrigado e desculpe o incômodo,

Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho
Diamantina, MG"


Como você está Henrique, tudo certo? Me desculpe você pela demora em responder, mas sua consulta foi uma das mais complexas que peguei nos últimos tempos. Não pela condição que você coloca (um carro até R$ 24,5 mil, para quatro pessoas e espaçoso), mas pela variedade de opções que há no mercado, hoje.



Para começar, apesar de você cogitar o Chevrolet Prisma, eu não lhe recomendo nenhum modelo novo. Primeiro, porque nenhum deles pode ser comprado por menos de R$ 30 mil, só os com motor 1-litro, que você não acha adequados para sua família. Assim, a melhor opção realmente está nos modelos usados.

Um usado em bom estado é a melhor opção para vocês inclusive do ponto de vista financeiro. Quando vocês quiserem vendê-lo, se isso precisar ser em breve, vocês tendem a perder menos dinheiro do que se o veículo fosse seminovo. Só tome o cuidado de comprar um veículo em muito bom estado, pouco rodado, que precise de um mínimo de cuidados. Escolha, portanto, um veículo tão novo quanto seja possível.

Na faixa de valor que você indicou, em torno de R$ 25 mil, as sugestões são muitas. Se vocês quiserem um sedã, por exemplo, eu lhe indico os japoneses, conhecidos por sua necessidade bem baixa de manutenção. Só fique atento para não comprar um modelo importado. Os fabricados no Brasil têm manutenção mais barata. Entre eles eu recomendo o Honda Civic até 2002 e o Toyota Corolla até 2001. Outro sedã muito bom, e mais conhecido, para vocês, é o Polo Sedan. É possível encontrar um até 2005 por esse valor que vocês podem pagar.

Outras opções de sedãs são o Ford Focus até 2002, o Chevrolet Vectra do modelo antigo e até o Chevrolet Astra. Os modelos da Chevrolet são festejados por taxistas por terem preços de peças acessíveis e uma manutenção fácil. Já o Focus é considerado um dos melhores carros de seu segmento, ainda que não tenha sido um campeão de vendas. Foi um injustiçado, digamos assim.

Se o problema de vocês for de espaço, vocês podem comprar uma minivan. Das disponíveis, a que mais recomendamos é a Renault Scénic até 2003. Ela não é lá muito gastona e não costuma dar manutenção, mas, quando dá, tem peças muito caras. A Scénic também deve sair de linha este ano, o que tende a fazer seu valor de mercado cair. Outra opção é a Citroën Xsara Picasso até 2003. Com motor mais forte, a Citroën é muito espaçosa, mas não é conhecida por ser o veículo mais confiável do mercado em termos de manutenção. E quando é preciso fazer alguma coisa, o preço também é alto.

Minhas recomendações pessoais, se vocês estão preocupados com manutenção, são o Honda Civic e o Toyota Corolla.

Faça uma cotação de seguro dos veículos que lhe indiquei, também, para não pegar um seguro muito alto pela frente. Sendo uma despesa que vocês terão todo ano, vale ficar de olho nela.

Espero ter de passado boas sugestões. Tomara que uma delas se transforme em uma boa compra para você e sua família.

Um abraço,

Gustavo

VAZOU! - Fotos do MG MG6 aparecem antes da apresentação oficial em Xangai

Se você gostou de ver os desenhos do MG MG6 que apresentamos na semana passada, você vai amar as primeiras imagens oficiais do carro, que vazaram antes da abertura do Salão de Xangai, na próxima segunda-feira.



É uma pena que ainda não tenhamos imagens da traseira do carro nem dados técnicos. O MG6 promete ser o próximo cupê de cinco portas do mercado. Também é uma pena que os carros MG sejam vendidos apenas na China. O MG6, segundo rumores, voltará ao Reino Unido depois de anos fora daquele país. A expansao de vendas bem que poderia incluir o Brasil, sempre ávido por carros bonitos como esse!



Fonte: China Car Times

JJAD dividirá a tecnologia elétrica do P1-E com outros fabricantes

A JJAD, empresa britânica fundada pelo ex-designer da McLaren Jim Dowley, anunciou no começo de 2008 planos para um novo esportivo. O Project 001 seria cru, direto ao ponto: andaria bem porque pesa pouco (meta de 870 kg) e porque tem uma potência boa (200 cv). O resultado seria a ótima relação peso/potência de 4,4 kg/cv em um veículo de 3,89 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,16 m de altura e entreeixos de 2,40 m, o que deve lhe dar grandes balanços dianteiro e traseiro (mais de 70 cm na frente e atrás). O carro também custaria 35 mil libras esterlinas, pouco menos de R$ 115 mil. Com o tempo, o nome diminuiu (virou P1) e o motor a gasolina deu lugar a dois, elétricos, colocados um em cada eixo do carro. O esportivo deveria ter um protótipo rodando já em 2009, mas, antes disso, a empresa decidiu anunciar que dividirá com outros fabricantes a tecnologia empregada por seu sistema elétrico. Seria uma resposta ao pedido do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, para tornar o Reino Unido líder na produção e desenvolvimento de veículos elétricos.



Apesar de a empresa ter decidido apresentar a traseira do carro, que ainda não havia sido revelada, ela deu uma disfarçada sobre os reais motivos de sua generosidade tecnológica, ainda que tenha dado a entender os reais motivos. A JJAD precisa de financiamento para testar e produzir o esportivo e está ansiosa em cooperar com qualquer empresa britânica que possa ajudá-la na empreitada.

Se conseguir todo o dinheiro de que precisa, a JJAD terá nas mãos um carro com tração nas quatro rodas elétrico capaz de rodar 370 km com uma carga completa de suas baterias e de acelerar de 0 a 96 km/h em 2,9 s. Ele também pesaria 1.055 kg e custaria pouca coisa menos que R$ 180 mil. É isso que o P1-E promete. Amém!



Fonte: JJAD

NOVITEC apresenta seu primeiro carro, o TuLesto, um Ferrari F430 bem preparado

A NOVITEC apresentou hoje o que ela chama de seu primeiro automóvel próprio, o TuLesto. De todo modo, você nem precisa prestar muita atenção para notar que o carro é um Ferrari F430 que passou por muitas mudanças, mas ainda mantém aquele jeitão italiano.



A NOVITEC sempre poderá dizer que esse ar italiano se deve ao trabalho do estúdio de desenho Luca Serafini Stile, que a ajudou a criar o TuLesto, mas o motor V8 de 4,4 litros, mesmo gerando 777 cv (571.8 kW) a 8.200 rpm e 727 Nm a 6.300 rpm com a ajuda de dois turbocompressores, não nega que se baseou no motor V8 de 4,3-litros da Ferrari.

O carro pode não ser tão original quanto a NOVITEC quer fazer crer, mas ainda chama um bocado de atenção, tanto pela base boa que tem quanto pelo fato de ser bastante exclusivo. Apenas 11 unidades do carro serão fabricadas. Além disso, ele atinge os 100 km/h, partindo do 0, em 3,4 s e pesa 1.259 kg. A velocidade máxima está acima dos 350 km/h, mas a preparadora alemã não informa quanto acima ela estaria (é possível que pouco).

Cada um dos 11 futuros donos do carro poderá personalizar o carro para suas medidas corporais, como se o TuLesto, além de italiano, fosse feito sob medida. O carro tem 4,62 m de comprimento, 2,04 m de largura e 1,22 m de altura, sendo um pouco maior que o F430. Para calcá-lo, o carro da NOVITEC tem rodas de aro 20" na dianteira e de aro 21", com pneus de 355 mm, atrás.








Fonte: NOVITEC

Nissan Tiida ganha versão Flex Fuel no modelo 2009

O lançamento da Nissan Livina foi antecipada por flagrantes do Tiida com motor flexível em combustível. Considerando que os dois veículos usam o mesmo motor 1,8-litro, nada mais natural do que o Tiida ser lançado com a tecnologia Flex Fuel depois da apresentação da Livina. E o lançamento foi rápido, o que ajuda a explicar por que o Tiida vinha sendo queimado na rede por R$ 45 mil.



No Tiida, o motor melhorou de 124 cv a 5.500 rpm para 125 cv com gasolina e 126 cv com etanol a 5.200 rpm. O torque continuou no mesmo patamar de 172 Nm a 4.800 rpm para os dois combustíveis, assim como a taxa de compressão, de 9,9:1. Motores flex de outras empresas chegam a usar 13:1, um índice que aproveita o álcool muito melhor. Em outras palavras, o Tiida, com álcool, vai beber um bocado. Veja os números de consumo, obtidos pela norma NBR 7024:

Câmbio manual:

Álcool

Cidade: 7 km/l
Estrada: 9,6 km/l

Gasolina

Cidade: 11,7 km/l
Estrada: 16 km/l

Câmbio automático:

Álcool

Cidade: 6,9 km/l
Estrada: 10,3 km/l

Gasolina

Cidade: 11,4 km/l
Estrada: 17,1 km/l

O álcool, no Tiida, rende apenas 60% do que a gasolina rende. É um número bem baixo. Com ele, a continha generalista do flex, que reza que compensa abastecer com álcool se o preço do litro for de até 70% do da gasolina, não vale. No Tiida Flex Fuel, se o álcool custar mais de 60% do preço da gasolina, ele não é a melhor escolha econômica. Vai ter muita gente reclamando de autonomia baixa, com ele, apesar dos 52 l do tanque.

Em termos de desempenho, a diferença de um combustível para o outro é inexpressiva. Com câmbio manual, a máxima é de 196 km/h com álcool e de 194 km/h com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é de, respectivamente, 9,6 s e 9,7 s. Com câmbio automático, nas mesmas situações, temos 178 km/h, 177 km/h, 11 s e 11,1 s.

Em termos de preços, houve aumento de R$ 700 nas versões S (R$ 51,89 mil com câmbio manual e R$ 55,79 mil com automático). Isso em troca de mais equipamentos, como um novo computador de bordo, portas que se travam quando o carro começa a andar e toca-CD com MP3 e entrada para iPod de série.

Nas versões SL, mais sofisticadas, o preço caiu R$ 1.810 e está em R$ 56,88 mil para a com câmbio manual (seis marchas) e R$ 60,78 mil para a com câmbio automático (quatro marchas).

Vejamos como o mercado reage ao novo hatch e quanto tempo a Nissan e as outras japonesas vão aprender a lidar melhor com o álcool. O próximo da lista com motor flex será o Sentra, que também está para chegar às revendas. Se você estiver de olho no sedã, peça um bom desconto ou espere um pouco mais.













Fonte: Nissan

Nissan apresenta no Japão o Skyline Crossover, conhecido como Infiniti EX

A Nissan, primeiro, tinha só o Skyline. Depois ele ganhou a versão Skyline GT-R, um carro tão especial que acabou se separando do Skyline para se tornar um dos carros mais fantásticos do mundo atualmente. Agora a Nissan tem um novo filhote do Skyline, mas não tão visceralmente ligado a ele quanto o GT-R um dia foi. Os japoneses já podem comprar o Skyline Crossover, um Infiniti EX com um emblema Nissan.



O novo crossover, ainda limitado ao Japão, será equipado com o motor VQ37VHR, um V6 de 3,7 litros que gera 333 cv a 7.000 rpm e 365 Nm a 5.200 rpm. Só esperamos que esse belo utilitário, agora com a marca Nissan, chegue a mercados onde a Infiniti não atua, como o Brasil.




Fonte: Nissan

Audi apresenta reestilização leve para o Q7 no Salão de Xangai

A Audi anunciou a apresentação da "nova geração do Q7" para a edição 2009 do Salão de Xangai, mas é a primeira a admitir que o utilitário esportivo sofreu "mudanças sutis". O que podemos dizer a respeito disso, no fim, é que usar as palavras para algo que elas não são faz com que elas percam seu sentido. Em outra palavras, se "sutis modificações" criam uma nova geração, velhas senhoras com um pouco de maquiagem voltarão a ser moçoilas atraentes de novo. Podemos dizer que o Q7 não chega a ser velho e que ficou mais atraente, mas não é, definitivamente, um veículo novo.



As mudanças mais notáveis estão nos faróis e lanternas, que agora seguem a mesma linha dos modelos mais recentes da Audi. Os motores são os mesmos: dois a gasolina (um V6 3,6-litros de 280 cv, ou 206 kW, e 360 Nm, e um V8 4,2-litros de 350 cv, ou 257 kW, e 440 Nm) e quatro a diesel.

Os três anteriores (3.0 TDI, 4.2 TDI e V12 TDI) se aliaram a uma nova versão do 3-litros, chamada de clean diesel, mais econômica que a original. Pouca coisa mais. em vez de 11 km/l, ela faz 11,2 km/l. Se os preços forem muito diferentes, a versão clean diesel não vai agregar muito à linha Q7. Nem em vendas.

Espie abaixo o que a Audi chama de "nova geração" do Q7. Quando a segunda geração do utilitário aparecer, a empresa vai chamá-la de revolução. Podem escrever.


























Fonte: Audi