FLAGRADO! - Fiat Bravo já roda pelo Brasil

Dois de nossos leitores flagraram, na bela cidade de Belo Horizonte, o próximo carro médio da Fiat, o Bravo. Na Europa, onde ele já deixou de ser novidade, o modelo tem ajudado a marca italiana a se recuperar e é considerado um veículo excelente. Por aqui, quando chegar, ele deve conviver com o Stilo, que ganhou nova vida com o câmbio Dualogic.

As fotos logo abaixo são de Lucio Athayde Carvalho, que até tomou multa por fotografar o carro atrás de um carro de polícia. Note, nas fotos abaixo, que o Fiat Bravo está logo à frente do Fusca azul, na faixa do meio. Bem disfarçado, com umas lanternas falsas, imitando as do Punto, modelo com o qual o Bravo divide o visual bojudo. Azar da Fiat que o que brilha é um bojo arredondado mais abaixo, mostrando claramente as mesmas lanternas do Bravo.





As fotos restantes foram feitas por Alessandro R. Fernandes no centro de Belo Horizonte. Sem multas, dessa vez, mas com os mesmos disfarces e a tentativa de fazer este carro parecer um "Puntão".







Com 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e entreeixos de 2,60 m, o Bravo tem um porta-malão de 400 l, um oponente de peso até para sedãs, como o Honda Civic, que leva apenas 340 l. Os motores, no Velho Continente, vão do motor 1,4-litros a gasolina de 90 cv à família de motores a gasolina T-JET, baseada neste mesmo motor 1,4-litro, com potências também de 120 cv a 150 cv. Lá eles também contam com o 1.9 Multijet, um turbodiesel com galeria única que rende de 120 cv a 150 cv. Aqui, o Bravo deve ter os mesmos motores apresentados para o Linea, um 1,9-litro 16V de 132 cv com álcool e 130 cv com gasolina, e um 1,4-litro turbo de 152 cv. Diesel, para nosso azar, nem pensar por enquanto. Culpa da lei...









Fonte: Lucio Athayde Carvalho e Alessandro R. Fernandes

Paul Newman morre em casa aos 83 anos

A morte de gente bacana, mesmo bem velhinha, nunca deixa de ser triste. Apesar de ser o curso natural da vida, não podemos deixar de nos entristecer ao saber da morte de Paul Newman. Ele morreu ontem, aos 83 anos, depois de uma vida inteira fumando. Tudo bem que, com 83, ele poderia ter morrido de qualquer coisa, mas quem sabe se, sem fumar, ele não tivesse ficado conosco um pouco mais?


Crédito da foto: ProRallyPix


O fato é que Paul Newman era um ator talentosíssimo, um grande ser humano e um cara que amava carros. É por isso que prestamos a ele essa homenagem: devido à contribuição que ele deu ao mundo automotivo e das corridas. Sua última volta com um carro de corrida, no circuito de Lime Rock, perto da casa dele, em 13 de agosto deste ano, deve ser uma das histórias mais tristes que ouvimos nos últimos tempos. O circuito foi fechado para que ele pudesse se despedir. Se tivesse sido filmada, essa volta teria dado a ele mais um Oscar. Por tudo que ele fez. Nossas condolências aos fãs e à família.

VW SP2 volta à vida em reinterpretação moderna

Quando estreou no mercado, em 1972, o SP1 e o SP2 foram considerados os Volkswagen mais bonitos do mundo em sua época. A beleza do projeto não ajudou o modelo a se estabelecer no mercado, principalmente porque seu desenho prometia um desempenho que o motor a ar não entregava. Com isso, ele saiu de linha em 1976, com apenas 10.207 unidades produzidas. A raridade e o estilo fizeram do carro um clássico. Como atualmente todo clássico merece uma releitura nostálgica, o SP2 recebeu a sua pelo trabalho do designer paranaense Marcelo Rosa.



Apesar de o projeto ser um mero exercício de design, a idéia de um novo esportivo brasileiro da Volkswagen, baseado no SP2, poderia ser bem popular se a idéia original de Rosa fosse seguida à risca na linha de produção. Ficou até mais bonito que o original.















Fonte: Marcelo Rosa

BMW Z4 é antecipado pelo designer norte-americano Jon Sibal

O designer norte-americano Jon Sibal acabou de mostrar em seu blog imagens do que deve ser o próximo BMW Z4. Considerando que Sibal sempre trabalha sobre fotografias de segredo, suas projeções costumam ser muito próximas do modelo verdadeiro. Basta olhar para os desenhos para torcer por isso.



Ainda não temos muitas informações sobre o novo roadster, mas o que se diz é que ele terá uma capota rígida retrátil. Os motores, por outro lado, devem ser os mesmos usados no X6, o seis-cilindros em linha e o V8, ambos Twin Turbo (com turbos gêmeos, menores, que atuam mais rapidamente).

Preocupada com o ambiente (e com a legislação européia), a BMW também aplicará ao novo Z4 o sistema EfficientDynamics, que ajuda a reduzir as emissões de CO2. A produção do modelo anterior, feita em Spartanburg, nos EUA, deve passar a Regensburg, na Alemanha.



Fonte: Jon Sibal

VW Golf GTI chega a sua sexta geração no Salão de Paris

A sexta geração do Volkswagen Golf deve ser fabricada no Brasil. Assim, não duvide se o Golf GTI da nova geração também vier para estas bandas. Antes disso, o carrão será exibido no Salão de Paris deste ano, como carro-conceito (um daqueles que, de conceito, têm apenas uma ou outra perfumaria). E podem ir se alegrando, amigos: trata-se do Golf GTI mais forte da história, com 210 cv.



O motor do novo esportivo é um 2-litros de quatro cilindros com injeção direta de gasolina e turbo. Com isso, ele consegue ser ao mesmo tempo mais potente (vai de 0 a 100 km/h em 7,2 s e chega a 238 km/h) e mais econômico (emite só 178 g/km de CO2 e faz uma média de 16 km/l).

Outra vantagem do novo GTI é o diferencial de deslizamento limitado com controle eletrônico e o Adaptive Chassis Control, que atua sobre amortecedores e direção para proporcionar ao carro diversos comportamentos diferentes, desde o mais confortável até o mais esportivo.

Na Europa, o carro começa a ser fabricado no primeiro trimestre do ano que vem. Por aqui, só Deus e a Volkswagen sabem, mas que seja em breve. Chega de Golf 4,5, né não?









Fonte: Volkswagen

Renault Sandero Stepway custará a partir de R$ 44 mil

A Renault apresentou esta semana seu primeiro modelo realmente aventureiro e não meramente cosmético, como o Kangoo e a Scénic. O Sandero Stepway, por mais que não tenha tração nas quatro rodas e reduzida, é 5 cm mais alto que o Sandero normal, que já não é dos mais baixos do mercado. Com rodas de liga-leve de aro 16", o carrinho chega com motor 1,6-litro 16V e traz direção hidráulica de série. Com esse pacote, ele custa R$ 44 mil.



O Sandero Privilège, com motor 1,6-litro 16V, traz ar-condicionado a mais, de série, e sai por R$ 45,24 mil. Para o Stepway chegar ao mesmo nível de equipamentos, ele teria de ter o Pack Step, que eleva seu preço a R$ 48,6 mil. O topo de linha, com Pack Segurança, chega a R$ 52,7 mil e traz airbags para motorista e passageiro, ABS e volante revestido em couro. Resta saber como o motor 16V reage aos pneus maiores.

















Fonte: Renault

Volkswagen revela sua nova picape média na Alemanha

A Volks anda demorando a definir os nomes de seus veículos (fora os óbvios, como Golf). A nova picape média da marca, que será fabricada na Argentina, já foi chamada de Robust e de Taro, nome de um modelo anterior, feito em parceria com a Toyota. Em todo caso, parece que seu nome definitivo será bem menos criativo que isso. Isso se considerarmos que o nome do carro-conceito abaixo, a Pickup Concept, tenha alguma influência no nome definitivo. Vai que cai o Concept e fica só Pickup?



O caso é que, por estas fotos, já dá para ter uma boa idéia de como ela será. A nova identidade visual da Volkswagen, que nasceu com o Golf e o Scirocco e traz faróis angulosos, se manteve na picape média, que vai encarar pela frente Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e a Toyota Hilux, os modelos mais atualizados deste mercado.

As únicas informações confirmadas sobre a picape são o comprimento, de 5,18 m, e os motores, turbodiesel com common rail (galeria única). Como preço é fator sensível neste mercado, resta saber a quanto a nova picape chegará por aqui. Sabe-se que ela terá tração nas quatro rodas e nas rodas traseiras, cabine simples e dupla e que será vendida na África do Sul, Austrália e América do Sul, além de Europa. Com a rede de concessionárias que a Volks tem e um produto atualizado, pode-se esperar por bastante barulho no segmento.











Fonte: Volkswagen

VW Voyage custará a partir de R$ 30,99 mil

A Volkswagen apresentou hoje todos os detalhes que ainda faltavam sobre o novo sedã do Gol, o Voyage. Com preços a partir de R$ 30,99 mil e um bom porta-malas de 480 l, o carrinho chega com a missão de levar a marca alemã de volta à liderança do mercado.



Com quatro versões, a 1.0 (R$ 30,99 mil, com motor 1-litro), a 1.6 (R$ 35,18 mil, com motor 1,6-litro), a 1.6 Trend (R$ 37,6 mil) e a Comfortline (R$ 39,43 mil), o novo Voyage pode, sim, ajudar a Volkswagen a crescer, mas tende a canibalizar o Polo Sedan. Por este preço, também tende a massacrar a concorrência, a não ser que ela se mobilize para mudar o jogo rapidamente. Os únicos modelos que oferecem ameaça ao Voyage, o Renault Logan (R$ 30,75 mil) e o Fiat Siena Fire (R$ 30,53 mil), não têm o mesmo apelo de novidade nem de estilo.

O motor 1-litro VHT (Volkswagen High Torque) que equipa a versão básica tem 76 cv com álcool e 72 cv com gasolina a 5.250 rpm, com torques respectivos de 104 Nm e de 95 Nm a 3.850 rpm. Equipado com ele, o Voyage atinge a máxima de 168 km/h (álcool) e 166 km/h (gasolina) e chega aos 100 km/h, partindo do 0, 13,3 s e 13,8 s, respectivamente. O consumo com gasolina, o único divulgado pela VW, é de 18,6 km/l em circuito rodoviário e 14,1 km/l no urbano.

Já o motor 1,6-litro tem 104 cv com álcool e de 101 cv com gasolina a 5.250 rpm, com torque máximo de 153 Nm e 151 Nm a 2.500 rpm, respectivamente. A máxima é de 193 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em 9,8 s com o combustível vegetal. Se o que estiver no tanque for o derivado de petróleo, os dados são de 191 km/h e 10,1 s. O consumo, também só com gasolina, é de 18,5 km/l na estrada e 13,1 km/l na cidade.

Esperemos para ver o estrago que o Renault Symbol e o Honda Aria podem fazer, mas, de momento, parece que o Voyage vai ter fila de espera.



















Fonte: Volkswagen