Preciso de um carro que não maltrate minha coluna

"Caro Gustavo, parabéns pelo blog. Várias dúvidas foram dirimidas.

Mas gostaria de saber, na sua opinião, qual o carro mais confortável, dentre as quatro grandes nacionais, devido ao fato de morarmos no interior.

Respondendo aos seus quesitos:

1) tipo de uso que fazemos do carro= ir ao trabalho e levar as crianças à escola, diariamente. Viagens longas (1000 km) de férias, uma vez ao ano. Viagens curtas (150 km), umas quatro vezes ao ano.

2) o que mais valorizam no veículo= conforto. Tenho hérnia de disco e os solavancos do asfalto, mal conservado, me causam muita dor. Em uma viagem pequena, de 150 km, chego literalmente "quebrado".
Necessito, portanto, de um carro que "filtre" as imperfeições do piso. Ou seja, pneus macios com perfil alto, suspensão que não transmita os impactos, banco anatômico, com diversas regulagens, inclusive lombar. E que tenha câmbio automático ou automatizado.

3) quanto tempo pretendem ficar com ele= geralmente fico de 3 a 5 anos.

4) quantas pessoas vão transportar= eu, esposa e duas crianças pequenas (5 e 7 anos)

5) em que tipo de terreno rodam= cidade e estrada, mal conservadas.

6) manutenção= como não disponho de muito tempo livre, prefiro que seja um carro das quatro grandes nacionais (Fiat, Ford, GM e VW), pois temos as concessionárias na cidade.

7) desvalorização= infelizmente, é fato. E não temos como fugir.

8) seguro= indiferente.

9) consumo= se houver alguma opção econômica, será bem-vinda. Depois de vários automáticos fazendo 4,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Isto já não me assusta mais.

10) se querem um novo ou um usado = novo, por conta da garantia de 3 anos que a maioria oferece.

11) e quanto pretendem gastar na compra = o ideal seria de R$ 100 mil para baixo. No trabalho o carro fica em área aberta e comum. Extensão da calçada. Mas, caso não tenhamos opção, posso gastar no máximo (incluindo IPVA , taxas, emplacamento, seguro e outras eventualidades), R$ 150 mil.

Abraços, e muito obrigado,

Aurélio O.
"

Boa noite, Aurélio, tudo bem? Espero que sim.

Sua descrição de uso e de necessidade deve ser a mais completa que eu já recebi desde que criei o blog. Por isso a resposta também pode ser tão adequada ao que você precisa.

Cá entre nós, o carro que você quer comprar é um que não o faça sofrer tanto com os buracos e valetas que temos de enfrentar todo santo dia, por conta de sua hérnia de disco, não é? Para isso, o melhor carro que eu tenho para te indicar é um de suspensão pouco convencional, mas que eu costumo chamar de "tapete voador". É um Citroën C5. Como você tem filhos, te recomendo até a C5 Tourer, a versão perua. Sei que os Citroën não são uma opção que você gostaria por não serem de uma das quatro maiores fabricantes nacionais, mas estes têm algo que ninguém mais tem: a suspensão Hydractive III+.



Essa suspensão, hidropneumática, nivela o carro de uma forma que você quase não vai sentir os buracos de nossas ruas. Por R$ 107.980, ela está dentro do que você pretende gastar, ainda que o sedã seja mais barato (R$ 99.160). Para sua hérnia, acho que não há nada parecido nessa faixa de preço. Também é um carro seguro para as crianças, espaçoso e muito bonito.

O problema é que ela só vem com um motor 2.0 e com câmbio automático de quatro marchas. O carro é pesado, gasta e o casamento motor e transmissão não é feliz. A manutenção dessa suspensão também não é barata. Em compensação, o carro é de uma suavidade que dá gosto. Faça o test-drive com uma para ver do que estou falando.

O mais próximo que você chegaria desse tipo de suspensão é com o VW Touareg, que tem suspensão pneumática, mas ele não é tão suave e, novo, custa R$ 254 mil. Uma opção menos salgada seria o Fiat Freemont, mas ele terá em breve uma versão flex e com câmbio automático de seis marchas. A hora de comprar, portanto, não é agora. Quando chegar, ele também não tratará sua coluna tão bem quanto o Citroën.

Espero que haja alguma concessionária da marca francesa perto de sua casa. Se não houver, me avise que a gente tenta pensar em alguma outra solução. Como um Touareg usado, por exemplo.

Um abraço,

Gustavo



Meu primeiro segundo carro

"Olá!

Pesquisando no Google dicas para carros usados encontrei esse blog e adorei a interação: boas dúvidas e ótimas respostas. Então, estou torcendo muito para você ler e responder a minha dúvida e me ajudar.

Tenho um Chevrolet Celta 2010 que meu pai me ajudou (e muito) a comprar (deu 80%) e me convenceu a escolhe-lo pelo custo baixo, mas estou doido para trocar por um modelo mais confortável, pelo menos com vidro, ar e direção, pois, apesar de toda a economia do Celta, é terrível viajar nele.

Já ouvi que Honda e Toyota, Civic e Corolla, respectivamente, são ótimos carros que são elogiados pela NÃO manutenção e durabilidade. Isso é verdade? Se positivo, para o meu bolso teria que ser de 2003 para baixo. Então pergunto: ainda sim, seria mais confiável que um C3 2007/08, que também me animou?

Sou leigo no assunto e não tenho nenhum mecânico de confiança para perguntar. Quero ter um carro confortável, mas que o risco de gastar muita grana com manutenção seja mínimo, pois acabo de comprar um imóvel na planta e logo quero ter o carro quitado, com manutenção baixa, para não pesar nas parcelas do financiamento.

Pode me ajudar a focar a pesquisa nos modelos mais confiáveis/confortáveis?

Pretendo comprar algo por no máximo de R$ 21 mil. Pesquisando já me chamaram a atenção um Honda Fit 2005, Citroën C3 2007, Honda Civic 2003, Chevrolet Astra 2006, Peugeot 206 2008... Qual seria a melhor opção?

Rafael M."

Salve, Rafael! Obrigado pela pergunta, que mostra uma preocupação comum para quem já pegou a manha de dirigir e se sente seguro para partir para um carro melhor. Até porque ar-condicionado é item de conforto e de segurança, atualmente.

Dos modelos que você curtiu, minha indicação seria pelo mais novo e mais confiável. Como você se preocupa com custos de manutenção, que incluem abastecimento, também te indicaria o menor motor entre eles. Por coincidência, você já citou uma de minhas indicações, o Honda Fit 1.4 2005. No seu caso, acho que é o que melhor se encaixa.

Ele é econômico, bem equipado e a Honda tem um programa de venda de usados com garantia de um ano. Se comprar fora de concessionárias, prefira um Fit que tenha passado por todas as suas revisões em revenda. Isso indica cuidado com o carro, que pode estar beirando os 100 mil km.

O único porém deste modelo é que, quando ele dá manutenção, ela é cara, algo que todos os modelos que você citou também enfrentam. Isso porque a Honda não troca apenas a peça com problema, mas o conjunto afetado por ele. Em compensação, o conserto costuma ser daqueles que não dão dor de cabeça.

Peça ajuda a seu pai para encontrar um Fit bonito, que nunca tenha batido e com as revisões em dia. Ele tende a ser um bom companheiro para essa segunda jornada no mundo dos carros. E boa sorte!

Um abraço,

Gustavo