Conheça o novo Nissan X-Trail, que será apresentado este mês

Querendo comprar um X-Trail novo? Melhor esperar um pouco ou pedir um bom desconto, já que a nova versão do utilitário está para chegar às concessionárias da Nissan e já foi vista circulando por aí:




A nova geração do carro está maior e surpreendentemente mais econômica, possivelmente pela adoção do mesmo câmbio CVT que já equipa o Murano, além de um motor mais eficiente. Construído sobre a chamada plataforma C, da Nissan (a do anterior era a FF-S), o X-Trail deve vir ao Brasil com o mesmo motor a gasolina de 2,5-litros e 180 cv. O novo câmbio, que pode simular seis marchas, deve dar ao carro uma nova dinâmica, visto que o anterior tinha trocas muito lentas. O preço deve coninuar na faixa dos R$ 120 mil.

Citroën C3 Automatique chega em setembro

Durante a apresentação oficial do novo Citroën C3, hoje, a marca anunciou a chegada da versão automática de seu carro mais vendido. O modelo, equipado apenas com motor 1,6-litro 16V, chega às revendas em setembro:



Como se vê nas imagens abaixo, a única diferença entre ele e o modelo com câmbio manual é o seletor de câmbio, além de alguns emblemas. No mais, o comportamento deve ser parecido com o apresentado pelo Peugeot 206 (agora 207) com essa transmissão. Já não era sem tempo que essa opção é oferecida, uma vez que a empresa-irmã da Citroën na PSA, a Peugeot, já a disponibilizava. Pena é que não virá um modelo com câmbio manual automatizado, como o Easytronic da Chevrolet e o Dualogic da Fiat. Um sistema assim, com o motor 1,4-litro, seria um campeão de vendas!



Andrea Pininfarina, 51 anos, morre em acidente de moto

Notícia triste para o mundo automotivo: Andrea Pininfarina, neto do fundador da famosa casa de estilo italiana e seu controlador atual, morreu esta manhã em um acidente de moto a caminho do trabalho, em Cambiano, perto de Turim, onde fica a sede da empresa.



A morte de Andrea não podia vir em pior hora. A empresa atravessa uma reestruturação financeira depois de dois anos anos de prejuízos seguidos e crescentes. Casado, ele deixa três filhos. O site da empresa, que deve soltar um comunicado oficial até o final do dia, saiu do ar. Nossas condolências à família e aos fãs da empresa.

Citroën C3 ganha a mesma aparência que tem na Europa

Depois de flagrado algumas vezes já sem disfarces, o novo Citroën C3 brasileiro, semelhante ao vendido na Europa desde 2004, está sendo oficialmente apresentado à imprensa especializada esta semana:



As mudanças se limitaram a um novo pára-choque, novas cores, tecidos de padrão diferente, novas rodas, calotas e, como grande novidade, a possibilidade de equipar o carrinho com os sensores de iluminação, de chuva e um ar-condicionado digital. Em suma, perfumaria. A suspensão também teria ficado mais macia, mas o ideal é que ela tivesse ficado mais alta, para o carro não raspar a frente tão facilmente no chão. Quem sabe a mudança no pára-choque não resolveu o problema?

Esperamos que a qualidade de construção do carro, com as mudanças, tenha melhorado, uma vez que mesmo modelos mais recentes apresentam tirantes de portas que se soltam, portas desalinhadas, mangueiras de ar-condicionado que escapam, interruptores de luz de freio que se queimam (defeito que já ensejou recall, mas que também afetou também unidades fora do chamado) e outros. São problemas que incomodam quem opta pelo carro por sua excelente relação custo/benefício.

Fonte: Citroën

Fiat já produz o novo Punto Turbo em série

Já que falamos do que o Gol pode vir a ser, vale falar também de seu principal concorrente, um modelo que, apesar de maior, e concorrente do VW Polo, não terá neste modelo um oponente à altura em termos de desempenho. A Fiat já havia adiantado o Punto Turbo no Quatro Rodas Experience, mas disse que ele não seria produzido em série. Não é isso que nossas fontes dizem. Aliás, segundo elas, o carro já está em linha de produção. Vejam abaixo uma imagem que foi publicada no site WebMotors, feita pelo leitor Eduardo Nakao:



O Punto 1.4 Turbo será equipado com um motor 1,4-litro italiano (que vem chegando em caixas onde se lê "1.4 Turbo PET") e terá painel esportivo, bicolor, caixa selada no porta-malas, rodas de liga-leve de aro 17" e pneus 215/50 R17. Deve ser uma das surpresas da Fiat para o Salão do Automóvel, ao lado do Linea, do Iveco Massif, um jipão que, no Brasil, deve levar o emblema da montadora de Turim, e, quem sabe, do Bravo, que já mostramos por aqui.

Fonte: WebMotors

E se o Gol GTI voltasse ao mercado assim e com 150 cv?

Sonhar não custa nada. Aliás, se a Volkswagen sonhasse, essa bem que poderia ser a visão dela de um Gol GTI ideal. Com uma carroceria de três portas à moda cupê e o mesmo motor 1,8-litro de 150 cv usado no Polo GTI e no Golf GTI, o carrinho ficaria radical, como mostra o desenho de Jorge Luis Fernández:



É certo que, mesmo que o hatch ganhe este motor sensacional, e deve ganhar, considerando que o Punto Turbo terá um de 155 cv, a carroceria deve manter as mesmas linhas da versão de cinco portas, se é que não virá exatamente nessa configuração. Mas que ficaria bonito, assim, ficaria!

Fonte: Area 75

VW Golf VI aparece antes de seu lançamento oficial

A sexta geração do VW Golf só deveria aparecer oficialmente na quarta-feira, dia 6 de agosto, mas a internet costuma ter um tempo diferente do de outros meios de comunicação. O fato é que as imagens apareceram há algumas horas e já circulam por toda a rede mundial, o que pode até fazer a VW antecipar a divulgação oficial das imagens.





Com uma dianteira que lembra a do Scirocco e uma traseira à moda Touareg, a nova geração do carro mais vendido da Volkswagen na história (mais de 25 milhões de unidades, contra cerca de 21 milhões do Fusca) será oficialmente exibida no Salão de Paris deste ano.

Para a quarta-feira, de todo modo, devem ser divulgadas as informações técnicas sobre o carro, a não ser que a VW opte pela mesma estratégia da Ford, que soltou apenas as fotos oficiais do Ka e nada mais. De todo, já se sabe que o novo Golf, assinado por Walter de Silva, terá motores 1,6-litro TFSI de 200 cv, 1,4-TSI de 150 cv e um 1-litro ou 1,2-litro de 75 cv, como modelo de entrada. Para o GTI, o motor terá 230 cv e, no caso do R32, o V6 entregará 265 cv.

O Golf V não foi fabricado no Brasil porque seu processo de produção era duas vezes mais caro que o dos concorrentes. Com o novo modelo, e uma intensa simplificação do processo, na qual a engenharia brasileira da VW ajudou um bocado, as chances de o Golf VI ser fabricado aqui são grandes. Até porque o Golf "4,5" corre o risco de ficar velho rapidamente diante da concorrência.

Fonte: World Car Fans

Sedã da próxima geração do Corsa já está aqui

A Chevrolet vem tocando, desde outubro do ano passado (possivelmente até há mais tempo do que isso) o projeto Viva, que deve substituir o Corsa paulatinamente. Flagrado pelo site WebMotors nessa época, de início, dizia-se que ele seria o substituto do Astra, devido ao tamanho de seu entreeixos, de 2,51 m. O Corsa seria trocado pelo Aveo, mas, com a surgimento do Chevrolet Cruze, apontado como o "futuro Astra", é possível que a GM tenha optado por usar o Aveo para o lugar do Celta. O cenário está confuso, é verdade, mas isso não nos impede de gostar de ver como ficaria o sedã do projeto Viva, criado pelo designer argentino Jorge L. Fernandez:



A dianteira do modelo, como se nota, vai se distanciar do veículo que lhe deu origem, o Opel Corsa, para adotar uma dianteira mais parecida com a de modelos norte-americanos, como o Chevrolet Malibu. Toda a linha Chevrolet já vem partindo para isso, com a adoção da gravata dourada de uma forma mais solitária, sem o aro, algo que era feito para assemelhar o símbolo da Chevrolet ao da Opel. Seja qual for a mudança, ela já começou a acontecer.

Fonte: Area 75

Alguma idéia sobre a nova picape VW? Jorge Fernandez tem

A primeira picape média que a Volkswagen vai vender no mercado brasileiro será feita na Argentina e dela se sabe, entre outras coisas, que poderia se chamar Robust, nome de seu código de desenvolvimento. Também se sabe que ela terá tração traseira ou nas quatro rodas, cabine simples ou dupla e que chega no final do ano que vem, apesar de já ter sido flagrada diversas vezes, aparentemente pronta para o lançamento. O que não se sabia muito a respeito dela era o estilo, mas o designer argentino Jorge L. Fernandez resolveu dar uma mãozinha:



A picape média, que quase foi fabricada em Resende, no Rio de Janeiro, também poderia ser feita na Alemanha, em Hannover, mas a Volkswagen decidiu fabricá-la apenas em Pacheco, na Argentina. De lá sairão 90 mil unidades por ano, com destino a países da América do Sul, Latina e outros continentes, possivelmente Oriente Médio e África, além do Leste Europeu. Também será fabricada um utilitário esportivo sobre a base da Robust, para competir com Toyota Hilux SW4 e com a futura Mitsubishi Pajero Sport, que mudou de estilo recentemente, adotando o mesmo da L200 Triton.

Fonte: Area 75

Vejam como pode ser o novo VW Voyage

A Volkswagen só deve relançar o Voyage, versão três volumes do Gol, no final de outubro deste ano, durante o Salão do Automóvel deste ano, em São Paulo. De todo modo, já há muitas apostas sobre como ele vai ficar. Uma delas é a do designer argentino Jorge L. Fernandez, a que segue abaixo:



Chamado de Gacel, na Argentina, o carro, no desenho, está com um balanço traseiro maior do que o que ele deve apresentar. Quando começar a ser vendido, o sedã deve ter os mesmos motores usados no Gol, ou seja, o 1-litro e o 1,6-litro, mas que bom seria se a VW finalmente colocasse o 1,4-litro usado na Kombi em aplicações mais nobres, como Polo, Gol e Voyage (que talvez até mude de nome). Quem sabe o sedãzinho não é o portador dessa boa-nova?

Fonte:Area 75

Suzuki atacará segmento de hatches esportivos no Brasil

A volta da Suzuki ao Brasil já foi antecipada e confirmada pelo grupo Souza Ramos ao jornal "Valor Econômico". A informação oficial é que as vendas começam em setembro. Os modelos que já circularam em fotos de segredo foram o Grand Vitara e o SX4, mas há pelo menos um veículo que, apesar de também ter sua vinda confirmada, ainda não havia sido flagrado. Até agora. O site WebMotors trouxe uma foto, de Henrique Alves, que prova a volta do carrinho japonês.



O logo de uma famosa marca de tintas do Brasil confirma o local das fotos. Quanto ao carro, compare com o da foto abaixo.



Apesar de se falar nas versões mais baratas do hatch, com motores 1,3-litro e 1,5-litro, apostamos que a versão que virá será a Sport, com motor 1,6-litro de 125 cv. Um canhãozinho capaz de chegar aos 200 km/h de máxima.

Fonte: WebMotors

Conselhos práticos na hora de comprar um carro

Pra começar, e antes de receber qualquer consulta sobre a compra do carro, vale fazer um apanhado de dicas importantes para começar a pensar no assunto:

1 - Por quanto tempo você vai ficar com o carro? Se pretende ficar com ele por no máximo um ano, não compre um novo, mas sim um seminovo, com até um ano de uso, ou um usadinho em bom estado. Isso porque, só de tirar o carro da concessionária, ele já perde de 15% a 20% do valor. Vender um carro com menos de um ano de uso é prejuízo na certa, uma vez que sai mais barato e vantajoso comprar um novo direto na concessionária. Os valores são muito próximos e, na revenda, há maiores facilidades de crédito. Essa história de trocar de carro novo todo ano só é boa para o dono da revenda ou para quem gosta de rasgar dinheiro.

2 - Se quer um carro bem equipado, não apele para os opcionais. Escolha um modelo que já traga, de série, todos os itens que você quer ter, como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas etc. Quando você compra um carro, o valor de tabela dele é formado com base no que ele oferece de série. Tudo que você gastar a mais só vai servir para vender o carro mais facilmente. É por isso que um carro básico completinho sempre vai custar bem menos do que uma versão mais sofisticada, do mesmo ano/modelo, que já traga todos os itens. A venda de opcionais ou acessórios também só beneficia a concessionária.

3 - Se você for ficar muito tempo com o carro, pode se dar ao luxo de comprar o modelo que quiser, ainda que a revenda dele não seja tão fácil. É para o seu gosto. Se tiver de vendê-lo rápido, é melhor escolher um modelo mais aceito pelo mercado.

4 - Pense bem em suas razões para comprar um automóvel. Quantas pessoas vai ter de carregar todos os dias? Vai precisar de muito ou de pouco espaço pra bagagem? Vai transportar crianças pequenas? Precisa de um modelo econômico ou pode se dar ao luxo de gastar com combustível? E seguro, o valor importa? Quantos quilômetros vai rodar por dia? O carro vai ficar na rua ou você tem onde guardá-lo, seja em casa ou no trabalho? Tem espaço na garagem para um carro grande ou só para um miudinho? Pode se dar ao luxo de ficar sem carro em algumas situações ou ele, como único carro da família, tem de aguentar o tranco e, se tiver algum problema, tem de ser consertado rapidamente? Deixar de pensar em qualquer um destes aspectos pode causar arrependimentos posteriores.

Por ora, esses são os conselhos que me ocorrem. Tomara que o ajudem de alguma forma.

Um abraço,

Gustavo

Tá em dúvida sobre que carro comprar? Fala comigo

Prezados amigos,

Um dos propósitos deste blog, além de informar sobre novos lançamentos, segredos etc. é aconselhar aqueles que estão em dúvida sobre seu próximo carro. Nesses dez anos de jornalismo automotivo, uma das grandes dificuldades que sinto em meus leitores é a tomada de decisão sobre a melhor opção de compra e, não raro, recebo e-mails pedindo ajuda nisso. Como muitas dúvidas são comuns a várias pessoas, se colocarmos algumas delas aqui no blog, pessoas em dificuldades na escolha podem ter um referencial legal de decisão.

A má notícia é que, como cada pessoa precisa de um carro para uma determinada coisa, nenhum conselho vale para todo mundo da mesma forma. Existem aqueles que querem um veículo só para meio de transporte e, por isso, precisam de um modelo barato de manter, independentemente do valor de revenda . Outros querem um automóvel vistoso, que chame a atenção, mas que seja fácil de vender, ainda que tenha o seguro caro. Por conta disso, por mais que os conselhos que darei aqui sirvam como ajuda, a decisão mais correta sempre será a tomada por quem sabe o que precisa e por quê.

A boa é que, com as dicas, ficará mais fácil pensar no principal na hora da compra: para que quero e preciso do carro? Esse é um ponto fundamental que, acreditem, muitos não têm claro quando decidem que está na hora de se motorizar ou de trocar de possante.

Para pedir uma ajudinha, entre em contato pelo e-mail ghruffo@motordicas.com.br e mande suas dúvidas. Uma eventual demora pode acontecer se o volume de consultas for muito alto, mas responderei a todas na medida do possível.

Um abraço a todos,

Gustavo

Mercedes-Benz SLR Speedster é revelado por designer

O Mercedes-Benz SLR, vendido no Brasil sob encomenda por R$ 2,9 milhões, povoa os sonhos de muita gente. Pois a marca alemã vem preparando uma máquina que vai mesmo ficar nos sonhos da maioria dos mortais, mesmo daqueles com dinheiro sobrando, o SLR Speedster. Visto em diversas fotos de segredo, ele foi revelado ao mundo pelo designer norte-americano Jon Sibal:



Além de ter produção limitada, o Speedster não terá pára-brisa e será 200 kg mais leve que o SLR "comum". Com isso, a máxima do bicho deve ficar em 351 km/h. A apresentação oficial deve acontecer em janeiro do ano que vem, no Salão de Detroit.

Fonte: Jon Sibal

Bugatti apresenta primeira variante do Veyron, o Grand Sport

Muito se fala em relação a um novo carro da Bugatti, menor e mais barato do que o Veyron, sem dúvida a máquina mais fenomenal que o homem já fez para rodar sobre quatro rodas. Enquanto este novo produto não vem, a marca de Molsheim mostrará, no dia 16 de agosto, em Pebble Beach, nos EUA, a primeira (e possivelmente a única) variante do Veyron, o roadster Grand Sport:





Mais pesado que o cupê por conta dos "inovadores reforços estruturais" que ele recebeu, o modelo, segundo a Bugatti, manteve os altos níveis de desempenho e segurança do modelo original. A velocidade máxima de 407 km/h deve ter sido mantida no roadster com algum aumento de potência, mas só teremos certeza disso quando os dados técnicos do carro forem oficialmente divulgados. Por ora, fique com as fotos e a espera até a apresentação oficial em Pebble Beach, onde esta máquina maravilhosa encontrará seus pares mais antigos.

Fonte: Bugatti

Nissan fabricará no Brasil Frontier tailandesa

A Nissan interrompeu sua produção no Brasil nos últimos dois meses por uma boa razão: em vez da Frontier e do Xterra atuais, ela passará a fazer no país o modelo da picape que, atualmente, é importado da Tailândia, bem mais bonito que o veículo que ela substitui. Confira abaixo e negue se for capaz.



Além da nova Frontier, que começa a ser fabricada em agosto e tira tanto a antiga quanto o Xterra de linha de uma tacada só, a Nissan pretende fabricar no Brasil dois veículos de passeio até o final de 2009, modelos necessários para suprir a rede de 120 concessionários que a montadora japonesa pretende ter no mesmo prazo. Sem um veículo de volume, as revendas teriam dificuldade em se manter.

O primeiro deles deve ser o Livina, um concorrente do Honda Fit. O segundo bem que poderia ser o Qashaqai, um utilitário médio que empresta sua plataforma ao Renault Mégane III. A produção de qualquer um deles no Brasil facilitaria a vinda do outro. Fica a torcida.

Fonte: Nissan

Novo Ford Ka europeu será mostrado nesta sexta

O novo Ford Ka europeu, baseado no Fiat 500, será oficialmente apresentado nesta sexta-feira ao mundo. A parte boa é que as fotos principais do novo urbanino já estão disponíveis para quem quiser ver, como a que segue aí embaixo:



Os detalhes técnicos não devem surpreender, uma vez que se baseiam nos do Fiat, como os motores 1,2-litro a gasolina e 1,3-litro a diesel. O que deve surpreender é o interior e o comportamento dinâmico, ao qual a Ford deve ter dado seu toque, especialmente no que se refere ao acerto de suspensão. Esperemos para ver o que os europeus terão em breve.

Fonte: World Car Fans

Veja em primeira mão a traseira da nova Fiat Strada

Senhores, graças a um de nossos leitores, que não quer e não deve se identificar, conseguimos a primeira imagem da nova Fiat Strada, que será lançada em agosto.



Apesar de a imagem não ser das melhores, nota-se que a picape pode ser nova, mas copiou a solução de desenho duvidosa que a antiga Palio Weekend Adventure trazia, com lanternas traseiras bem exageradas. A versão da picape que foi flagrada, também Adventure, deve trazer o sistema Locker, apresentado na perua da linha e já estendido ao Doblò.

A dianteira deve ser a mesma adotada no Fiat Siena e na Palio Weekend Adventure, uma vez que até o Palio deve ganhar os faróis de dupla parábola. Os motores devem continuar a ser o 1,4-litro e o 1,8-litro, que em breve, com a chegada do Linea, será aposentado para a entrada do 1,9 litro. Se você estava pensando em comprar uma Strada, vale esperar um pouco ou pedir um belo desconto.

Veja em primeira mão o sedã do Honda Fit

Um indiano, identificado apenas como Awarty, foi o primeiro felizardo do mundo a registrar o flagrante do novo Honda City, como será chamado, na Índia, o sedã derivado do novo Honda Fit, que estréia por aqui no Salão do Automóvel deste ano. O Aria/City será fabricado na Argentina e chega ao Brasil em 2009. Curioso? Veja abaixo como será o carrinho:



Apesar de ser derivado da plataforma do Fit, o sedã mostra que não terá apenas uma traseira enxertada, mas sim uma carroceria inteiramente diferente da da minivan, com linhas mais harmônicas, muito próximas das do Honda Civic. Em suma, o mini-Civic, se seguir a carreira de sucesso do irmão mais velho, vai vender feito pão quente.

Com motores 1,3-litro de 100 cv e 1,5-litro de 120 cv, o novo sedã será vendido na América Latina, na China e na Índia. A Rússia, em franco crescimento, também deve ser um dos destinos do City/Aria. Como as fotos mostram, a concorrência já pode começar a se preocupar.

Fonte: Team BHP

Fiat Bravo já roda em testes no Brasil

Eis aqui a prova de que a Fiat planeja, no mínimo, ter mais um hatch médio no mercado e, no máximo, tirar o Stilo de circulação. O substituto dele na Europa, o Bravo, já roda em testes no Brasil. Para piorar, em um local onde, nessa época do ano, segredo nenhum consegue a privacidade que merece. Foi a cidade de Campos do Jordão que primeiro viu esse belo hatch italiano em solo brasileiro.



No Brasil, o Bravo deve adotar o mesmo motor 1,9-litro reservado ao Linea, além do 1,4-litro turbo que em breve deve ser oferecido no Punto e também em seu sedã. Se o Stilo for mantido em linha, ele deve adotar uma linha mais barata, mas o risco de o Punto canibalizar suas vendas é grande.

Fonte: WebMotors

Kia coloca a alma na criação do Soul, que surgirá em Paris

Um produto totalmente novo, em um estilo ousado e interessante, com motores fortes e econômicos. Há alguns anos, ninguém imaginaria que se descreveria assim um carro coreano, mas dá para dizer tudo isso sobre o novo Kia Soul, alma, em inglês, no qual a montadora parece realmente ter colocado todos os seus melhores esforços, como se vê abaixo:



Este é mais um exemplo de que a empresa está renovando o estilo de seus produtos para bem melhor, como o Forte já mostrou em relação ao Cerato.

A produção do Soul terá início em novembro, na Coréia do Sul, pouco depois de sua apresentação oficial, no Salão de Paris, em outubro. As vendas terão início em fevereiro do ano que vem, nos EUA, e em abril no restante do mundo, inclusive no Brasil (espera-se). Por aqui, o hatch com jeitão de minivan deve encarar Honda Fit, Fiat Idea, Chevrolet Meriva e a futura Citroën C3 Picasso. Com três opções de motor, duas a gasolina, 2-litros e 1,6-litro, e uma a diesel, 1,6-litro turbo, infelizmente vetada para o Brasil por questões legais, o carro tem 4,11 m de comprimento, 1,61 m de altura, 1,79 m de largura e um entreeixos de 2,55 m. Um bicho bem espaçoso, aparentemente. Se andar direitinho e tiver preço bom, há de fazer sucesso.

Source: Kia Motors

Conheça o novo Lotus Eagle

Posso dar com os burros n'água ao chamar o mais novo esportivo da Lotus, o primeiro totalmente novo em 13 anos, de Eagle, mas esse é o nome do projeto do carro e não seria de espantar se ele fosse também escolhido como o nome definitivo do modelo que você vê abaixo:



Equipado com um motor V6 3,5-litros da Toyota capaz de gerar até 280 cv, o novo esportivo será um 2+2 (com dois banquinhos atrás) ou um 2-lugares puro, dependendo do que o cliente escolher. Ao contrário do que a Lotus fazia em seus primeiros modelos, que vinham com o mínimo indispensável para a arte da condução para diminuir ao máximo o peso do carro, o Eagle terá itens como ar-condicionado, som e outros confortos modernos.

Tamanho, peso, preço (estimado em 45 mil libras esterlinas) e o nome definitivo do carro só serão conhecidos no próximo dia 22, em pouco menos de uma semana. Mas que o carro vai agradar já dá para ter certeza!

Fonte: Lotus Cars

Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series. Ponto final

O Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series apareceu tantas vezes como segredo que muitos chegaram a confundi-lo com o próximo supercarro da Estrela de Três Pontas, substituto do SLR. Isso dá uma boa idéia do poder de fogo da criança, que foi finalmente revelada ao mundo. Veja abaixo:



Abaixo você poderá apreciar todos os detalhes dessa supermáquina, que vem com um motor V12 de seis litros biturbo, capaz de gerar mais de 660 cv. Os números poderiam ser ainda melhores, chegando a 720 cv, mas a Mercedes-Benz é conhecida por optar por soluções mais duradouras e confiáveis, ainda que com o sacrifício da performance ou do comportamento dinâmico (vide as direções com esferas recirculantes que equipavam os carros da marca até pouco tempo atrás).

Cá entre nós, 660 cv são muito mais do que meros mortais sonham controlar um dia, mas a performance do Black Series seria bem melhor se ele fosse mais leve. O bicho pesa 1.870 kg, e isso porque teve seu peso reduzido em 250 kg com o uso de peças em fibra de carbono! Mesmo assim ele acelera de 0 a 96 km/h em 3,9 s e bate 320 km/h de máxima. Ah, se todo mundo pudesse querer um carro assim na garagem...

Fonte: Autoblog

Bobeou, tá na rede: veja o novo Peugeot 308 CC

Para quem ficou meio chateado com a Peugeot no Brasil por ela ter dado à reestilização do 206 o nome de um modelo maior, o 207, resta um consolo: a empresa também faz das suas no exterior. A última, em todo caso, foi em benefício dos consumidores, com a revelação, aparentemente involuntária, do novo 308 CC, cujas fotos oficiais você vê abaixo.



As imagens "vazaram" no endereço http://www.peugeot.com/fr/produits/vehicules-particuliers/peugeot-308-cc.aspx?filterBy=&count=&page=, que já está fora do ar, o que dá a pista de que a página não deveria ter entrado no ar agora. Alguma bobeada da equipe que cuida do site. Sorte nossa.

Ainda não há informações técnicas nem de preço sobre o carro, mas se sabe que ele pode ser o primeiro híbrido elétrico a diesel do mundo. Os motores "comuns" também já são esperados: três a gasolina (1,4-litro de 95 cv, 1,6-litro de 120 cv e 1,6-litro turbo de 150cv, com câmbio manual, e de 140 cv, com caixa automática) e três a diesel (1,6-litro de 90 cv, 1,6 litro de 110 cv e 2-litros de 136 cv). Bonito o carro ficou, o que já é meio caminho andado para agradar.

Fonte: WorldCarInfo

Honda mostra OSM, o conversível "limpo"

A Honda deve apresentar no Salão de Londres o OSM, ou Open Study Model. Segundo a empresa japonesa, é apenas um exercício de estilo, um modelo em escala 1:1 feito em clay que servirá só para testar novas soluções aerodinâmicas e outras técnicas para tornar os conversíveis menos gastadores. O porta-voz da empresa, Steve Kirk, disse à Automotive News que, se o belo roadster entrar em produção algum dia, ele será um bom integrante da família de carros verdes da empresa. Com o petróleo aos preços atuais, há alguma dúvida de que ele tem todas as chances de ser vendido em breve? Pena é que o Brasil não será um dos prováveis destinos...



Fonte: Honda

Lotus Hot Wheels? Devia era ser de verdade...

Dê uma boa olhada nas fotos abaixo e me diga: é ou não é um belíssimo carro? A bem da verdade, por mais que a estética o privilegie, não é. E não é que ele não seja bonito, mas não é um carro, pelo menos não um que interesse a quem gosta de dirigi-los e não só admirá-los. Pois essa obra de arte foi feita para a criançada, numa parceria entre a Lotus, que faz alguns dos melhores brinquedos de gente grande do mundo, e a Hot Wheels, que é popular entre a molecada.



Mostrado no ano passado, no SEMA Show, em Las Vegas, o carrinho bem que poderia dar pistas de estilo sobre o novo Lotus Eagle ou mesmo inspirar um modelo que pudesse ser dirigido, ainda que em série limitada. Como a marca britânica nunca esteve tão bem das rodas como agora, ela já pode se permitir ousar um pouco mais. Conhecimento para fazer carros gostosos de dirigir ela já tem. E não é pouco, não.

Fonte: Lotus

Assystem City Car: amigo de quem não gosta de baliza

Esse bicho não é uma novidade muito grande, mas, como tem muita gente que não o conhece, vale um post. O designer suíço Franco Sbarro não é o que se possa chamar de um cara convencional e a maior prova disso é o Assystem City Car. Em vez de ter dois eixos, um dianteiro e um traseiro, como outros automóveis, o Assystem resolveu ter apenas um, no centro do carro, e as outras duas rodas, motrizes, em cada uma das pontas do veículo. Veja abaixo, no vídeo, o que isso representa.



Resumidamente, essa disposição de rodas permite que o carro gire sobre seu próprio eixo, tornando as manobras de baliza muito mais simples. O formato oval do Assystem, por sua vez, seria uma garantia de mais resistência em batidas (o ovo é considerado a estrutura mais forte do mundo), além de a ausência de superfícies retas impedir que ele "trave" em uma batida. Como ele "escorrega" para fora do choque, a energia se dissipa em movimento, não em deformação. O eixo central também tornaria a carroceria mais resistente a impactos laterais, que oferecem um risco alto de lesão aos passageiros.

Há mais um aspecto interessante de segurança: em momentos de pouca visibilidade (chuva forte, noite etc.), uma tela de LCD de 40" pode ser usada como pára-brisa, ou seja, ela se coloca entre o motorista e o vidro. Câmeras especiais mostram a pista ao condutor com resolução melhor. Se funciona ou não, só testando.

Além de prático e seguro, o Assystem tem boa reciclabilidade e pode usar motores elétricos, o que o sintoniza com os anseios atuais por veículos mais limpos. Seria perfeito, não fosse o desenho que divide opiniões...








Fonte: Assystem

Veritas RS III estréia com motor de 600 cv

Em 1948, Ernst Loof, Schorsch Meyer e Lorenz Dietrich, funcionários da BMW apaixonados por carros de corrida, fundaram uma empresa que ficaria conhecida por sua vida curta e por seus carros fantásticos. Nascido a partir de um BMW 328, o Veritas se tornou o primeiro carro alemão a participar de uma corrida de Fórmula 1. Em 1952, a empresa encerrava suas atividades com apenas 75 carros produzidos. Pois agora, 60 anos depois de sua fundação, a empresa ressurge com o Veritas RS III, esse belo esportivo que você vê abaixo.


Fabricado pela Vermot AG, o RS III é, como o desenho denuncia, um esportivo puro. Só há espaço para o motorista, que se acomoda do lado esquerdo do carro, a centímetros do chão. Também, com 0,97 m de altura, não teria como ser diferente.

Baixo, perto do chão, longo (4,99 m de comprimento, com 2,84 m de entreeixos) e largo (1,97 m de largura), o carro nem precisaria pesar entre 1.080 kg e 1.170 kg para mostrar a que veio, mas mostra. Com duas opções de motor, ambas de 5 litros e feitas pela BMW, o RS III conta com um V8 de 480 cv que o leva a 329 km/h e com um V10 de 600 cv que o faz atingir 347 km/h. A aceleração é igualmente estonteante: em 3,6 s para o V8 e 3,2 s para o V10.

São números que talvez não impressionem que conhece Bugatti Veyron e SSC Ultimate Aero, mas imagine essa velocidade máxima sem controle de tração e sem servo-freio, sem controle de estabilidade. Acelerou sem medida? O carro emborracha o asfalto e não sai do lugar, ou demora a sair. Pisou mais do que devia? A traseira escapa. Carro para quem entende de volante, sem dúvida.

Apenas 30 corajosos felizardos poderão por suas mãos no RS III por ano. A um precinho que, você deve imaginar, não será nada acessível.





Fonte: Vermot AG

Conheça o Renault "L35", baseado no Clio Sedan

De início, falava-se em um Renault Sandero Sedan. Depois, em mais um sedã sobre a plataforma B0. Mas o caso se mostrou completamente diferente. O novo sedã da Renault, desenvolvido sob o código L35, será baseado na plataforma do Clio Sedan e fabricado na Argentina. A dúvida era com relação ao desenho, sempre apontado como o maior ponto fraco do derivado do Clio, mas fotos de um modelo em escala do carro, que vazaram no fórum automotivo Autopareri e foram mostrados pelo Le Blog Auto, mostram que a Renault vem conseguindo acertar a mão no estilo.



A coluna C do carro continua muito mais atrás da caixa de roda do que deveria, mas sua largura foi amenizada com a adoção de uma janela adicional. A tampa do porta-malas também está mais harmonizada com o restante das linhas do sedã, não aparentando mais ter sido enxertada no hatch.

Apesar de o carro não se beneficiar do ótimo entreeixos do Sandero, que dá ao hatch um espaço interno invejável para sua faixa de preço, o L35, ainda sem nome definido, adotou uma dianteira muito parecida com o sucesso de vendas da Renault. Mero recurso estético. Tomara que a marca também tenha conseguido ampliar o espaço interno para os passageiros do bando de trás, que tinham no teto baixo um sério entrave ao conforto.

Fotos de segredo da Automedia confirmam as linhas básicas do novo sedã, mas estavam muito disfarçadas. Com as fotos deste modelo, pode-se ter mais certeza das linhas, cuja apresentação oficial pode até acontecer este ano, mas o mais provável é que ele venha em 2009, mesmo.





Fonte: Le Blog Auto

Novo Ka europeu aparece em site polonês

O site Polska, a Polônia, conseguiu as melhores imagens, até agora, do próximo Ka europeu. Até o interior do carro foi flagrado, o que indica que sua apresentação oficial está bem próxima.



Com uma proposta bem diferente da do modelo brasileiro, ou seja, a de ser um modelo prático e descolado para quem já tem um carro maior e precisa se deslocar na cidade, em vez de ser o modelo de entrada, o novo Ka tenta manter a mesma irreverência do modelo que substitui. Prova disso é o interior verde-limão do carro flagrado pelo site polonês.

Fabricado em Tychy, na Polônia, na mesma fábrica onde a Fiat produz o 500, com quem o novo Ka divide a plataforma, o carrinho deve ter sua estréia oficial no próximo Salão de Paris.






Fonte: Polska

Bem-vindos a uma nova idéia

Prezados visitantes,

Este é o início de um serviço que pretendo oferecer há muito tempo, desde que comecei a escrever sobre carros e percebi que, além de saber mais sobre o mundo automotivo, meus leitores também queriam tomar uma decisão bem acertada quando estavam comprando seus novos automóveis. Já faz dez anos que me tornei um jornalista especializado em automóveis e agora, finalmente, consigo entrar em contato direto com vocês.

Outra maneira de oferecer conselhos e informações úteis a meus leitores será com a parte de notícias, na qual pretendo trazer a vocês as novidades mais importantes do mundo dos carros e das motos. Espero que vocês apreciem a intenção e me ajudem a tirar dela o que ela de melhor tiver. Sejam bem-vindos ao MotorDicas, amigos!

Um abraço,

Gustavo