Os irmãos Huet realizam seu sonho com o HB Special

Em 2006, fiz a reportagem Experiência para poucos sobre dois irmãos holandeses, Tino e Paul Huet. Criados entre máquinas clássicas, como Bugatti e Alfa Romeo, o primeiro acabou se tornando diretor de arte e o segundo, piloto, mas eles queriam mais da vida. Foi com isso em mente que criaram o Classic Drivers’ Club da Holanda (www.classicdriversclub.nl), um lugar em que seus associados podem dirigir veículos antigos, como um Porsche 356 B, em ralis pela Europa e África. Vale dizer que os veículos pertencem ao clube, por isso os associados podem dirigi-los, como se os alugassem. O caso é que muitos destes veículos são tão raros que dá pena dirigi-los de modo extremo, ainda os velhinhos até gostem disso. A solução encontrada pelos irmãos Huet foi construir um veículo moderno que seguisse os princípios dos clássicos. Foi assim que surgiu a idéia de criar o HB (Huet Brothers) Special. Em 2006, o carro era apenas um projeto, que acabou desembocando nessa bela máquina aí abaixo:



O HB Special usa chassi e motor do Triumph TR6. O primeiro foi escolhido por permitir a utilização de suspensão independente nas quatro rodas, enquanto o segundo veio no pacote, mas se mostrou uma boa solução, leve e eficiente. Originalmente, o seis-cilidros-em-linha de 2,5 litros produzia entre 105 cv e 150 cv, mas os irmãos Huet aumentaram sua cilindrada para 2,7 litros e a potência para 180 cv.

Entre outras mudanças, o volante do motor foi aliviado, para o giro crescer mais rápido, e foram adotados dois carburadores SU, que se ajustam a diferentes condições de pressão. Essa característica é necessária para a aplicação que os HB Special terão, a de subir e descer estradas em montanhas.

A potência pode não parecer grande coisa, mas, considerando o peso do veículo, é mais do que suficiente para um bocado de diversão. O peso almejado no projeto era de 750 kg, mas o resultado final foi ainda melhor: o HB Special pesa apenas 711 kg, com uma carroceria de fibra de carbono de apenas 23 kg. Ainda que nem pareça necessário, os freios do Triumph TR6 foram melhorados no HB Special. Os tambores traseiros, por exemplo, são maiores. Na frente, os discos agora são "mordidos" por pinças de quatro pistões.

Os HB Special, ao contrário do que poderia parecer, não serão vendidos. Para andar em um dos 12 que serão fabricados, será preciso participar dos eventos que os irmãos Huet organizarão ao longo de 2009. O número limitado de carros, que servirá a apenas 24 clientes de cada vez, se deve ao caráter exclusivo do evento, com hotéis especiais e pequenos, e ao número de caminhões que farão o transporte dos automóveis. Serão apenas dois, com capacidade para seis HB Special cada um.

Segundo o site dos irmãos Huet, o Huet Brothers, os interessados devem entrar em contato com a empresa para escolher o passeio que farão. Ali já há dois países confirmados, Itália e Noruega, mas também entrarão nas opções Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Suécia, Alemanha, Suíça e Áustria.

Os interessados em participar terão de se encontrar em algum dos hotéis de cada passeio, que deve durar de quatro a cinco dias cada um. A idéia dos irmãos Huet é fazer 12 eventos por ano. Ao chegar ao hotel, o participante terá uma caixa com seu nome esperando por ele. Dentro dela, o "uniforme" exigido pelo evento: luvas, macacão, sapatos, capacete e óculos de competição. Segundo a empresa, todo participante deve usar o uniforme. Afinal, quando alguém é convidado para uma festa a rigor, não pode aparecer no salão de bermuda e chinelo.

Como a idéia sempre foi a de fazer um passeio com um veículo que se comportasse como um clásssico, ainda que fosse novo em folha e ajustado pelo corredor Gijsbert van Lennep, famoso na Holanda, não há equipamentos de segurança no carro: ABS, airbags e qualquer outro tipo de assistência eletrônica. Não há sequer pára-choques. Os cintos de segurança são abdominais e seguram motorista e passageiro nos bancos-concha de couro dos HB Special. Com isso, vale dirigir com a certeza de que uma batida de frente poderia levar a um encontro bruto e indesejado com o lindo painel de alumínio do carro, com as consequências que um encontro assim poderia trazer. Isso, vale lembrar, é o que aconteceria no uso de qualquer veículo clássico dos anos 1950. Esse deve ser um reforço ao pedido dos irmãos Huet de máximo cuidado com os veículos. Afinal de contas, se o carro voltar inteiro, os ocupantes também estarão bem.













Fonte: Huet Brothers

Fisker apresentará versão conversível do Karma em Detroit

O Salão de Detroit deveria ter apenas uma grande estrela entre suas apresentações, a versão de produção em série do Fisker Karma, mas haverá pelo menos mais uma grande atração no evento. E ela também vem da Fisker. Será o conceito Fisker Karma S, apresentado abaixo nessa imagem parcial, feita só para provocar.



O que a figura provoca é a curiosidade sobre a apresentação da versão conversível do Karma, já prometida antes e, como se vê, rapidamente cumprida. S significa sunset, ou pôr-do-sol. E que forma melhor de ver o pôr-do-sol existe além de dentro de um belo carro? Veja que, na foto, a coluna B não existe, um claro sinal de que o conceito é conversível.

O Karma S, como o Karma, será um híbrido plug-in, segundo sua fabricante, ainda que nós prefiramos chamá-lo de carro elétrico com autonomia estendida por um motor a combustão. O conjunto motriz vem da Q-Drive, uma empresa que o desenvolveu especialmente para a Fisker. Além da potência, de 408 cv vindos dos dois motores elétricos, o carro também pode rodar até 80 km só com a carga plena de suas baterias de íons de lítio. Quando essa carga começa a cair abaixo de um nível mínimo, um motor 2-litros Ecotec turbo de 260 cv entra em operação para recarregá-las. Considerando que a idéia desse tipo de veículo é usar o mínimo possível de combustível, ainda é um mistério por que a Fisker decidiu usar um motor tão grande e potente para a recarga, mas temos certeza de que a empresa dará uma explicação razoável para o caso em sua coletiva de imprensa, no próximo dia 12 de janeiro.

Fonte: Fisker

Lotec fará mudanças no Sirius em 2009

A Lotec GmbH tem um filho de respeito, o Sirius. Ele possivelmente foi um dos primeiros modelos de série do mundo a ter mais de 1.000 cv. Para ser mais específico, ele tem 1.200 cv a 6.300 rpm e 1.320 Nm a 3.400 rpm. Para 2009, ele também terá uma aparência muito mais interessante que a do modelo atual, especialmente na traseira.



Como nem sempre tudo são flores, a nova aparência pode ser acompanhada de um motor menor. Isso porque o V12 de 6 litros que o equipa, fornecido pela Mercedes-Benz, deve sair de linha em breve, sem um substituto com o mesmo número de cilindros. O que deve entrar em seu lugar é o V8 sobrealimentado já presente nos modelos AMG.

Mesmo com um motor menor, espera-se que a Lotec mantenha o nível de desempenho com uma bela envenenada no motor V8 e também com a redução de peso do carro, atualmente em 1.280 kg. O Sirius atual mede 4,12 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,12 m de altura, mas é possível que o novo modelo tenha medidas diferentes. A conferir, quando as informações oficiais forem divulgadas!





Fonte: Le Blog Auto