Mercado de carros para PPD se amplia. Saiba escolher bem

"Gostaria de saber qual o melhor carro para mim. O carro que uso tem embreagem adaptada e gostaria de comprar um 0-km. O que seria melhor, comprar um carro automático ou um normal e mandar adaptá-lo? O custo é mais baixo? Qual carro eu compro, na faixa de R$ 42 mil líquidos? Onde posso comprar, na loja ou concessionária?

Obrigado. Aguardo resposta ansioso.

José de Souza"


Como você está, José? Espero que você não tenha tido de esperar demais.

Já respondi a algumas consultas sobre carros para PPD (pessoas portadoras de deficiência), como a do Ângelo Andrade Pereira e a da Cecilia Benassi. Sugiro que você dê uma olhadinha nas duas para poder ter outras ideias de compra além das que eu vou te sugerir.

As montadoras, atentas a esse mercado e também ao fato de que muita gente está de saco cheio de ficar pisando na embreagem, têm ampliado a oferta de opções com câmbios automáticos ou automatizados (manuais com trocas robotizadas). Uma delas foi a Fiat, que apresentou na semana passada mais quatro opções de carros com câmbio Dualogic: Palio ELX, por R$ 37,23 mil, Siena HLX, por R$ 45,42 mil, Palio Adventure Locker, por R$ 55,47 mil, e Idea Adventure Locker, a R$ 53,86 mil.













Na faixa de valor que você pretende pagar, de R$ 42 mil líquidos (já com o desconto de impostos, imagino eu), há diversas opções (dê uma olhada na consulta do Ângelo), mas dá para esclarecer algumas coisinhas que devem ser relevantes para você.

Em primeiro lugar, não recomendo mais adaptações, a não ser para quem tenha estimação por seu carro ou para quem não possa arcar com o valor de um modelo novo. O melhor, realmente, é comprar um veículo automático ou automatizado.

Também é mais recomendável comprar em concessionárias, muitas das quais já dispõem de uma estrutura especial para atender PPD. Uma delas, a Grand Special, é dedicada apenas aos portadores de deficiência. Isso traz um bocado de conveniências.

Há, como já disse a você, dois tipos de veículos: os automáticos e os automatizados. Os automáticos são convencionais, com valores de câmbios que variam de R$ 4.000 a R$ 5.000. São muito resistentes, mas a manutenção não é das mais simples, se houver um problema com eles. Em se tratando de um carro novo, na garantia, eu não recomendo a você que se preocupe com isso.

Os automatizados são câmbios manuais comuns com trocas automatiza

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"O que é melhor para mim e para meus filhos, uma perua ou uma minivan?"

"Olá,

Tenho três filhos (7, 4 e 2 anos) e quero acomodá-los melhor na ida à escola e nos passeios de fim de semana. Uso uma caideirinha e dois boosters com encosto para cabeça.

O cinto de três pontos é um diferencial, na minha opinião. Possuo uma Weekend e o cinto do meio (justo o da cadeirinha) é de apenas dois pontos, o que me deixa insatisfeita

Considerando ainda espaço interno traseiro, incluindo porta-malas, assim como o custo de manutenção do veículo (seguro e desvalorização do veículo), pensamos em investir no modelo Mégane Grand Tour, da Renault. Nesta mesma faixa de preço também está a Zafira, da Chevrolet. Qual seria a melhor escolha?

Abraços

Ligia Rubbo"


Como você está Ligia? Espero que tudo em paz.

Em sua consulta, bastante parecida com a do Luis Jorge Couto da Silva, o principal, para você, é o conforto e a segurança de seus três filhos, mas também contam a desvalorização, o valor do seguro e, decerto, consumo, dirigibilidade e espaço interno. Ainda que haja alguns empates, minha recomendação para você, neste caso, é realmente a opção pela Mégane Grand Tour.



Vendida por R$ 57,59 mil na versão Expression com motor 1,6-litro, ela tem um elemento fundamental, um que a Chevrolet Zafira, vendida a R$ 58.601, não tem nem como opcional: cinto de três pontos no assento do meio. Qualquer Zafira, da mais simples à mais equipada, tem só cinto sub-abdominal.

Além disso, e aqui vai uma questão de gosto pessoal (meu), peruas têm uma dirigibilidade muito superior à de minivans, o que melhora a questão da segurança. Entre uma minivan e uma perua, eu sempre vou recomendar uma perua, se outros elementos não pesarem mais a favor da minivan.

Não fossem esses dois fatores, a Chevrolet Zafira apresentaria algumas vantagens importantes em relação à Grand Tour: um motor 2-litros, mais forte e, na versão atual, honesto em termos de consumo, sete lugares (dois reversíveis no porta-malas), espaço de carga mais amplo (com os bancos recolhidos; ainda assim, não tão mais do que a Grand Tour), versatilidade e uma rede maior de concessionárias.



As desvantagens são o centro de gravidade mais alto, que a torna menos estável do que uma perua, o peso maior, que a torna mais gastona, e o fato de ela estar cotada para dar lugar a uma versão mais moderna em pouco tempo. A Mégane também terá uma versão mais moderna fabricada na Argentina a partir de 2011, mas o modelo nacional continuará em linha por conta de suas boas vendas.

Com tudo isso em vista, minha recomendação a você seria realmente optar pela Grand Tour. É um carro excelente, que deverá atendê-la bem e cuidar direitinho de suas crianças.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Meu primeiro carro 0 km, até R$ 35 mil, precisa ser econômico. Qual é o mais?"

"Olá, Gustavo. Tudo bem?

Gostaria de uma sugestão, pois pretendo comprar meu primeiro carro 0 km, se possível com redução de IPI.

Como utilizarei o veículo para o serviço, pegarei bastante estrada (aprox. 160km/dia), então o baixo consumo de combustível é um fator relevante. Raramente transportarei passageiros no banco traseiro e não pretendo gastar mais que R$ 35 mil, já que ainda pretendo inserir alguns equipamentos de luz e som nele.

Adorei o design do novo Voyage, mas parece que a direção hidráulica não vem de série, além de o preço do seguro não ser nada atraente. Estou entre um hatch ou sedã médio e pretendo ficar no mínimo cinco anos com ele.

O que você me sugere?

Agradeço desde já a atenção.

Sabrina Isomoto"


Tudo certinho, Sabrina, e com você?

A compra de um carro 0 km, no seu caso, que pretende ficar com o carro por cinco anos, é uma excelente pedida. Isso porque o valor que você investirá nele ficará menos sujeito a desvalorização, caso você resolvesse vendê-lo rápido, e o carro dará manutenção menos frequente por estar com todas as suas peças novinhas.

Considerando todos os seus requisitos, que são valor máximo até R$ 35 mil, um carro bastante econômico, mas com bom desempenho, e sem necessidade de levar ninguém nos bancos traseiros, além do prazo de cinco anos no qual você continuará com o carro, eu não tenho a menor dúvida em te indicar o Kia Picanto. Por diversas razões, a principal delas o preço:



No site da Kia (www.kiamotors.com.br) você pode ver que ele custa R$ 35,9 mil, mas, nas concessionárias, ele certamente é vendido por um valor menor do que esse. Em suma, vale pechinchar, se você gostar do carro. E, considerando o que você espera dele, acho que vai gostar.

Primeiro, ele é um carrinho bastante completo. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos nas quatro portas, toca-CD com MP3 e entrada para iPod (o que vai livrar você de instalar qualquer equipamento de som e arriscar a garantia do carro com isso) e volante com regulagem de altura.

Segundo, ele é o carro pequeno mais econômico à venda no Brasil. Ele não tem motor flex, o que pode ser um problema para você, mas, se não for, ele já foi apontado por entidades européias como um dos modelos mais econômicos à venda no Velho Continente.

Terceiro, ele tem garantia de cinco anos. É exatamente o tempo que você pretende manter o carro em sua garagem. Fazendo as revisões em concessionária, você vai conservar o Picanto sempre sob a proteção da marca, o que é uma segurança e tanto. Sem contar que os carros da Kia têm uma percepção de confiabilidade mecânica muito boa. Dificilmente se ouve falar em problemas sérios com eles.

Quarto, ele pode ser pequeno atrás e ter um porta-malas ainda menor, mas, como você não carrega ninguém atrás, isso não deve ser problema nenhum.

Por fim, ele é um carrinho bem legal de dirigir, com seguro baixo. Anda direitinho, tem bom acabamento e deve encarar bem as estradas pelas quais você vai rodar. Veja o carrinho melhor abaixo.




Se você ainda for mais favorável a um modelo nacional, com motor flex, eu sugeriria a você o Renault Sandero Expression 1,6-litro ou o VW Gol Power 1,6-litro, também, que estão exatamente na faixa de valor que você pretende pagar, são carrinhos modernos, lançados recentemente, e sem chances de mudar no curto prazo. Talvez eles sofram uma alteração ou outra em cinco anos, mas serão pequenas. O VW Fox também está para chegar ao mercado com uma dianteira nova e um novo painel, o que pode ser interessante para você, se você estiver disposta a esperar. Da GM virá em breve também o Agile, que não dá para recomendar a você ou não porque ainda não o conheço. Tomara que seja uma boa pedida. Espero ter ajudado, Sabrina.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

Como seria uma perua Sandero? Os romenos respondem

Na Romênia, onde o Logan e o Sandero são produzidos sob a marca Dacia, há opções que o mercado brasileiro não conhece. Além do sedã e do hatch, a plataforma B0 gerou também a Logan Pick-Up e a Logan MCV, uma perua. Ambas têm a mesma dianteira do Logan, mas alguns romenos, do fórum de discussão AutoMotorClub, flagraram uma Logan MCV modificada. Seu dono preferiu a dianteira do Sandero e a enxertou no carro. O resultado é esse aí embaixo:






Ainda que tenha ficado interessante, ficaram faltando à perua as portas com os mesmos vincos do Sandero, que lembram uma meia-lua. Nisso a ideia do designer polonês Slawomir Zur foi bem melhor.



Chegamos a essa história graças à colaboração do amigo Marlos Ney Vidal, do blog Autos Segredos, que recebeu uma das fotos acima do leitor André Padilha. Quando a pesquisamos, encontramos o pessoal do fórum comentando a modificação na Logan MCV. Modificação, aliás, que eles endossam. Quem sabe não virá daí uma nova perua para o mercado brasileiro? O que se sabe ao certo é que o Sandero dará origem a mais uma picape nacional, ainda sem nome definido.

Fonte: AutoMotorClub

"Por R$ 47 mil, qual é o melhor carro para cinco pessoas que eu poderia comprar?"

"Qual a minha melhor opção, hoje? Quero adquirir um veículo na faixa de R$ 47 mil, que tenha um motor com bom desempenho, ou seja, descarto os 1-litro, e que tenha um bom espaço interno, pois somos em cinco pessoas. A maior parte do meu percurso é no perímetro urbano; viagens, só quando estamos de férias. Quero um veículo confortável e que também não sofra tanta desvalorização. Outro detalhe é que minha cidade ainda tem muitas ruas sem asfalto, o que implica enfrentar muita buraqueira. Desde já agradeço sua dica.

Luciano Ramos Nogueira"


Como vai, Luciano, tudo certinho?

Pensei em encaminhar a você a mesma resposta que criei para o Luiz Carlos, mas seu caso é diferente. Primeiro, porque seu limite de gasto é mais alto. Segundo, porque você precisa de mais espaço. E, para quem precisa de espaço, hoje não há nada no mercado mais barato do que a Nissan Livina.



Esse modelo que você vê aí acima é a Livina X-Gear, versão aventureira da minivan que chega ao mercado no mês que vem. Ela não é interessante por ter suspensão mais alta (aliás, poderia ser, mas a Nissan preferiu não arriscar), mas sim pelas proteções à carroceria e provavelmente por um nível de equipamentos mais interessante. Ela deve ser vendida exatamente pelo limite que você tem, de R$ 47 mil, e vem bastante completa por esse valor.

Como se trata de um modelo muito novo, recém-lançado, não dá para saber como será o mercado desse veículo, mas, como a Nissan é japonesa, e veículos japoneses tendem a reter bastante o seu valor, é possível que a Livina não se desvalorize muito. Em termos de suspensão, ela parece ser bastante robusta, mas isso também é algo que só o tempo dirá. Como quase tudo.

Outra opção, por R$ 47 mil, seria algum sedã ou minivan do mercado de usados, mas não sei se essa opção é uma que você esteja considerando. Se não for ficar muito tempo com o carro, talvez seja inclusive a melhor opção, já que carros usados sofrem uma desvalorização menor do que veículos novos, ainda que o mercado de usados não esteja lá muito fácil. Se para quem vende isso é ruim, não há momento melhor do que este para a compra de um veiculo usado. Espero que isso o ajude, Luciano.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Estou entre um Volvo e um Subaru. Qual, até R$ 100 mil, seria mais interessante?"

"Fala, Gustavo.

Tenho um Mercedes-Benz Classe A há quase nove anos; nunca me deu problemas. Sei que a manutenção regular é meio cara, mas o que me deixa meio ressabiado em comprar outro é o atendimento das únicas duas concessionárias daqui. É um lixo. Procuro um carro que possa me dar o mesmo conforto, segurança, e confiabilidade.

Nesse final de semana, buscando maiores informações sobre o i30 da Hyundai, eu passei por uma concessionária Subaru/Hyundai aqui no Rio e fiquei impressionadíssimo com os carros Forester e Impreza. Só que, ao lado, tem uma concessionária da Volvo que também me deixou abismado com um S40.

Falando de preços: o Forester é 2,5-litros e o Impreza, 2-litros e ambos custam o mesmo R$ 80 mil. O S40 está custando R$ 100 mil com essa redução de IPI.

Uso o carro geralmente para passeios por lugares asfaltados, não uso carro no dia-a-dia para o trabalho e, no final de semana, para uma saidinha ou outra.

Confesso que fiquei preocupado com a declaração do alternador de R$ 4.000 e consertos que deram PT para os carros da Subaru. Mas também escutei que são muito confiáveis e quase não dão problemas em termos de quebra e defeitos.

A Volvo é famosa pela qualidade e confiabilidade dos carros, tanto em segurança (imbatíveis) quanto em manutenção.

Ambas as marcas têm poucas concessionárias e perda acentuada de revenda (como fico muito tempo com os carros isso não é um item relevante).

Dicas? Aceito outras sugestões até R$ 100 mil.

Obrigado desde já.

Abraços,

Cleber Zanela"


Como você está, Cleber, tudo certo?

Vamos destrinchar sua pergunta para poder te dar uma dica que realmente te ajude. Você não faz uso frequente do carro e não viaja para muito longe. Com isso, pode comprar um veículo para curtir, sem muita preocupação com manutenção ou desvalorização, já que costuma ficar com o carro por bastante tempo.

De todas as coisas que podem afetar sua experiência de uso, a mais grave parece ser o atendimento deficiente das concessionárias. E olha que você reclamou de um que tem obrigação de ser acima da média, o da Mercedes-Benz. Nunca tinha ouvido reclamação contra ela, mas já ouvi muito contra Subaru e contra Volvo. Principalmente contra Volvo.

Só para esclarecer, Volvo teve muita reclamação com relação a manutenção, no início. A suspensão dos primeiros modelos era extremamente sensível ao piso brasileiro. Isso, aparentemente, melhorou bastante. Em compensação, sempre foram veículos muito seguros e dos quais eu gosto muito por uma razão em especial: eles não têm frescura. Tudo é direto ao ponto, o desenho é funcional e nem por isso deixa de ser lindo, especialmente no interior.

Subaru, por outro lado, é um tanque de guerra. Dificilmente os carros da marca dão problema. A tração integral permanente da marca é tida como uma das melhores do mundo e o estilo melhorou muito de uns anos para cá. Em termos de segurança eles também não deixam a desejar, especialmente por conta da dirigibilidade acima da média.

Em suma, sem necessidades muito específicas, não tenho como te recomendar nenhum modelo diferente destes pelos quais você se apaixonou. A Forester, como tem um perfil mais de off-road, eu deixaria de fora em favor do Impreza, que é mais legal no asfalto, mas é só. A melhor compra para você será a do carro que você mais gostar. Mesmo. Até porque você poderá ficar olhando para ele por nove anos. Gostando do carro, de seu estilo, as chances de você enjoar serão menores. Só consulta essa questão do atendimento das revendas para não se arrepender depois. Até porque, escolhendo uma marca com poucas concessionárias, suas opções ficarão bastante reduzidas. Mais uma vez.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo