Bizzarrini P538 já está bem encaminhado e irá a Nardo em novembro

Um novo supercarro está nascendo na Itália. O nome deste belo animal mecânico é Bizzarrini P538, mesmo nome de um mítico carro de corrida do passado, mas as semelhanças param por aí. O novo pesará menos de 800 kg e virá com o motor LS7, o mesmo usado no Corvette Z06, com 7 litros e potência ampliada para 500 cv. Se isso já parece muito para um carro tão leve, saiba que o projeto prevê, opcionalmente, mais de 1.000 cv, com um kit Lingerfelter Twin Turbo, ou seja, com um turbocompressor para cada bancada de cilindros. A foto abaixo flagrou o esqueleto do novo carro, todo em fibra de carbono, sendo preparado para a bela carroceria, que será mostrada mais abaixo.



Apesar de mostrar um modelo conversivel, o P538 terá também um teto rígido, possivelmente destacável. Com 4,46 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,16 m de altura, o carro só terá cem unidades fabricadas. A transmissão será da CIMA, com freios Alcon, suspensão Penske e bancos Recaro.

Já existem quatro carros prontos, usados para testes. A Scuderia Bizzarrini promete mostrar a versão final do superesportivo em novembro, quando ela pretende colocar o carro para andar em Nardo, o circuito de altíssima velocidade mais famoso do mundo, palco de diversas quebras de recordes mundiais de velocidade, como a do Koeniggseg.









Fonte: Serious Wheels via AutoBlog

Nissan apresentará em Paris o Pixo, feito na Índia e candidato ao Brasil

Como vivemos dizendo por aqui, toda montadora com planos de crescer no Brasil tem de ter um modelo pequeno para ganhar participação de mercado. Pois a Nissan vai mostrar no Salão de Paris um modelo que teria chances de fazer bonito por aqui, se um dia fosse cogitada sua venda no país: o Pixo.



Criado em parceria com a Suzuki, o que bem quer dizer que ele usa plataforma e motores da outra montadora japonesa, provavelmente baseado no novo Suzuki Alto, o Pixo tem motor 1-litro de três cilindros. Com 3,57 m de comprimento, 1,47 m de altura e 1,60 m de largura, ele comporta quatro pessoas, um problema no mercado brasileiro, que exige carros pequenos por uma questão de preço, mas grandes o suficiente para levar pelo menos cinco pessoas e bagagem.

Além do tradicional câmbio manual de cinco marchas, o Pixo também será vendido com caixa automática de quatro velocidades, o que, segundo a Nissan, não afeta o desempenho do carrinho por conta de seu baixo peso. Fabricado em Nova Déli, na Índia, o carrinho será exportado para a Europa.

Eventualmente, dependendo do volume de produção, a importação deste modelo para o Brasil seria viável a um preço competitivo, ainda que, quando querem volumes altos, as montadoras prefiram optar pela produção nacional. Neste caso, é mais provável que a Nissan escolha o Micra, um modelo pequeno que divide plataforma com o Renault Clio III, para que as duas empresas, que dividem a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, possam se aproveitar do investimento, tornando-o menos pesado.

Além do Pixo, a Nissan mostrará em Paris outros dois modelos, o Nuvu, um conceito urbano e elétrico ainda sem imagens oficiais e o novo Note.





Fonte: Nissan via AutoBlog

Nossa primeira consulta

"Prezado senhores,

Tenho um Fiesta 2002 que está em perfeito estado de conservação. Estou querendo passar para um carro mais novo de ano (2005, 2006, 2007, ou até um zero km, dependendo das condições). No entanto, me assusto todas as vezes em que vou olhar os preços dos carros. Por exemplo: um Celta, Siena ou Fiesta Sedan 2005/06 com ar e direção (e olhe lá!) custa em torno de R$ 24 mil a R$ 25 mil. Isto me dói no coração, pois apesar de só ter possuído carros simples, acho que os mesmos são "verdadeiras carroças".

Outro dia fui olhar um Renault Clio Sedan, ano 2005, com 20 mil km rodados e, com espanto, vi que o carro era completo de tudo (ar, direção, vidros, alarme, trava, mala, arbag duplo, liga leve, ABS,...) e o dono (ele queria vender para comprar um Mégane novo) pedia R$ 23 mil pelo carro. Não comprei porque tive receio, uma vez que falam que os carros da Renault têm uma manutenção muito cara e que, quando quebram, é aquele "Deus nos acuda", além de serem muito difíceis de vender.

Pelo exposto, gostaria de receber esclarecimentos para que eu não cometa enganos na hora de comprar o próximo carro, até porque irei financiar uma parte e terei que ficar com ele por, pelo menos, 4 anos. Então, qual seria a melhor opção: um carro desses mais conhecidos ou um Renault Clio Sedan, completo? Vale a pena possuir um Renault Clio?

É bom lembrar que, possivelmente, será um carro usado, com média de 2 anos de uso. Preciso do carro para uso pessoal do cotidiano na cidade. Viajo uma vez por ano, em um percurso de 700 km, contando ida e volta.

Atenciosamente,

Carlo Fernandes"


Carlo, obrigado por dar início a nossos pedidos de conselho sobre compra. Sua dúvida é interessante por ser um questionamento comum. Compensa comprar um carro equipado mais em conta ou um modelo mais fácil de revender? A resposta é: depende das prioridades.

No seu caso, você tem a intenção de ficar com o carro por quatro anos, tempo do possível financiamento. É um período longo, em que seus gostos devem contar muito mais do que as conveniências. Numa situação assim, com uma boa entrada, é possível pegar até um modelo novo, o mais indicado, mas o mais equipado certamente é uma escolha melhor. Afinal, ele vai ficar com você por um bom tempo. Não daria desgosto pegar a estrada com a família e passar calor pela falta de um ar-condicionado por quatro anos seguidos?

A compra de um modelo "mais fácil de vender" só seria indicada se você quisesse ficar com ele por no máximo um ano. Neste caso, a melhor compra também seria a de um modelo usado ou seminovo, que não sofrem com a desvalorização média de 10% só de tirar o carro novo da concessionária.

A fama dos carros franceses é injusta e meio desatualizada. Os modelos importados eram robustos, mas suas peças eram caras e difíceis de encontrar porque vinham de fora do país, em uma época em que o dólar era muito mais forte do que agora. O Clio Sedan já é nacionalizado (atualmente, ele é feito na Argentina, mas é como se fosse brasileiro, devido ao Mercosul), assim como a maior parte dos modelos da linha Renault atualmente oferecidos no Brasil.

Muitos mecânicos independentes também atacam as marcas francesas porque elas não forneciam os dados necessários para um bom conserto e eles tinham de se virar sozinhos para aprender. Agora, inteligentemente, a Renault vem se aproximando deste público. A maior parte das pessoas que eu conheço que têm carros desta marca está satisfeita tanto com o desempenho do carro quanto com custos de manutenção. Um bom tira-teima para isso é a cotação do seguro. Se estiver muito alta, desconfie.

Voltando a seu caso específico, Carlo, o Clio Sedan seria uma boa opção não fosse a rejeição que ele sofre por sua aparência. O mercado é rei: se o valor do sedã é baixo, alguma razão para isso existe; no caso do Clio Sedan, é a aparencia. O porta-malas não forma um conjunto harmônico com a carroceria. Além disso, no ano que vem deve começar a ser vendido por aqui o Symbol, substituto do Clio Sedan em outros países e recém-apresentado em Moscou.



Se isso não for importante para você, tenha certeza de estar comprando um carro em versão que já traga todos os itens (ar, direção, ABS...) de série. Quando se monta uma tabela, é o que o carro traz de série que entra na composição do preço. Tudo que é adicionado a ele como acessório se perde. Não pague a mais por eles, sob pena de assumir um prejuízo que não é seu.

Em todo caso, recomendamos que você estude a compra de um carro novo e bem equipado. Só para continuar na Renault, a linha Sandero/Logan vem oferecendo excelentes condições de pagamento, bom espaço interno e uma boa quantidade de equipamentos de série. Além disso, como são modelos recém-lançados, o risco de uma mudança a curto prazo é menor.

Espero ter tornado sua decisão de compra mais fácil!

Se você também tem dúvidas sobre que carro comprar, entre em contato pelo e-mail ghruffo@motordicas.com.br. Devido ao volume, só devo conseguir responder a uma consulta por dia. Quando os casos já tiverem sido esclarecidos, indicarei a vocês outras respostas parecidas, que possam ajudá-los na decisão, ok?

Um grande abraço a todos,

Gustavo

Corvette Centennial Concept, o possível sucessor do C6

O filme "Transformers 2" pode não ser uma obra de arte, mas trará muitos carros importantes para o futuro da GM. Além da versão de produção em série do Volt, ele também apresentará o assim chamado Corvette Centennial Concept, também chamado à boca pequena de Corvette C7, a próxima geração do mítico esportivo norte-americano.



Estas imagens, obtidas pelo site Jalopnik.com, mostram que o carro tem muitos detalhes de estilo de modelos históricos do Corvette, como o Stingray e o Splitwindow. O novo modelo talvez só seja apresentado em 2009, quando o filme entra em cartaz, mas, considerando o nome do conceito, o mais provável é que ele seja uma das estrelas do Centenário da GM.



Source: Jalopnik via World Car Fans

Ford Focus hatch parte de R$ 58,19 mil; sedã começa nos R$ 59,69 mil

A maior novidade da Ford para este ano já tem valor definido. O novo Ford Focus, que está sendo apresentado esta semana na Patagônia argentina, chega só com motor 2-litros, ainda não flexível em combustível, e preços iniciais de R$ 58,19 mil para o hatch e R$ 59,69 para o sedã, ambos nas versões GLX.



Com câmbio automático os preços passam respectivamente para R$ 62,69 mil (hatch) e R$ 64,19 mil (sedã). Nos modelos Ghia, topo de linha, o hatch custa R$ 68,89 mil com câmbio manual, enquanto o sedã sai por R$ 70,39 mil. Com transmissão automática, o hatch será vendido por R$ 73,39 mil e o sedã, por R$ 74,89 mil.

Atualizado com relação ao modelo vendido na Europa, o novo Focus marca uma virada importante do mercado brasileiro, que deve passar a receber os mesmos produtos vendidos em países mais ricos com cada vez menos atraso. Assim esperamos, pelo menos. Que Deus nos ouça!









Fonte: WebMotors

Honda apresenta seu concorrente ao Toyota Prius, o Insight

A Honda mostrou hoje as primeiras imagens oficiais do novo Honda Insight. O modelo, que será apresentado como carro-conceito no Salão de Paris, será muito parecido com o modelo de produção em série, um hatch de cinco portas e cinco lugares que promete tirar do Toyota Prius o trono de híbrido mais vendido do mundo.



O maior argumento da marca, além do desenho mais esportivo e atraente que o do atual Prius, será o preço. Segundo a Honda, ela conseguiu uma sensível redução no preço dos componentes de seu sistema híbrido, o IMA (Integrated Motor Assist). Com isso, a marca japonesa espera vender 200 mil unidades do novo carro por ano, 100 mil delas só nos EUA. O Insight será fabricado em Suzuka, no Japão.



Fonte: Honda

Veja vídeos do novo Renault Symbol, substituto do Clio Sedan

A Renault divulgou diversos vídeos do novo Renault Symbol, também chamado de Thalia e, no Brasil, conhecido como Clio Sedan. Mostrado no Salão de Moscou, o sedãzinho também será feito na Argentina e, considerando o fato de, no exterior, ele ter ganhado o mesmo nome da versão sedã do Clio, por aqui ele deve ser o substituto deste modelo. Escolhemos três destes vídeos para mostrar o novo carro a vocês. O primeiro revela o exterior, um bom trabalho da marca para harmonizar o porta-malas e a carroceria.



Já este outro vídeo mostra o interior do carro e seu enorme porta-malas, ainda sem dobradiças pantográficas da tampa.



Por fim, eis aí imagens do carro em movimento. Um tanto monótonas, mas dá para ter uma idéia de como esse bicho se comporta quando anda. É certamente mais bonito do que o modelo atual.



Fonte: Renault

VAZOU! - Mazda MX-5 ganha reestilização na dianteira

O site espanhol km77.com fez tudo de novo: mostrou fotos do novo Mazda MX-5 em primeira mão, assim como já havia feito com o Renault Mégane III.



Como se pode ver no close abaixo, o modelo sofreu suas maiores alterações estéticas na dianteira, como novos faróis, faróis de neblina e pára-choque. Alterações mecânicas, como de costume, ficarão reservadas à apresentação oficial, que deve acontecer no Salão de Paris deste ano.



Fonte: km77.com

Citroën mistura tendências e cria o carro-conceito Hypnos para Paris

A Citroën é francesa. Nasceu num país que praticamente criou a moda. Talvez por isso ela tenha juntado todas as tendências atuais do mundo automotivo e criado o Hypnos, carro-conceito que ela apresentará no próximo Salão de Paris, cidade que também é considerada a capital mundial da moda. Para começar, o bicho é crossover (um must, hoje em dia) até o virabrequim. Segundo a empresa, ele é dinâmico como um cupê, elegante como um sedã e grande como um utilitário esportivo. Mas ele vai além. Para andar, ele conta com o último grito em tecnologia: um sistema de propulsão híbrido.



Empurrado por 200 cv (que não se sabe exatamente de onde vêm, se só do motor a combustão ou também do elétrico), ele percorre até 22,22 km/l (possivelmente de diesel, visto que a PSA-Peugeot Citroën defende um híbrido diesel-elétrico) e emite apenas 120 g/km de CO2.

Apesar de tão ligado à moda, o Hypnos não precisava ter exagerado tanto na dose. O interior dele, que pode ser visto na imagem abaixo, é colorido como uma bandeira de Parada Gay. As piadinhas serão inevitáveis, ainda mais quando a marca promete para seus quatro ocupantes, contando motorista, uma "experiência sensorial próxima do maravilhoso, da magia pura". Cá entre nós, é muita frescura para um carro só.



De todo modo, o carro é bonito por fora e certamente apresenta soluções de design que serão adotadas no futuro. Ainda esperamos pelo carro-conceito baseado no 2CV, mas parece que a Citroën realmente não prestará esse tipo de homenagem a seu pioneiro sessentão. Aguardemos.

Fonte: Citroën

Camaro SS aparece oficialmente no site de imprensa da GM

Os fãs da Chevrolet esperavam por este carro desde que a versão conceitual do Camaro foi apresentada, em 2006. Pois não é mais preciso esperar: aqui estão as primeiras imagens oficiais do novo Camaro SS, uma sigla que é familiar aos brasileiros, mas que nunca foi mostrada com tanto brilho por aqui como lá nos EUA. Só para nos deixar com água na boca, basta dizer que esse SS tem por trás de si um motor LS3, um V8 6,2-litros de 422 cv, o mesmo do Corvette.



A divulgação das imagens veio sem informações técnicas adicionais sobre a versão mais forte do novo Camaro, mas, cá entre nós, o que é relevante todos nós já sabemos. O carro é impressionante e deve honrar no asfalto sua aparência. Quem sabe a GM não resolve importar oficialmente alguns para o Brasil? Difícil, mas não custa sonhar.









Fonte: AutoBlog

Planos para carro elétrico da Pininfarina continuam de pé

A morte de Andrea Pininfarina poderia ter mudado muitos dos planos do famoso estúdio de design italiano, que também produz carros, mas tudo vai se manter nos trilhos, em especial o projeto de carro elétrico urbano da empresa. Criado em parceria com a Bollorè, o carrinho unirá o melhor de dois mundos: o desenho tipicamente elegante da Pininfarina com as revolucionárias baterias de lítio-metal-polímero da empresa francesa, as mesmas que impulsionam o Bollorè BlueCar, abaixo.



A tecnologia da Bollorè permite baterias quatro a cinco vezes mais leves e duas a três vezes menos volumosas que as tradicionais. Com isso, é possível ter um carro suficientemente pequeno e leve para rodar nas cidades. A autonomia do BlueCar é de 250 km, com uma aceleração de 0 a 60 km/h em 6,3 s e velocidade máxima limitada a 125 km/h, para manter a carga das baterias. Com 3,30 m de comprimento, ele pesa 1.100 kg.

Vincent Bollorè, presidente da empresa francesa, afirma que o carro será oficialmente mostrado no Salão de Genebra do ano que vem. Pouco depois do evento o carrinho já poderá ser encomendado e as entregas devem acontecer até o final de 2009. Para aqueles que costumam achar carros elétricos acanhados e com desenho estranho, Bollorè é enfático: "Já vi o desenho final e se trata de um veículo magnífico". Em se tratando de Pininfarina, é bom não duvidar.

















Fonte: OmniAuto.it

Setembro será inundado por muitos lançamentos; veja quais

Este mês deve ser o mais cheio em lançamentos no mercado brasileiro. Se você estava pensando em comprar um carro, talvez seja melhor esperar para ver tudo que está por chegar. Duas novidades são aguardadas há bastante tempo: o Fiat Linea e o VW Voyage.





Mas os lançamentos não páram por aí. Esta semana o novo Ford Focus será oficialmente apresentado, depois de já ter sido avaliado pelas revistas.



Este mês chegam também a Meriva 2009, com mudanças visuais (como a adoção da gravata da Chevrolet sem o círculo em torno) e motor 1,4-litro, além da provável oferta do câmbio Easytronic a mais versões além da Maxx.





No fim do mês também será oficialmente apresentado o Sandero Stepway, primeiro modelo da Renault com suspensão mais alta.



Como dissemos, se você quiser comprar algum destes modelos, é melhor esperar ou pedir um bom desconto na aquisição de um modelo novo. Tem muita novidade boa chegando este mês!

Primeiras imagens do novo Renault Mégane vazam na internet

A atual versão hatch do Renault Mégane já apareceu no Brasil algumas vezes. A marca francesa nega que ela vá ser fabricada por aqui, mesmo que o sedã já tenha sido nacionalizado. O argumento faz todo o sentido diante da nova geração do modelo médio, cujas primeiras imagens oficiais vazaram hoje na internet, por meio do site espanhol km77.com:



Este, sim, poderia ser uma opção para a Renault no Brasil, empresa ansiosa por conquistar uma posição melhor de mercado e, por isso mesmo, necessitada de uma linha mais abrangente e mais nova.

O novo Mégane, como mostrou o conceito Mégane Coupé, traz a nova identidade visual da marca, que estreou em carros de série com o Laguna. A traseira, mais convencional, também ficou mais bonita, com lanternas integradas à porta traseira.

Construído sobre a plataforma do Nissan Qashqai, o novo hatch médio, com três e cinco portas, dará origem a toda uma nova família, incluindo sedã, perua, cupê-cabriolet e até um utilitário. As primeiras versões a aparecer serão as novas Scénic, com cinco e sete lugares.

Não se fala muito a respeito de motores, mas eles devem seguir a atual tendência eficiente e vir sobrealimentados ao mercado, com performance interessante e consumo comedido. Motores de quatro cilindros de 1,6 e 2 litros são apostas certas. Com tanta versatilidade, esse carro certamente é o que a Renault precisa para se consolidar no mercado brasileiro. Tomara que ele também chegue por aqui.









Fonte: km77.com