OFICIAL - Bentley terá concessionária no Brasil no quarto trimestre deste ano

O Brasil é muito bem servido em marcas de carros. Temos representações oficiais da maior parte das empresas relevantes no mundo. Até Pagani e Lotus, duas ausências importantes, ganharam em 2008 a Platinuss, que revende oficialmente a primeira e deve se tornar revendora oficial da segunda em breve. De todo modo, faltam ainda Aston Martin, Bugatti e Bentley. No quarto trimestre deste ano, pelo menos uma dessas ausências será suprida. A primeira revenda da Bentley na América do Sul (já existe uma no México) será no Brasil. E ela será inaugurada até o final do ano. Palavras da própria Bentley.



Essa maravilha da foto se chama Bentley Continental Flying Spur. Foi flagrada pelo MotorDicas na tarde de ontem, com um belo adesivo nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas. Os adesivos, em letras negras e com fundo branco, dizem "Veículo em teste". Como se isso fosse preciso. As placas verdes, BPZ 6696, são de São Bernardo do Campo, mais precisamente da Volkswagen, que está cuidando da tropicalização do carro. Ela é necessária para não maltratar essa joia de R$ 1,9 milhão em nosso piso e com nosso combustível.

Com o carro em solo brasileiro, faltava falar com a Bentley. Foi o que fizemos. Questionamos quando a empresa se estabeleceria oficialmente no Brasil e qual seria seu concessionário. Sérgio Habib (importador da Jaguar), Francisco Longo (representante da Ferrari e da Lamborghini), a família Senna (ex-distribuidor Audi no Brasil) e Natalino Bertin Junior (revendedor autorizado da Pagani) são apontados como os possíveis escolhidos. Segundo nossas fontes, o representante já foi escolhido e abrirá sua revenda na av. Europa em dezembro. Só resta saber qual deles será.

A assessoria da marca britânica confirmou a abertura de sua primeira concessionária no Brasil no quarto trimestre de 2009. Isso, segundo a empresa, "é condizente" com o plano de expansão da empresa e com sua estratégia de "uso de biocombustíveis". Nem seria preciso esperar pela confirmação oficial da empresa. O próprio site da marca já prepara a página que mostrará o represetante brasileiro entre as concessionárias da Bentley no mundo. No menu de países (Country), o Brasil já aparece. Clique na imagem abaixo para conferi-la em alta resolução e visite o site: www.bentleymotors.com



Toda a linha Bentley deve ser oferecida no país. Os modelos já certos para estrear por aqui são o Continental Flying Spur, que vimos ao vivo, e o Bentley mais nervoso da história, o Continental Supersports, não por acaso o único Bentley movido a etanol da história. Pelo menos até agora.

O Continental Flying Spur é um sedã de 5,29 m de comprimento, 3,07 m de entreeixos, 1,98 m de largura e 1,48 m de altura, com 2.440 kg. Seu motor W12 de 6 litros gera 560 cv a 6.100 rpm e 650 Nm de 1.600 rpm a 6.100 rpm. Com tração integral permanente, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e atinge a máxima de 312 km/h.







O Continental Supersports, que será apresentado no Salão de Frankfurt, é um cupê de de 4,80 m de comprimento, 2,75 m de entreeixos, 1,95 m de largura e 1,38 m de altura, com 2.240 kg. Seu motor W12 de 6 litros gera 630 cv a 6.000 rpm e 800 Nm de 2.000 rpm a 4.500 rpm. Com tração integral permanente, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s e atinge a máxima de 329 km/h. Ele deve ser o modelo que servirá à Bentley para avaliação do comportamento do carro com 100% de etanol no tanque.









Além do Supersports, não será de estranhar se toda a linha Bentley aparecer por aqui, sob encomenda, como o GTC Speed, o conversível mais rápido da marca britânica em toda a história.








Além dos modelos da Bentley, é possível que os Bugatti sejam vendidos na mesma revenda. É assim que funciona na Europa, por exemplo. Com isso, pode ser que tenhamos o primeiro Veyron vendido oficialmente no Brasil (ainda que uma unidade do carro já esteja em solo brasileiro, segundo dizem). Como a Bugatti deve ter em breve um segundo modelo, chamado de Royale, ele é mais um candidato a vir ao país. Amém!

Fonte: Bentley

VW Robust vai mudar de nome: o definitivo será Amarok

Quase não há mais mistérios em torno da nova picape média da Volkswagen, a primeira que ela irá vender no Brasil e a primeira no mundo que tem seu próprio desenvolvimento. Além da aparência, sobre a qual já tivemos uma boa ideia com o conceito Pick-Up, apresentado em Hanover, na Alemanha, e com a ajuda do designer argentino Jorge L. Fernández . Só faltava sair o nome definitivo da picape. Desenvolvida sob o nome Robust, ela ganhou um nome exótico, de origem esquimó, ou inuit, se você preferir. Será Amarok, lobo, naquela língua. Ou, como já a apelidaram por aqui, "A Maroca".



Pior é que, segundo o site Interpress Motor, o nome já está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Se for mantido por aqui, o que não é certo (a SpaceFox, na Argentina, se chama Suran), ou Amarok vira piada ou o povo se acostuma e adota numa boa. Na Argentina, como o Interpress Motor também destacou, o nome já está até no site oficial da marca.



Concorrente das picapes Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e a Toyota Hilux, a Amarok deve manter o comprimento da versão conceitual, de 5,18 m. Por aqui, ela deve ter motores turbodiesel com common rail (galeria única) e flex. No exterior, terá motores a gasolina. A picape, produzida em Pacheco, na Argentina, terá tração nas quatro rodas e nas rodas traseiras, cabine simples e dupla e será vendida na África do Sul, Austrália e América do Sul, além de Europa. A apresentação oficial, aliás, será no Salão de Frankfurt deste ano, em setembro. Na Argentina, as vendas começam em novembro. Podemos esperar por um lançamento simultâneo no Brasil.











Fonte: Argentina Auto Blog

Subaru venderá no Japão em julho o Plug-In Stella EV

Apesar de a Volkswagen e outros grandes fabricantes de carros dizerem que carros elétricos ainda estão distantes de ser viáveis, a Subaru deu um passo à frente e começará a vender em julho no Japão (e só lá) o Plug-In Stella EV, um carrinho elétrico baseado no Stella, que já é vendido naquele país. O Plug-In Stella EV custará 4,725 milhões de ienes, coisa de R$ 97 mil. A Subaru espera vender 170 unidades do veículo até março de 2010.



Se o preço parece salgado, ainda mais diante do carrinho, que tem 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 1,66 m de altura, pelo menos ele será elegível a subsídios do governo japonês que podem chegar a 1,38 milhão de ienes, algo em torno de R$ 30 mil. Com isso, o carro custaria cerca de R$ 67 mil. Sai mais barato do que o REVAi mais equipadinho, modelo elétrico que está à venda no Brasil.

Com um motor elétrico de 47 kW (64 cv) 170 Nm, o Plug-In Stella EV, que pesa 1.010 kg (devido às baterias), atinge uma velocidade máxima de 100 km/h, com autonomia de 90 km. O veículo pode ter até 80% de recarga em 15 minutos com um sistema de recarga rápida. O processo normal, para recuperar 100% da carga, leva 8 horas em uma tomada de 110V e 5 horas em uma de 220V.

Fonte: Subaru

Nissan Sentra SE-R, com 203 cv, vai ao Quatro Rodas Experience. E pode vir ao Brasil

O Honda Civic Si é um carro extraordinário, mas falta de competição nunca é saudável. Deve ser por isso que a Nissan pretende mostrar no Quatro Rodas Experience a versão mais nervosa do sedã Sentra, a SE-R Spec V, com motor de quatro cilindros, 2,5 litros, 203 cv a 6.600 rpm (com linha vermelha em 7.000 rpm) e 244 Nm a 5.200 rpm. Trazido no ano passado para ser mostrado a revistas, o supersedã é feito no México, o que torna sua importação relativamente simples e sem impostos.



No México, o Nissan Sentra SE-R Spec V custa 275 mil pesos, o que daria, em reais, cerca de R$ 40,3 mil. Se tivéssemos impostos menos obscenos, bastaria acrescentar os custos de transporte com o carro, mas seu preço no Brasil não sairia por menos do que o dobro deste valor. Primeiro, torcemos para que ele seja vendido por aqui. Segundo, para que tenha um preço competitivo. Por fim, para que o Brasil tenha um sistema tributário mais justo, mas isso há de precisar de reza brava...








FLAGRA! - Leitor Rafael Ferreira fotografa interior da Fiat Strada CD Locker

O leitor do MotorDicas mais uma vez sai na frente. Não só por ler o blog, mas também por ter a chance de flagrar carros que ninguém viu até agora. Foi o que aconteceu com Rafael Ferreira, de Brasília, que viu a nova picape Strada CD diante do hotel Bristol. Mais do que ver, Ferreira sacou seu celular e tirou fotos excelentes do carro e de seu interior, coisa que ninguém tinha visto até agora. Vale repetir: até agora. Veja a novidade aí embaixo.



"Eu estava voltando do trabalho quando avistei as duas picapes e seus ocupantes
dando entrada em um hotel de Brasília, que fica ao lado do escritório em que
trabalho. Após o pessoal da Fiat (imagino) sair, tentei tirar fotos do interior do
carro, já que várias do exterior da Strada CD já tinham saído", conta Ferreira. E as fotos, duas, estão aqui, para que todo mundo possa ver como o carro será, quando chegar às lojas no mês que vem.

"Infelizmente o horário (sol refletindo em tudo) e uma rede na janela traseira dificultaram um pouco, mas deu pra ver 'in loco' que realmente são dois bancos independentes e o espaço parece ser muito interessante, apesar de aparentar um teto baixo. Vi duas unidades da picape, equipadas com Locker e motor 1,8-litro", completou o leitor. A Strada CD foi desenvolvida sob o código X4, indicando que teria apenas quatro lugares, provavelmente para não concorrer com os veículos de passeio comuns.

Além do modelo Adventure, que Ferreira flagrou, haverá versões bem simples da picape à venda, como a Working, que deve ser especialmente importante para venda a grandes frotistas e empresas de manutenção. As motorizações, portanto, devem ir de 1,4-litro a 1,8-litro. O motor 1,9-litro, infelizmente, não ocupará o lugar do 1,8-litro, que é comprado da GM.

Se você flagrar algum carro novo por aí, disfarçado ou não, conseguir fotografá-lo e quiser compartilhar seu achado, não hesite em nos enviar suas fotos e nos autorizar a publicá-las. Ficaremos felizes em dividi-las com nossos outros leitores, assim como fizemos com a história de Ferreira!





Fonte: Rafael Ferreira