Diesel por dois meses ou algo mais flexível?

"Olá, Gustavo,

Primeiramente, quero te parabenizar. Não sou fã de blogs... mas o seu está com uma baita moral!

Queria te pedir a gentileza de um aconselhamento.

Eu atualmente resido na Europa e, pra falar a verdade, por aqui eu sou mais fã de motos que de carros. Lá em casa, é minha parceira que fica com o carro. De qualquer maneira, confesso que estou um tanto mal/bem acostumado com a oferta e qualidade dos carros europeus. Mais que isso, por aqui não é missao tão dificil achar um bom carro por um preço razoável.

ATENÇÃO, LEITORES: não significa que a vida é fácil na Europa! Digo sempre que supérfluo é (comparativamente) barato, mas o essencial é caro. Sem querer entrar em questões políticas e ambientais, acho que o Brasil está certo em priorizar comida na mesa a bens de consumo.

Bom... o fato é que estou voltando ao Brasil em dezembro de 2009 com umas economias. No câmbio atual, algo em torno de R$ 50 mil. Minha parceira também irá e está louca pra conhecer o Nordeste brasilero (ela é inglesa), ou seja, nos primeiros meses vamos fazer um bom trecho em estradas, mas depois a vida se assenta, o dinheiro acaba e entramos na rotina de trabalho.

Minha duvida é: que carro comprar?

Se não fosse a viagem, provavelmente compraria um modelo econômico, compacto, e de fácil revenda. Se fosse só para a viagem, talvez investisse em um diesel que venderia logo após a viagem (o problema é o seguro). Buscando um que atenda os dois quesitos, penso em algo acima dos populares com os confortos habituais...gostei muito do Renault Sandero Stepway.

Qual abordagem você me sugere? Somos um casal jovem (30 e 24 anos) e sem filhos. Antes de vir para Europa me especializar, era professor universitário e acredito que farei o mesmo quando voltar... ou seja, a renda não é la grandes coisas. A parceira, apesar de boa qualificação, não fala o português ainda e deverá ter problemas pra encontrar um emprego rapidamente. Portanto, existe a possibilidade de termos que voltar para a Europa em alguns anos, logo precisamos de um carro com boa revenda.

Muito obrigado e grande abraço,

Leandro Costalunga"


Seja bem-vindo de volta, Leandro, você e a companheira, que, se a dica valer, pode dar aulas de inglês como professora nativa e ganhar um bom dinheiro por aqui até se estabelecer na área de atuação dela.

Seu raciocínio sobre um diesel está corretíssimo. Primeiro problema: com R$ 50 mil, você não vai encontrar um modelo a diesel por um bom preço, fora que eles são muito visados para roubo. Não recomendo, mesmo que seja para ficar pouco tempo com ele.

Como imagino que você não vai querer gastar todas as suas economias com o carro, sugiro comprar um veículo usado, o que lhe permitirá ter um veículo fácil de revender, sem desvalorização tão alta, e mais completo do que um novo.

O Sandero Stepway é uma opção legal, sim, especialmente porque o seguro dele é baixo e, com motor flex, você pode economizar com combustível, como queria fazer com o motor a diesel. Isso, lógico, dependendo da região onde você estará. Cuidado com gasolina batizada, é um problema sério no Brasil.

Outro carrinho que pode ser interessante para você, também usado, é o CrossFox, mas compre um mais antigo, uma vez que ele vai mudar ainda este mês e deve cair bastante de preço.

Considerando veículos mais antigos, uma boa opção para você talvez fosse o Chevrolet Tracker, com motor a gasolina ou mesmo a diesel. Difícil será você encontrar algum à venda, já que eles são bastante disputados por terem tração nas quatro rodas e marcha reduzida. Se você for enfrentar terrenos muito difíceis, essa seria a minha recomendação.

No caso do Tracker, você até poderia ficar com o modelo a diesel por mais tempo, uma vez que ele se comporta bem na cidade. De novo, o problema seria o seguro alto. É bom levar isso em consideração.

Como você quer um carrinho fácil de revender, recomendo modelos de fabricação nacional, a não ser que você aceite perder algum dinheiro com desvalorização. Se isso for uma opção, a Suzuki voltou a ter representação oficial no Brasil e tem o Jimny em oferta. Não é um carro grande, mas vai resolver bem a questão da viagem de vocês. Espero ter ajudado, Leandro, apesar da demora.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra. Como eu já disse, se puderem esperar até outubro, melhor. Se não puderem, a resposta só vai chegar depois disso, ok?

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Mais uma coisa, moçada: mandar sua pergunta como comentário não vai ajudar. Os comentários servem para vocês trocarem ideias entre si. Se a pergunta for uma consulta, siga as vias estabelecidas, ou seja, e-mail.

Um abraço a todos,

Gustavo

Para quem gosta de GM, o Agile está chegando

"Olá,

Meu nome é Dimitri, tenho 24 anos e sou apaixonado por carro, principalmente por modelos GM (influência do meu pai, que sempre teve modelos da marca). Tenho um Celta 06/07 e pretendo trocá-lo em breve, porém estou com muitas dúvidas sobre qual modelo pegar, dentre eles um outro Celta. Tenho idéia também de um Prisma 1.0 ou de um Classic reestilizado, porque gosto de sedãs, mas ainda tenho vontade imensa de uma picape, que poderia ser a Montana.

Atualmente eu uso meu carro para trabalho, viajo um pouco, rodando uma média de 2.000 km/mês. Manutenção e seguro são pontos que ainda me preocupam, não pelo meu salário, mas sim por outros planos que tenho no momento. Normalmente, só eu e minha namorada mesmo usamos o carro... eventualmente carregamos outras pessoas para viagens. Por enquanto...

tenho que ficar uns 2 anos com o carro, até porque rodo muito e depois dos 60, 70 mil km as coisas ficam mais complicadas. Pretendo gastar até uns R$ 30, R$ 35 mil. Gosto da GM, principalmente porque participo de um programa de vantagens em que ganho descontos para adquirir carros 0 km da GM. O carro que pretendo pegar é zero.

Forte abraço!

Dimitri Reinas Martinez"


Senhores, peço desculpas pela demora na resposta a todas as consultas, mas hoje foi o único dia que encontrei para colocar as coisas em dia. Aliás, segue meu pedido especial a todo mundo interessado em uma consulta parecida: esperem para me enviar em outubro, que é quando retorno de férias e vou voltar a cuidar com mais tempo das perguntas. Estou realmente precisando descansar.

Dimiti, na sua consulta, noto que a preferência por um veículo Chevrolet vai além de fidelidade à marca, algo que condeno veementemente aqui no MotorDicas. Consumidor não tem de ser fiel à nada, só à própria satisfação e ao melhor negócio. Quem tem de ser fiel ao consumidor é a marca, sempre oferecendo melhores veículos por valores mais baixos, especialmente no Brasil. No seu caso, os descontos podem justificar a compra de um veículo da GM. Como você não tem preferência por nenhum estilo específico de carroceria (você fala em sedãs, mas os da GM estão todos ultrapassados), minha recomendação seria você, primeiro, dar uma olhada no novo Agile.





A recomendação de um carro que ainda nem vimos ao vivo é simples e parte do ponto de vista de desvalorização. Como ainda vai ser lançado, o Agile é o modelo que tem as menores chances de sofrer mudanças no curto prazo. Aliás, dificilmente ele terá alguma mudança nos dois anos em que você pretende ficar com ele e a faixa de preço esperada para ele começa nos R$ 35 mil. O lançamento é no final deste mês. Fique atento, Dimitri.

Se você estiver mesmo querendo fugir de hatches e de olho em sedãs, eu recomendo uma boa olhada no VW Voyage, o modelo mais recente entre os sedãs pequenos e um bom carro. O Prisma e o Celta devem continuar no mercado, mas o Spark já é uma ameaça a eles em 2012. Classic, então, já devia ter morrido há muito tempo...

Se você estiver procurando um sedã pequeno de bom preço, o Renault Logan é o que oferece a melhor relação custo/benefício. Até porque ele é médio.

Dentre as picapes, dê uma olhada na nova VW Saveiro. No seu caso, com cabine estendida, para poder carregar bagagens de modo seguro. O problema dela é ser muito pelada. A vantagem: ser o modelo mais moderno do mercado. Espero ter ajudado, Dimitri.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra. Como eu já disse, se puderem esperar até outubro, melhor. Se não puderem, a resposta só vai chegar depois disso, ok?

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Mais uma coisa, moçada: mandar sua pergunta como comentário não vai ajudar. Os comentários servem para vocês trocarem ideias entre si. Se a pergunta for uma consulta, siga as vias estabelecidas, ou seja, e-mail.

Um abraço a todos,

Gustavo