Quero um carro econômico com porta-malas grande!

"Olá, bom dia!

Preciso trocar de carro e gostaria de uma orientação de um especialista. Encontrei este site no Google e espero que me clareie as idéias.
Tenho uma Chevrolet Zafira 2009/2010 que comprei em junho do ano passado. Porém, agora já está me dando alguns problemas e vi que as peças dela são muito caras. A versão é a Elegance automática.
Adoro essa minivan, mas ela também é muito gastona, por ter motor 2.0 e ser automática. Na época, acabei comprando por ser um carro com porta-malas grande. Trabalho com vendas de roupas e preciso de um bom bagageiro pra carregar arara e malas.

Estou à procura de um carro que tenha um motor que gaste menos. Estou em dúvida sobre a Fiat Palio Locker Adventure e a SpaceFox. Já pesquisei o Doblò, mas ele é muito feio...

Eu me acostumei com o câmbio automático e também queria saber se vou sentir muita diferença nos câmbios Dualogic /automatizado. Já li algo sobre serem mais econômicos.

Não gosto de sedãs. Prefiro a linha mais esportiva. E acredito que um carro com motor 1.6 seria o ideal.

Pelo jeito, não me sobram muitas opções, né? Até porque penso em gastar, no máximo, R$ 43 mil (que é o valor da Zafira que tenho).

Desde já agradeço a atenção!

Matilde C.
"

Como vai, Matilde? Obrigado por sua consulta.

Pelo que percebo, o que você precisa é de um modelo tão espaçoso quanto a Zafira, mas que gaste menos em combustível e em manutenção. Várias minivans se encaixam neste perfil. Vou citar algumas, nessa faixa de valor, que podem te ajudar.

A primeira delas é a Nissan Livina. Ela tem bom porta-malas e motor 1.6, mas apenas uma opção de câmbio, o manual. Usada, você consegue encontrá-la nessa faixa de preço. A melhor opção seria a Grand Livina, mas ela tem motor 1.8 e gasta mais. Em suma, seria trocar seis por meia dúzia.


Outra é o monovolume Honda Fit. Ele tem motores 1.4 e 1.5, ambos com opção de câmbio automático. O Fit é bem menor do que uma Zafira, mas ele tem um sistema de bancos, chamado de ULT, que permite carregar objetos longos e altos, como araras e malas. Só vai ser um problema se você precisar carregar a família e as araras ao mesmo tempo. Em economia de combustível, vai ser difícil encontrar algo tão espaçoso.



A Palio Weekend e a SpaceFox seriam boas opções de modelos familiares, mas não para o transporte de araras e malas. Elas são pequenas. A Fiat Idea eu não recomendo pelo mesmo motivo e mais um: o interior dela vai mudar, como informaram os amigos do site Autos Segredos.

Melhores do que elas são as peruas médias, como a Renault Mégane Grand Tour e a Toyota Fielder. Você pode encontrá-las nessa faixa de preço, mas o problema é que as duas já saíram de linha, o que torna a manutenção mais cara e a desvalorização mais alta. A Renault só existe com câmbio automático na versão com motor 2.0. Vai ser gastão, assim como a Zafira (um pouco menos, talvez). 

Analise as duas primeiras opções que eu citei. Acredito que alguma delas possa ajudá-la tanto no trabalho quanto no lazer.

Um abraço,
Gustavo