Tata Nano não será mais produzido em Singur

O Tata Nano, o carro mais barato do mundo, perdeu sua casa definitivamente. Depois de diversos protestos de produtores rurais contrários à implantação da fábrica em Singur, no Estado de Bengala do Oeste, na Índia, a Tata conversou com o governador e anunciou definitivamente sua decisão de abandonar a fábrica que já estava pronta para operar ali.



O informativo da imprensa a respeito da decisão mais se queixa de um dos políticos locais que fomentaram os protestos, Mamata Banerjee (nome adequado para boa parcela dos integrantes dessa "classe profissional"), deixando claro o retrocesso que isso representa para a região, do que aponta alternativas. Aliás, a chegada do Nano ao mercado soa completamente ameaçada. O novo local de produção ainda não foi divulgado. Se é que foi definido...









Fonte: Tata

B0 é apresentado em homenagem a Andrea Pininfarina

2008 vai ficar marcado na história da Pininfarina como um ano negro tanto quanto como um ano bom. No mesmo período de tempo morreu o presidente do estúdio, Andrea Pininfarina, e nasceu um carro no qual Andrea acreditava um bocado, o B0. O veículo elétrico, um urbanino, não é revolucionário e interessante apenas pelo "combustível" que utiliza, eletricidade, mas também por ter sido desenhado e por receber o emblema da famosa casa de design italiana.



O B0 (B-Zero, mesmo nome da plataforma dos Renault Sandero e Logan) será produzido em massa em Turim no final do ano que vem e será vendido como um legítimo Pininfarina. Sem ter suas dimensões exatas divulgadas, o carrinho terá quatro lugares e quatro portas. A velocidade máxima, de 130 km/h, serve para evitar que a bateria se descarregue rapidamente. A autonomia chega a 250 km, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 s.

A Pininfarina vinha lutando para melhorar seus resultados financeiros. Fica a torcida para que o B0 venda como picolé em dia quente, o que pode ajudar a empresa a voltar ao trilho. Se ele fosse importado para o Brasil, então, certamente já haveria fila para comprá-lo.













Fonte: Pininfarina

Venturi Volage mostra como será o futuro do automóvel

Vocês já devem ter lido dezenas de vezes sobre carros elétricos, inclusive aqui, mas a maioria de vocês deve imaginar os carros elétricos quase como automóveis comuns, com um motor sob o capô, rodas que viram e braços de suspensão. E se tudo isso estivesse prestes a mudar? Vocês podem duvidar, mas a Venturi e a Michelin juntaram forças para apresentar como os automóveis devem ser no futuro. E não só em aparência, quesito no qual o Volage se sai muito bem, mas principalmente em concepção.



Para começar, o Volage não tem um motor elétrico só, mas oito, dois em cada uma de suas quatro rodas. Dos dois motores, um cuida da tração propriamente dita e o outro de controlar a suspensão do carro, que também fica dentro da roda! Esse sistema, criado pela Michelin, é chamado de Active Wheel.



No diagrama acima, meramente ilustrativo, é possível ver cada uma das peças deste sistema fantástico. O Volage usa motores mais fortes, de 55 kW em cada roda. Isso equivale a 75 cv (um motorzinho 1-litro dos bons). Somando todos os motores, chegamos a 220 kW, ou 300 cv. Em um carrinho de apenas 1.075 kg, isso é rock'n'roll! O pequeno Venturi vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 s e tem uma máxima limitada a 150 km/h, para manter a carga, que, a 90 km/h constantes, dá uma autonomia de 320 km.

Voltando ao Active Wheel, ele incorpora tração, frenagem e suspensão do carro. Com tudo isso, acaba eliminando todas as ligações mecânicas entre os sistemas e seus comandos. Em suma, não há sistemas hidráulicos de freio, não há cabo de acelerador nem caixa de direção. Tudo é "by wire", eletrônico. Para virar, o carro usa a diferença de rotação de suas rodas. Elas, como se pode ver abaixo, são fixadas ao chassi, de fibra de carbono. Dentro do chassi estão as baterias de polímeros de lítio que alimentam o sistema.







Com 3,97 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,24 m de altura e bitolas diferentes na dianteira (1,53 m) e na traseira (1,63 m), o Volage tem entreeixos de carro médio-grande, 2,70 m, mas lugar para apenas duas pessoas. Na dianteira, calça pneus 205/40 R18 e, na traseira, 235/45 R18, Michelin, evidentemente. Com assoalho plano, seu desenho foi ditado pela aerodinâmica e é assinado por Sacha Lakic, criador de motos como a Bimota DB3 Mantra e de outro Venturi, o Fétish.

Como não podia deixar de ser, este carro-conceito, de conceito, também tem muito pouco. O Volage será fabricado em série por volta de 2012 quase exatamente como foi apresentado. Sua produção, à mão, será bastante limitada, mas é um começo para o que se espera do futuro. Pelo menos alguns terão acesso a ele. Esperamos que não demore muito até que todos nós possamos pensar nele de maneira concreta.









Fonte: Venturi

Renault Mégane Coupé faz sua primeira aparição em Paris

A Renault já divulgou fotos e informações do Mégane III de cinco portas, mas do modelo com três portas as únicas imagens que vimos foram de fotos de segredo. Pois no Salão de Paris a Renault resolveu acabar com o suspense e mostrar o Coupé sem parcimônia. E não é que o hatch médio agradou?



Apesar de termos as fotos, não podemos dizer que temos toda a informação que gostaríamos de ter (como uma tabela com dados técnicos faz falta...). Ainda assim, sabemos que tanto com cinco quanto com três portas o Mégane tem 4,30 m de comprimento e entreeixos de 2,64 m. Deve haver alguma diferença em altura devido ao perfil mais esportivo do cupê, mas pelo menos uma diferença é certa: o porta-malas do modelo de cinco portas é de 405 l, enquanto o do de três portas é de 377 l.

A oferta de motores, como está se tornando costume com modelos europeus, é mais favorável aos diesel. Há sete deles na linha do Mégane: dCi 85, dCi 105, dCi 90, dCi 110, dCi 130 e, num futuro próximo, dCi 160 BVM (câmbio manual) e dCi 150 BVA (transmissão manual). No que se refere aos modelos a gasolina, haverá um 1,6-litro 16 e um 2-litros 16V, semelhantes aos usados no Brasil, com possibilidade de versões flexíveis em combustível, além dos turbinados TCe 180 e TCe 130. A promessa da Renault é que todos são muito econômicos e, portanto, emitem pouquíssimo CO2.

Para desapontamento dos clientes de países emergentes, a Renault diz que a nova família Mégane foi pensada para o consumidor europeu. Tomara que os clientes com gostos europeus, como os brasileiros, tenham a chance de comprar e dirigir esses carros. O quanto antes, melhor.









Fonte: Renault

GTbyCitroën, o carro que saiu dos videogames

O game Gran Turismo sempre foi sensação entre os fãs de carros. Isso porque ele permitia dirigir carrões reais em um ambiente virtual. Mas e se o contrário fosse possível? E se desse para trazer à realidade um carro que era apenas virtual? Deu. Foi isso que a Citroën, em parceria com a Polyphony Digital Inc., criadora dos Gran Turismo, fez com o GTbyCitroën, carro-conceito mostrado hoje no Salão de Paris.



Com 4,96 m de comprimento, 2,08 m de largura e só 1,09 m de altura, o GTbyCitroën, no Gran Turismo 5, usa célula de combustível para mover seu potente motor elétrico e encarar feras como Nissan GT-R e outros. Na vida real, como a empresa não informa o que impulsiona o bicho (nem se ele é capaz de se mover sozinho ou se é só um modelo em escala 1:1), fica a torcida para que ele seja funcional. E que, no futuro, ele encontre o caminho da produção em série, mesmo que para uns poucos privilegiados (o que é o mais provável.

















Fonte: Citroën

VAZOU! - Nissan Nuvu aparece antes de sua apresentação oficial

A Nissan só apresentará seu novo carro-conceito, o Nuvu, amanhã, mas nós já temos uma imagem do carrinho que vazou na internet, assim como algumas informações sobre o modelo.



O carrinho (com 3 m de comprimento, 1,70 m de altura e 1,55 m de largura, com um entreeixos de 1,98 m) é um 2+1 lugares movido exclusivamente a eletricidade. Suas baterias de íons de lítio dão a ele uma autonomia de 125 km, com velocidade máxima limitada a 120 km/h, o suficiente para rodar em qualquer estrada do mundo, ainda que ele seja um bicho urbano. Há quem diga que o Nuvu antecipa a próxima geração do Micra, mas teremos de esperar para ter certeza.

No Salão de Tóquio do ano que vem a Nissan pretende apresentar seu primeiro veículo elétrico de produção em série, mas ele não terá muito em comum com o Nuvu a não ser seu conjunto motriz elétrico e as baterias de íons de lítio. Segundo consta, o desenho será mais conservador.

Fonte: Nissan via MotorAuthority

TAC Stark, o jipinho catarinense, terá motores Fiat

O TAC Stark fez sua primeira aparição ao grande público no Salão do Automóvel de 2006. Ali, o presidente da empresa anunciou que o carro seria o primeiro jipe com motor flex do Brasil, mas ele demorou tanto a aparecer que o Mitsubishi Pajero TR4 ganhou a primazia. Depois disso, o carrinho aparecia aqui e ali, mas produção que é bom, nada. Pelo menos até o anúncio de que, na terça-feira da semana que vem, a TAC assinará seu contrato para fornecimento de motores. E quem vai fornecê-los é a FPT, ou Fiat Powertrain.



Como a idéia do jipe sempre foi a de usar um motor flexível, e o Stark, de início, foi apresentado com um motor 1,8-litro Volkswagen, tudo aponta para o novo motor 1,9-litro (1,85-litro, no máximo, mas vá lá...) de 130 cv com gasolina e 132 cv com álcool que a Fiat adota no Linea e que deve, em breve, passar aos outros carros da marca italiana que hoje usam o 1,8-litro de origem GM. Outra possibilidade, mais remota, é o uso de motores 1,6-litro Tritec, mas o aspirado é fraco para um jipe e o turbo é complexo demais para uso no fora-de-estrada.

Se a opção fosse por um motor a diesel, a FTP também teria boas opções, mas seriam importadas, o que encareceria o jipinho nacional, que faz jus a essa motorização por ter tração nas quatro rodas e marcha reduzida.

Com 4,08 m de comprimento, 1,91 m de largura (contando retrovisores), 1,83 m de altura e 2,54 m de entreeixos, o Stark ainda aparece no site oficial da empresa como um veículo impulsionado pela Volkswagen. Com o acordo com a FPT, quem sabe ele não sai das intenções e chega às ruas?









Fonte: FTP (Fiat Power Train) e TAC Motors

Audi revela a versão de cinco portas de seu futuro A1

A Audi mostrará hoje em Paris a versão de cinco portas de seu futuro A1, ainda que apenas como "carro-conceito". O novo modelo, oficialmente chamado de A1 Sportsback Concept, é a versão de luxo da nova plataforma pequena do grupo Volkswagen, a PQ25, já em uso no Skoda Fabia e no Seat Ibiza. O próximo a adotá-la será o novo VW Polo, possivelmente a partir de março do ano que vem, no Salão de Genebra. Nada impede que a VW o segure até o Salão de Frankfurt, em setembro, ainda que, com o novo Fiesta nos calcanhares, ela não deva querer prolongar demais esse lançamento.



No que se refere ao A1, o conceito apresenta o já conhecido motor 1,4-litro TFSI, combinado com um motor elétrico, o que o torna um híbrido. A transmissão é uma manual automatizada de dupla embreagem, a S-Tronic, que ajuda o carrinho de 4 m a atingir os 100 km/h, partindo do 0, em 7,9 s. O consumo de combustível anima, assim como as emissões de CO2: são de respectivamente 25,6 km/l e 92 g/km.

A Audi desconversa, mas, considerando que o novo Polo deve ser produzido no Brasil, a marca poderia retomar a produção nacional com o novo A1. Vendido como carro de luxo, ele seria uma alternativa e tanto para ela expandir mercado e para conseguir importar veículos mais luxuosos com vantagens em impostos.









Fonte: Audi via World Car Fans

Lamborghini finalmente revela seu cupê de quatro portas, o Estoque

Depois de tantas imagens picadinhas, finalmente podemos ver o novo Lamborghini Estoque (não Urus, como a Automotive News publicou). O novo cupê de quatro portas da marca de Sant'Agata Bolognese foi revelado hoje e se mostra tão bonito quanto esperávamos que fosse. Talvez até mais.



A Lamborghini havia dito que o Estoque seria um novo mundo e não exagerou. O carro será um novo mundo para a marca quando começar a ser vendido, em 2010. O atual modelo "conceitual" usa o mesmo motor aplicado ao Gallardo LP 560-4, um V10 de 5,2 litros que gera 560 cv. Nos planos para o modelo de produção em série há outros motores, como um V8 turbinado, possivelmente o mesmo usado no Audi R8, mas, considerando a gama de motores do grupo Volkswagen, qualquer um pode se abrigar sob o capô dianteiro do carrão.

Como em todos os Lamborghini atuais, o Estoque tem tração integral permanente. Entre seus dados de dimensão, nota-se que ele não liga em ser discreto: tem 5,15 m de comprimento. Assim que tivermos fotos melhores e mais informações, atualizamos este post.









Fonte: Lamborghini via L'Auto Journal