Como seria o EcoSport do novo Fiesta? Espia aqui!

A Ford tem planos para produzir ou importar do México a nova geração do Ford Fiesta. O que é certeza é que o utilitário baseado neste veículo seria feito por aqui, mais especificamente em Camaçari, na Bahia. E como poderia ser este novo utilitário? Jorge Luiz Fernández arrisca o seguinte palpite:



Cá entre nós, achamos que o EcoSport seguirá uma linha mais arredondada, sim, mas com uma dianteira mais ao estilo do Ford Kuga, para manter a identidade da família de utilitários. A da projeção se parece demais com o Fiesta, o que poderia fazer a Ford ouvir, mais uma vez, que o EcoSport é só um Fiestão.

O novo utilitário deve aparecer por volta de 2011. 2010 parece um prazo curto demais para a criação do novo modelo.

Fonte: Area75 Car Design

Designer mostra como pode ser reestilização do VW Fox

O designer Jorge Luiz Fernández não parou nas projeções do novo Projeto Viva, sucessor do Chevrolet Corsa. Sabendo da reestilização que o VW Fox deve sofrer em 2009, depois de cinco anos de mercado, ele se inspirou no conceito up!, que deve dar origem ao novo Lupo, na Europa, para chegar a este desenho. Na verdade, a dois, sempre levando o up! em consideração.



As mudanças, mínimas, afetariam apenas o conjunto óptico, capô, parachoque e paralamas dianteiros. Na traseira, uma lanterna com elementos circulares deve substituir a peça atual. Elas serviriam para deixar o Fox alinhado com a nova identidade visual da marca, nascida com o Scirocco e reforçada com o Golf VI.

A falta de uma grade dianteira tradicional é bem pouco provável, mas os faróis parecem bem próximos dos que devem ser apresentados pelo novo Fox. Esperemos pelas mudanças para confirmar se Fernández acertou.



Fonte: Area75 Car Design

Chevrolet Viva aparece em desenhos de Jorge Luiz Fernández

Quando o Chevrolet GPiX apareceu pela primeira vez, nós prontamente avisamos vocês a respeito do que aquele conceito denunciava. Ele era uma antecipação do Projeto Viva, que deve colocar no mercado o substituto do atual Corsa, ainda que a GM diga que os modelos devem conviver. Agora, o designer argentino Jorge Luiz Fernández nos dá uma idéia de como deve ser o modelo de produção em série:



Na imagem acima o que se vê são as duas versões do Viva, com cinco e três portas. No mercado brasileiro, a versão de três portas dificilmente encontrará o caminho da produção em série, a não ser que exista demanda por ela no exterior.




Fonte: Area75 Car Design

Peugeot apresenta sua idéia de crossover, o 3008

Quando a Peugeot apresentou o Prologue, nós avisamos a nossos leitores que ele seria chamado (ou numerado) de 3008 em sua versão de produção em série. Hoje o carro foi oficialmente apresentado pela fabricante francesa, mas ele não traz tração nas quatro rodas, como todos esperavam. Esse equipamento foi adiado para 2011, quando a companhia apresentará o 3008 equipado com o sistema HYbrid4.



Enquanto o carro não apresentar o equipamento, ele será apenas um veículo de tração dianteira, muito semelhante a uma minivan, mas se a Peugeot o chama de crossover só porque ele pode usar rodas de aro 18", não colocaremos nenhum obstáculo a isso. A marca sabidamente tem problemas em dar nome a seus carros, como constatamos aqui no Brasil com o 206,5, que ela chama de 207, modelo que ela já vende na Europa e que é maior e mais moderno que o modelo brasileiro.

Quando o modelo 2011 do 3008 for lançado, ele apresentará um motor elétrico sob o porta-malas que impulsionará as rodas traseiras. Será, possivelmente, o mesmo motor elétrico mostrado no Prologue HYbrid4, com 37 cv (27 kW), e ele deve ser casado com o motor 2-litros turbodiesel de 163 cv (120 kW), o mais potente oferecido na linha. Com esse conjunto, ele pode apresentar um consumo de 24,4 km/l e emissões de apenas 109 g/km de CO2.

O 3008 é, como o nome denuncia, construído sobre a base do 308. Ele tem 4,37 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura, com um entreeixos de 2,61 m. Seu peso vai de 1.399 kg (no modelo 1,6-litro a gasolina) até 1.539 kg (para o modelo com motor 2-litros a diesel com câmbio automático de seis marchas). Os pneus podem ir da medida 215/60 R16 à 235/45 R18, dependendo do nível de acabamento escolhido para o carro.

No que se refere aos motores, há duas opções a gasolina e três a diesel. Os a gasolina são um 1,6-litro de 120 cv (88 kW) a 6.000 rpm e 160 Nm a 4.250 rpm e outro 1,6-litro, turbo, que chega aos 150 cv (110 kW) a 5.800 rpm e 240 Nm a 1.400 rpm.

Os motores a diesel são um 1,6-litro que gera 110 cv (80 kW) a 4.000 rpm e 240 Nm a 1.750 rpm e um 2-litros que tem duas potências diferentes: 150 cv (110 kw) a 3.750 rpm e 163 cv (120 kW) a 3.750 rpm. O torque é o mesmo para as duas opções do motor 2-litros: 340 Nm a 2.000 rpm.

O compartimento do porta-malas leva 432 l com os bancos em posição normal e até 1.241 l com os encostos rebatidos. Além disso, o porta-malas pode ser dividido em dois níveis horizontais, com a porta traseira também dividida. Ela pode ter só sua parte superior aberta ou a superior e a inferior ao mesmo tempo.

Outro dispositivo interessante do 3008 é o mostrador em policarbonato, que leva aos olhos do motorista informações como velocidade e distância do carro da frente sem que ele precise desviar os olhos da pista. Inclua no pacote faróis bixenônio, freio de estacionamento elétrico e assistência a saídas em subida. Os preços do "crossover" da Peugeot ainda não foram divulgados.



















Fonte: Peugeot

Volkswagen BlueSport, o candidato a trazer de volta o 914

Antes do Salão de Detroit, rumores davam conta de que a Volkswagen levaria ao evento um roadster. Este carro seria, tanto para a VW quanto para a Porsche, uma forma de trazer o 914 de volta à vida. Parte dos rumores se confirmou com a apresentação do conceito BlueSport. A outra parte, sobre o retorno do 914, só será confirmada com o tempo.



Seja o que for que o futuro reserve ao BlueSport, este roadster de 3,99 m usa um motor a diesel de 2 litros e quatro cilindros TDI capaz de gerar 180 cv. Com ele, o BlueSport vai de 0 a 100 km/h em 6,6 s e atinge a máxima de 226 km/h. O BlueSport também tem 1,26 m de altura, 1,75 m de largura e um entreeixos de 2,43 m, medidas que o colocam em pé de igualdade com o 914.

Outro ponto em comum com o 914 é a posição do motor, central traseira, com tração nas rodas traseiras. A evolução fica por conta da transmissão DSG, uma manual automatizada de dupla embreagem, com seis velocidades.

Como o carro é movido a diesel, ele é tão divertido quanto econômico, fazendo 23,3 km/l. A Volks pode até não confirmar que o BlueSport é a semente do futuro 914, mas em seu informativo de imprensa ela diz claramente que ele representa "o retorno do roadster compacto". Para bom entendedor...





















Fonte: Volkswagen