Todos os cães merecem segurança

"Bom dia, Gustavo.

Gostei muito de suas dicas ao visitar sua página e resolvi escrever para pedir sua opinião na escolha de um novo carro. 

Hoje meu marido e eu temos um Honda Civic 99 automático que nos atende muito bem até o momento. Contudo, nossa família cresceu e estamos buscando uma nova opção, usada, até uns R$ 40 mil.

Bem, temos dois bassets (um hound e uma daschund) que se comportam muito bem no banco de trás do Civic usando o cinto de segurança próprio, mas adotamos dois cães recentemente de porte médio e buscamos uma alternativa que transporte todos em segurança e com conforto.

Nossos passeios se resumem principalmente a idas ao parque aos domingos e viagens ao Rio de Janeiro de vez em quando.

Pesquisando sobre bons carros para quem tem cães, vi algumas possibilidades, como Subaru Forester, Kia Soul, Hyundai Santa Fe e alguns que nem são comercializados no Brasil, como o Honda Element e o Toyota Venza.

Nossa preocupação principal é ganharmos qualidade no transporte de nossos cães e mantermos o mesmo nível de carro, pois já nos acostumamos com o câmbio automático, o conforto e confiabilidade do Honda, além de não sentirmos uma diferença gritante no consumo, já que nosso Honda tem um consumo baixo: de 10 km/l a 12 km/l na cidade, chegado até 15 km/l na estrada.

Desde já agradeço a atenção.

Helen M."

Boa noite, Helen, tudo bem com você e com a turma?

Em primeiro lugar, parabéns por transportar os cães de uma maneira responsável. Não só pela integridade física deles, mas também pelas de seu marido e sua. Solto no carro, qualquer animal, ainda que de pequeno porte, representa um perigo enorme em acidentes ou desacelerações bruscas.

Infelizmente não temos no Brasil carros que sejam considerados amigáveis com cachorros, como o Venza e o Element, mas, pelo que você me disse, o ideal seria um carro que ofereça três fileiras de bancos, para levar cada um dos animais em um assento. Nessa faixa de preço, a melhor opção com isso em vista é a Chevrolet Zafira.


Por R$ 40 mil, você consegue comprar uma dez anos mais nova que seu Civic atual, ou seja, 2009. Ela é espaçosa, tem peças fáceis de encontrar e deve garantir segurança e conforto a todos os seus cachorros. O problema dela é consumo, bem mais alto que o do Civic.

Até há opções importadas que talvez consigam atender essa necessidade de transporte, com três fileiras de bancos mas elas vão te penalizar em custo de manutenção e de seguro. As que você apontou a obrigariam a carregar seus cães no porta-malas, algo que, tenho certeza, você não quer que aconteça.

Espero que isso a ajude.

Atenciosamente,

Gustavo


Automáticos econômicos: é possível ter os dois?

"Olá, tenho um Peugeot 408. Ele faz 5,8 km/l na cidade.

Já levei na concessionária, mas não melhorou. Sou mulher, não entendo de carro, mas estou desesperada com o consumo do meu sedã. Quero trocá-lo, mas gostaria de saber qual é o carro automatico mais econômico para a cidade.

Pego trânsito intenso e viajo muito pouco com o carro. Tenho filhos e preciso de um carro razoavelmente espaçoso (tenho duas cadeirinhas), mas, principalmente, econômico. Rodo, por dia, uma média de 50 km. Escola, trabalho e horários de rush, muitos congestionamentos e não gostaria de voltar para carro mecânico.

O que fazer? Aguardo uma resposta sincera, ok? Abasteço com gasolina comum. Quando tentei o álcool, a frustração foi maior ainda. Aguardo sua dica.

Obrigada,

Cristiane S."

Boa tarde, Cristiane. Sua consulta veio bem a calhar. Aliás, é uma das mais comuns que venho recebendo. Muita gente, em busca do conforto no trânsito cada vez pior de nossas cidades, anda apelando para os automáticos, mas toma um belo de um susto com o quanto o carro bebe. Pois é: automáticos gastam bem mais que modelos manuais (mecânicos todos são). Se você pretende partir para esse universo de conforto, saiba, de antemão, que ele cobra seu preço.

Considerando que o consumo te preocupa, perder dinheiro também deve incomodar. Com isso em mente, e sabendo que o 408 foi lançado em 2011, ou seja, há cerca de dois anos, já te digo: vender é o pior negócio, especialmente se você comprou o carro 0 km, como parece ser o caso. Como a desvalorização é muito alta, logo que se tira o carro da revenda (cerca de 20%), o ideal é só começar a pensar a vender depois de uns três anos de uso. Pelo menos. Por isso, não venda seu 408. Não agora. O que você pode perder no negócio paga a gasolina e ainda sobra algum.

Qual é, então, a solução para seu caso? Um jeito diferente de dirigir. Para os automáticos gastarem pouco, não se pode guiá-los como se guia um modelo manual. É preciso ser muito mais suave ao acelerador, mas não só. Seguem abaixo umas dicas que escrevi em uma reportagem antiga, de 2009, mas que ainda são bem atuais:

• Reduzir a velocidade suavemente e manter uma pressão sempre uniforme no acelerador.
• Acelerar e reduzir a velocidade do carro sempre de forma gradual.
• Manter uma distância segura do carro da frente e antecipar as condições do trânsito à frente.
• Diminuir a velocidade do carro devagar até chegar a semáforos fechados e a sinais de pare; acelerar para chegar antes gasta combustível e freios à toa.
• Minimizar o uso de aquecedores ou de ar-condicionado para reduzir a carga que o motor tem de suportar.
• Fechar janelas em alta velocidade para reduzir o arrasto aerodinâmico.
• Acelerar e aproveitar o impulso para dar um descanso ao acelerador, voltando a pisar, de leve, no acelerador só quando a velocidade cair.
• Aumentar a velocidade antes de pegar uma subida e aproveitar a descida para ganhar velocidade sem acelerar.
• Evitar lombadas, valetas e buracos, que diminuem a velocidade do carro.

Além desse guia, o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) desenvolveu uma cartilha muito útil. Vale dar uma conferida.

No caso de seu 408, a coisa é pior porque ele tem apenas quatro marchas. Quanto menos marchas tem um câmbio, pior de consumo ele tende a ser. Isso porque há situações em que ele parece pedir marcha, porque a rotação cresce muito, e, na marcha seguinte, é como se ele estivesse sem vontade de andar. Já notou isso? Sempre recomendo que se evite os automáticos de quatro marchas. São os mais gastões, além de muitos terem um histórico de problemas mecânicos. Em sua próxima compra, tenha isso em mente.

Por fim, enquanto você mantiver o 408 na garagem, recomendo que você economize... usando etanol. Como, você vai perguntar? Simples: os Peugeot e Citroën são todos otimizados para rodar com álcool. O combustível acaba mais rápido? Sem dúvida, mas você gasta menos.

Dos automáticos disponíveis na mesma faixa de preço do 408, com um tamanho parecido, o que eu te recomendaria seria o Nissan Sentra.



Além de ter ganchos Isofix para a cadeirinha de seus filhos, este sedã é flex e econômico por uma questão: ele usa câmbio CVT, um dos automáticos mais econômicos no mercado. O Sentra também está num preço muito bom, mas isso se deve a uma questão: ele muda, se não neste ano, no ano que vem no Brasil. Por conta de sua nova geração, que pode ser vista abaixo:



O modelo novo deve manter as qualidades, mas com aperfeiçoamentos. Ele é mais leve, maior e mais econômico que o atual. Recomendo, portanto, que você continue com o 408, mas que dirija seguindo as dicas que te encaminhei. Quando o novo Sentra chegar ao mercado, se você já tiver completado pelo menos três anos com o 408, venda-o e compre este japonês-mexicano.

Se o carro não te agradar, procure por modelos com câmbio CVT ou automatizados de dupla embreagem. O mais acessível, atualmente, é o Ford EcoSport, mas ele não te atende no quesito espaço.

Espero que isso a ajude a fazer uma boa compra.

Atenciosamente,

Gustavo

VAZOU! - Veja as primeiras imagens do Porsche Macan

O site Burlappcars.com acabou de publicar imagens que, segundo o autor, parecem ser projeções do novo Porsche Macan, o Audi Q5 da marca alemã. Previsto para ser o Porsche mais acessível, o Macan deve ser lançado nos EUA, provavelmente no Salão de Nova York. A mecânica deve variar de um 2.0 turbo de cerca de 220 cv e de um V6 3.0 biturbo de mais de 370 cv. As transmissões devem ser a PDK, automatizada de dupla embreagem, e um manual de sete marchas.



P.S.: Isso é projeção, mas o carro final deve ficar bem parecido. Aguardemos.

Fonte: Burlappcars.com

Picape para o trabalho e para a família

"Bom dia,

Entrei no site por acaso e me interessei por uma dica de uma pessoa mais especializada em carros. Me chamo Humberto e sou veterinário. Possuo uma Saveiro G5 com 35.000 km rodados, sendo mais de 50% estrada de terra de média qualidade (se é que existe isto). Gostei bastante da Saveiro (tirando os barulhos), pois preciso de caçamba (tenho uma propriedade rural). Recentemente, a família aumentou e, assim, necessito de um veículo com mais de dois lugares, porém que tenha uma certa rusticidade para rodar em estrada de terra.


Não abro mão do ar e direção. Acredito que, após vender a Saveiro, por cerca de uns R$ 32 mil, terei R$ 40 mil para investir em um novo veículo. Quais seriam as melhores opções? Como já citei, moro na zona rural, e tenho pesquisado sobre a Toyota Hilux e a Mitsubishi L200 (ambas cabine dupla) por volta do ano 2002 a 2004. Será que valem a pena?


Abraços,

Humberto O."

Salve, Humberto, tudo bem?

Primeiro, parabéns pelo aumento da família. Segundo, você é um dos poucos casos em que eu realmente indico uma picape: precisa da caçamba e roda em estradas de terra. Como a família aumentou, a melhor opção é uma cabine dupla.

Os dois modelos que você citou eu não indico por uma razão: já saíram de linha há muito tempo e, com o valor que você pode pagar, estão muito usados, a não ser que você dê a sorte de encontrar uma picape que rodou pouco. Difícil.

Pelos R$ 40 mil, você consegue comprar ou uma Chevrolet S10 2007 ou 2008 e uma Ford Ranger XLT 2008 ou 2009. Pessoalmente, eu recomendo a Ranger: é mais nova e eu considero mais bonita que a S10. 





A desvantagem dela é ter fabricação argentina: ainda que os carros "hermanos" sejam tratados como nacionais, eles podem sofrer com a falta de peças. Não custa checar. Uma forma fácil de fazer isso é cotar o seguro das duas. A que tiver os valores mais baixos provavelmente será a mais fácil de manter.

Para seu caso, que roda relativamente pouco, não recomendo um modelo a diesel: para se pagar, ele tem de rodar muito. O seguro também é muito alto por conta dos roubos e furtos; os motores são usados como geradores. Além disso tudo, o diesel foi considerado uma substância carcinogênica, ou seja, que pode causar câncer.

Por fim, não se esqueça de usar cadeirinhas para carregar o filhote. As melhores trazem selos do Inmetro e, cá entre nós, eu compraria apenas um modelo com Isofix, um sistema de ancoragem das cadeirinhas que fica na própria estrutura do veículo. É muito mais seguro. Por favor, não faça como o bando de irresponsáveis que eu vejo por aí carregando crianças soltas no banco de trás ou, pior, no colo, no banco da frente.

Espero que isso te ajude a fazer o melhor negócio.

Um abraço,

Gustavo