BMW apresenta o PAS, ou melhor, o "conceito" Série 5 GT

A BMW tinha um veículo em desenvolvimento que era um mistério e tanto. Chamado de PAS, ou Progressive Activity Sedan (Sedã de Atividade Progressiva), ele poderia ser uma espécie de perua ou de hatchback do Série 5, mas ninguém sabia muito mais do que isso. Agora sabemos. Eis aí o BMW Série 5 GT Concept, que será oficialmente apresentado em março no Salão de Genebra.



O carro acabou sendo realmente um meio termo entre sedã, hatchback e perua, tudo por conta de seu enorme entreeixos, de 3,07 m, seu banco traseiro deslizante, que deixa o interior com espaço de Série 7 e porta-malas de 430 l ou com interior de Série 5 e porta-malas de 570 l, sua tampa traseira que se abre em dois estágios e a linha de teto que lembra um cupê, a exemplo do que acontece com o X6. A dianteira, vale lembrar, antecipa o que será o futuro sedã da Série 5.

Ainda não há informações sobre motores, mas a apresentação oficial, no salão suíço, deve esclarecer o caso. O que temos como certa é a produção do novo veículo, que vem sendo flagrado em testes pelo mundo todo. E os protótipos são quase exatamente iguais ao carro-"conceito" que a BMW apresentará em março. A versão de produção em série deve ser a "surpresa" da marca para o Salão de Frankfurt, em setembro deste ano.

The car will be officially unveiled to the public at the Geneva Motor Show, but these pictures, taken from an anticipated presentation to the media, makes us perceive 7 Series and X6 styling cues on the new car. And also foretell how the future 5 Series will look like.









Source: 5post.com via AutoBlog

Volswagen divulga as primeira imagem do NMS, seu futuro sedã médio

Qual é a melhor maneira de conseguir um excelente número de vendas em um país? Abrir uma fábrica é certamente a resposta e isso é o que a Volkswagen planeja fazer nos EUA, mais especificamente em Chattanooga, no Tennessee. O primeiro produto a deixar as linhas de produção, em 2011, será o NMS, nome código de Novo Sedã Médio (New Mid-size Sedan), um carro que a montadora alemã apresentou de maneira leve na imagem abaixo.



Este sedã deve oferecer tanto espaço interno e de porta-malas quanto o atual Passat, segundo a VW, o que deve assegurar excelente conforto ao novo veículo. Os motores que o equiparão devem ser os TFSI e FSI, a gasolina, e os TDI, a diesel.

O NMS, que ainda terá seu nome definitivo escolhido, também será vendido em outros mercados e terá uma plataforma mais simples de construir do que a do atual Golf VI. Isso deve colocá-lo em mercados emergentes, como Índia, Rússia e Brasil. Uma versão hatchback do sedã também deve ser utilizada para substituir o Golf IV nestes países.

Fonte: VW via CarScoop

Porsche Panamera mostra ter mais a oferecer que um rostinho diferente

Quando você aposta tudo que tem em apenas uma de suas habilidades, pode acabar se dando mal se essa habilidade deixar de ser considerada interessante. É por isso que pessoas e empresas tentam ter mais de um talento. A Porsche é conhecida por seus esportivos, mas sentiu que tinha de ser mais versátil. Daí o Cayenne, um utilitário esportivo de altíssima performance, mas utilitário. Agora a empresa alemã terá um carro familiar. Novamente, de altíssima performance, mas carro de família (rica). O nome deste veículo é Panamera, como vocês já sabem. O que você não conhecia era o interior do carro. E ele é tão impressionante quanto o exterior.



Os assentos dianteiros têm oito regulagens elétricas e os assentos traseiros também podem ter as suas, opcionalmente. O couro nestes bancos pode ter 13 padrões, quatro dos quais combinações bicolores. O acabamento pode ser encomendado em sete acabamentos diferentes, indo de fibra de carbono a madeiras nobres, como a oliveira.

A segurança é garantida por airbags espalhados pelo carro todo: na frente, laterais, como cortinas e até nos joelhos. Os bancos traseiros, dois e individuais, podem ter airbags laterais, também, se o comprador do carro quiser pagar a mais por eles.

A regulagem do volante também é elétrica, o que não encerra os itens de conforto deste cupê de cinco portas. O sistema de ar-condicionado pode ser regulado individualmente em cada um dos quatro bancos do carro tanto em temperatura quanto em velocidade.

Quem ama sistemas de som além do barulho do V8 que equipa as versões iniciais do Panamera vai gostar de saber que a Burmester criou o High-End Surround Sound System, um sistema de alta fidelidade em reprodução, para o Panamera. Ele usa 2.400 cm² de membranas sonoras, o que se traduz em 16 alto-falantes espalhados pelo carro, cada um com seu próprio canal de amplificador. São mais de 1.000 W. Para arrematar, um subwoofer ativo com um amplificador de 300 W Classe D completa o pacote.

O compartimento de bagagem tem tamanhos diferentes, dependendo da versão do carro. Para as versões S e 4S, ele tem a capacidade de carregar 445 l. Para a Turbo, o volume de carga é de 432 l. A Porsche divulgou logo de início que o Panamera teria 450 l de porta-malas, o que deve ficar para a versão de entrada, equipada com um motor V6 de 3,6 litros e 300 cv, que só será oferecida mais adiante.

As versões S, 4S e Turbo, as primeiras a serem vendidas, virão com um motor V8 de 4,8 litros. A S e a 4S terão 400 cv (294 kW). A S vem de série com uma caixa manual de seis marchas e tração traseira, mas pode ser opcionalmente equipada com a transmissão manual automatizada de dupla embreagem DPK, com dupla embreagem. Com esse câmbio, o Panamera S atinge 283 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 5,4 s. O Panamera 4S, que vem equipado de série com tração nas quatro rodas e a caixa PDK, atinge a máxima de 282 km/h, mas é mais rápido: 5 s para ir de 0 a 100 kkm/h.

São números impressionantes, mas nada que se compare ao Panamera Turbo, que conta com dois turbocompressores para levar o V8 4,8-litros aos 500 cv (368 kW). Ele também conta com PDK e tração nas quatro rodas de série e chega aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 4,2 s. A velocidade máxima é de 303 km/h.

Os preços para estas versões do Panamera são respectivamente de 94.575 euros (R$ 277,8 mil) para o S com câmbio manual de seis marchas, 98.085,50 euros (R$ 288 mil) para o S com PDK, 102.251 euros (R$ 300,3 mil) para o 4S e 135.154 euros (R$ 397 mil) para o Turbo. As vendas começam depois da apresentação oficial do carro, em abril, na feira AutoShanghai, na China.














Fonte: Porsche

Tesla revela primeira foto do sedã Model S

O Fisker Karma deve começar a ganhar competidores muito em breve. Além do Chevrolet Volt, a Tesla também quer oferecer uma solução limpa para mais de duas pessoas. Ele se chamará Model S e será oficialmente apresentado, na forma de um protótipo funcional, em 26 de março. Apesar da data ser relativamente próxima, a empresa nos deu a chance de imaginar como será este sedã totalmente elétrico com a imagem abaixo.



O veículo terá cinco lugares. Ao contrário do Volt e do Karma, ele não terá a ajuda de um motor a combustão para conseguir uma autonomia maior. Toda a sua energia virá das baterias do carro, o que não dará a ele uma autonomia maior do que 350 km. Isto é o que o Tesla Roadster consegue percorrer com uma carga completa de suas baterias.

A autonomia do Model S poderia ser maior se a velocidade máxima fosse limitada a 160 km/h, por exemplo. De todo modo, o Model S certamente será mais pesado do que o Roadster, o que afetará a distância que o carro pode percorrer.

A Tesla espera um empréstimo de US$ 400 milhões do Departamento de Energia dos EUA para construir uma fábrica em território norte-americano para o carro e para desenvolver seu sedã. Se tudo correr bem, podemos ver a versão de produção em série do carro por volta de 2011.

Fonte: Tesla via Autoblog Green

Gumpert apresenta em Genebra uma nova versão do Apollo, a Speed

O Gumpert Apollo já foi coroado como o carro mais rápido já testado pelo piloto Stig no Top Gear, batendo inclusive o poderoso Bugatti Veyron. Mas o fabricante alemão não parece satisfeito com isso. É por esta razão que ele apresentará em Genebra uma versão ainda mais esportiva do carro, chamada Speed.



A nova versão terá pintura em dois tons, inspirada em veículos de competição. O Apollo Speed é 9 mm mais baixo do que os modelos de entrada da linha, (1.105 mm contra 1.114 mm) e o carro pode ser encomendado com a opção de três potências diferentes: 650 cv, 700 cv e 800 cv. O torque é respectivamente de 850 Nm, 875 Nm e 900 Nm.

Na versão intermediária, de 700 cv, o Speed é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 s. A velocidade máxima ultrapassa os 360 km/h. As vendas devem começar logo depois do Salão de Genebra, que começa em março.

Fonte: Gumpert

Ford traz sigla SHO de volta à vida em Chicago com o Taurus

A Ford fez uma parte importante de sua história adormecer por anos. A sigla SHO, que significa Super High Output, ou potência superalta, finalmente acordou, voltando do mundo dos mortos de uma maneira poderosa. Ela será oferecida de novo como uma versão do belo (e novo) Taurus 2010.



O novo carro terá o motor 3,5-litros V6 EcoBoost, um propulsor que conta com dois turbocompressores para atingir 370 cv a 5.500 rpm e 475 Nm a 3.500 rpm. Esta é a maneira da Ford de oferece a força de um V8 pelo consumo de um V6 (pequeno para os padrões norte-americanos). Todas as quatro rodas tracionam o carro, com a ajuda de um câmbio automático de seis marchas.

Ainda há uma série de informações faltando, como velocidade máxima (seguramente acima de 250 km/h, se não tiver limitação), 0 a 100 km/h e consumo de combustível, mas o preço é tão atrativo que deixa esses dados parecerem desnecessários (ou dignos de serem medidos por conta própria). O Taurus SHO custará US$ 37.995, cerca de R$ 85,5 mil. Não é só o motor que ganhou um EcoBoost...













Source: Ford

GM apresenta em Chicago o Stingray Corvette Concept

Não faz muito tempo que as imagens de um novo carro surgiram na internet. Elas foram tiradas do segundo filme dos Transformers, "Revenge of the Fallen", que ainda não estreou nos EUA, e mostravam o que parecia ser um Corvette. Mais especificamente, elas mostravam o que parecia ser a nova geração do esportivo, ou o C7, como ele é chamado. Na edição 2009 do Salão de Chicago a GM resolveu acabar com o mistério e revelou o Stingray Corvette Concept.



Este carro procurou inspiração em algumas versões historicamente muito importantes do Corvette, como o Stingray de corrida de 1959, o Stingray Split Window de 1963 e o Corvette SS dos anos 1950. Não há informações sobre o motor ou outros dados técnicos do veículo.

Aparentemente a GM nega que essa seja a próxima geração de seu esportivo mais importante, mas por que ela admitiria que é? Apenas para criar expectativa sobre quando essa beleza de carro vai estar nas concessionárias? Como as coisas primeiro têm de voltar aos trilhos nos EUA, não há a necessidade de fazer promessas por enquanto. Especialmente uma que as pessoas devem cobrar com energia.













Fonte: GM

FLAGRA! - Leitor fotografa Peugeot 207 Pick-Up em Resende, no Rio de Janeiro

O Peugeot 207 brasileiro não merecia se chamar 207. Ainda se fosse 206+, como o que será exportado para a Europa, vá lá, mas 207, mesmo, é o que é vendido na Europa. Se tem algum modelo que poderia receber este nome por aqui é a picape, que está sendo desenvolvida rapidamente para ser lançada ainda este ano. E o leitor Bruno Francisco da Silva conseguiu flagrá-la lá em Resende, no Rio de Janeiro, no dia 30 de janeiro passado. Veja aí embaixo.



Com a mesma suspensão traseira usada na 207 Escapade, a picapinha é única no mundo, daí poder usar o nome que bem entender. Até 208, se tivesse vontade. Desenvolvida no Brasil, ela deve ser exportada para os países vizinhos e deve usar os motores 1,4-litro e 1,6-litro, por aqui. No exterior, é certo que ela também terá opções a diesel. A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano.

Se você flagrar algum carro novo por aí, disfarçado ou não, conseguir fotografá-lo e quiser compartilhar seu achado, não hesite em nos enviar suas fotos e nos autorizar a publicá-las. Ficaremos felizes em dividi-las com nossos outros leitores, assim como fizemos com a história de Silva!

Fonte: Bruno Francisco da Silva

O que o Dodge Viper seria se tivesse nascido em 1967? Rafael Reston responde

Alguns veículos são clássicos porque têm tradição e têm força, como o Chevrolet Corvette. Outros são clássicos pelo que representam. Este é o caso do Dodge Viper, um superesportivo que podia ter saído de linha com a crise que a Chrysler enfrenta, mas que será vendido a qualquer um disposto a mantê-lo vivo. O que este carro teria sido se tivesse nascido no passado, em 1967, digamos? Veja o que o designer brasileiro Rafael Reston acha disso abaixo. E nos diga se você concorda com a visão que ele teve.



"O projeto do Viper Concept 1967 surgiu da idéia de como seria o carro se ele tivesse surgido nos anos 1960. A partir dessa idéia, realizei uma grande pesquisa sobre os materiais e as técnicas construtivas da época, para que o carro fosse o mais fiel possível ao que poderia ser feito em 1967. Grandes faróis circulares, rodas de aro 15", muito cromado e curvas na superfície do carro, seguindo a tendência de design da época. Está presente no conceito também um pouco da linha Dodge da época, mas sempre fugindo para um lado mais esportivo, de um carro que não existia naquela época na própria Dodge", disse Reston ao MotorDicas.

Apesar de se parecer com um clássico, o Viper de Reston conservou as principais características de estilo do Dodge. "Mantive as linhas tradicionais marcantes do Viper dos anos 1990, como o teto abaulado, enorme capô, com o motorista dirigindo praticamente sobre o eixo traseiro, entrada de ar no capô e saída de ar lateral em formato de arco, além dos temas de lanternas e faróis." Sob o capô, Reston teria colocado um V8 440-Magnum V8, o mesmo usado pelo Challenger R/T da época, mas mais nervoso. "O V10, a meu ver, seria um pouco inviável na época da produção, elevando muito o custo do projeto e impossibilitando o carro de realmente brigar pelo mercado em 1967", disse Reston.

A pesquisa que o designer efetuou foi tão extensa que ele pôde até determinar o preço que o carro teria tido na época. "Segundo meus estudos, o preço-base do carro em 1967 seria de US$ 4.110, o que o tornaria realmente um grande concorrente ao Chevrolet Corvette." Considerando que o Viper não teve este passado, só esperamos que ele continue a ter futuro. Se possível, brilhante.














Fonte: Rafael Reston