Perana Z One começa a ser produzido na África do Sul

Bendito Zagato! O estúdio de design automotivo italiano, criador de alguns dos mais belos carros do mundo, ajudou a criar o Perana Z One, que estreou no Salão de Genebra de 2009. Agora, a Perana já teria colocado o carrão em produção, segundo o pessoal do PistonHeads.


Com 4,41 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,23 m de altura e 2,54 m de entre-eixos, com peso de apenas 1.195 kg, o esportivo com chassi tubular de aço e carroceria de fibra de vidro tem motor V8 6.2, o mesmo LS3 usado no Corvette, que gera 449 cv e 583 Nm. Seria suficiente para o carro acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.


Com a produção das 999 unidades do carro já em andamento, a empresa espera poder apresentar o carro oficialmente em julho, no Reino Unido. "Estamos aceitando encomendas do mundo todo, mas as primeiras entregas serão para os EUA, África do Sul e Reino Unido", disse Andreas Walker ao MotorDicas. As 999 unidades a que a produção estará limitada se devem às comemorações de 90 anos do estúdio Zagato. Bela forma de comemorar uma data importante.





Fonte: PistonHeads

SEGREDO! - Leitor nos manda pacote de novos Fiat

Apesar de termos ficado um tempo sem publicar segredos aqui no MotorDicas, o leitor Nilo Nunes da Silva nos presenteou com com dois de uma só vez. Vamos ao primeiro, um que vai ser importante tanto para a Fiat quanto para a Chrysler: o Freemont.


Sim, parece que você já viu esse carro na rua. E viu mesmo, mas não com a marca Fiat. O Freemont nada mais é do que um Dodge Journey com emblema Fiat (vítima da chamada badge engineering, ou engenharia de emblema), com motor pouco mais fraco (um 2.4 de 175 cv, em vez do V6 2.7 de 185 do modelo SE) e preço bem mais interessante. Estima-se algo na casa dos 75 mil reais. Pode ser menos, mas o trunfo da Fiat para o Freemont é sua rede, muito maior que a da Dodge. Ainda que venda pouco, será muito mais do que o Journey jamais vendeu por aqui.


O outro, importante apenas para a Fiat e para uma legião de fãs do carro, é o novo Palio, ou Projeto 326. Que já roda zebrado, ou seja, sem camuflagem pesada. Em miúdos, isso quer dizer que o carro realmente pode ser lançado para comemorar os 35 anos da Fiat no Brasil, como quer seu presidente, Cledorvino Belini.


Com motores 1.0, 1.4 e 1.6, o novo Palio terá carrocerias de três e de cinco portas, com as versões Vivace, Attractive e Essence, para a 1.6. No futuro, espera-se pela versão 1.8R, com o motor E.torQ, e até por uma T-JET, mas já com o motor 1.6 E.torQ turbinado. E flex.


Se você flagrar algum carro novo por aí, disfarçado ou não, conseguir fotografá-lo e quiser compartilhar seu achado, não hesite em nos enviar suas fotos e nos autorizar a publicá-las. Ficaremos felizes em dividi-las com nossos outros leitores, assim como fizemos com a história de Nilo!

Granta, o Logan da Lada

Na Rússia, quem passou a controlar a Lada foi a Renault. Com isso, esperava-se que a marca desse uma melhorada na qualidade, ainda que nem tanto no estilo. Quanto ao estilo, pode-se dizer que foi isso mesmo, como mostra o novo Granta:


Se o carro parece familiar, é porque ele é, mesmo: o Granta foi feito sobre a plataforma B0, a mesma do Logan. Em suma, ele é o Logan da Lada. Tem os mesmos 510 litros de porta-malas, o mesmo motor 1.6 de 90 cv e é um pouco menos quadrado. Também tem menos espaço interno, com apenas 2,47 m de entre-eixos. O motivo é simples: apesar de controlar a Lada, a Renault também vende seus carros na Rússia. Em outras palavras, o Logan também está naquelas praças. Seria um tiro no pé ter dois carros do mesmo segmento disputando mercado.


Os balanços dianteiro e traseiro são nitidamente maiores que os do Logan. Quem olhar os carros de lateral não terá como dizer que eles têm uma mesma origem. Mas têm.




Se a Renault já tem o Logan na Rússia, por que fazer o Granta? Simples. Com a plataforma do Logan e uma marca ainda mais barata do que a Dacia, a Renault conseguiu fazer o carro mais barato da Europa. Na Rússia, ele custará 220 mil rublos, ou cerca de 13 mil reais. E equivale a um VW Voyage, em tamanho.




No que se refere à qualidade, julgue por si mesmo, depois de ver esse vídeo com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, tentando ligar o carro:



É, não convenceu.

Fonte: AutoVaz