Fiat fará seu novo SUV sobre a base do 500L

O site italiano Motori Online publicou que a Fiat fabricará seu novo SUV pequeno sobre a mesma base utilizada pela minivan 500L, a SUSW (Small U.S. Wide), a mesma usada pelo Fiat Linea, derivada da usada pelo Fiat Punto. Isso muito nos interessa. Se o SUV vier ao Brasil, e isso é praticamente certo, ele trará mais produtos na bagagem.


Como se pode ver na projeção de Lorenzo Preti, o novo carro pode tanto ser um novo off-road leve, como EcoSport e companhia, como pode ser apenas uma versão aventureira da 500L. Pessoalmente, acredito que o carro será bem diferente da minivan, ainda que eles sejam muito próximos. Cogita-se o uso de motores 1.4 turbo, nas versões mais fortes, e a diesel, para a Europa.

A vinda do SUV é praticamente certa por diversos motivos. Primeiro, porque a Fiat precisa ter um modelo no segmento para enfrentar Duster, EcoSport e o futuro Enjoy. Segundo, porque a parte mais cara do processo, a plataforma, já está no Brasil, sob um sedã que não deu lá muito certo, apesar de suas qualidades. Terceiro, porque, por mais que a Idea ainda venda bem, ela está ultrapassada. E não deve resistir ao ataque da nova Chevrolet Spin, a minivan de 5 e de 7 lugares desenvolvida como PM7.

Se a 500L tem cinco lugares, haverá também uma versão de sete lugares chamada 500XL. Qual será o nome do novo SUV? Segundo o site italiano, será Fuoristrada. Estranho? É melhor que Viaggio...

Fonte: Motori Online

VW up! será feito em Taubaté, segundo revista

A revista AutoData informou hoje, por meio do twitter e do Facebook, que a nova fábrica da VW não será em Pernambuco, como se imaginava de início. Os investimentos será efetuados em uma fábrica já existente, a de Taubaté, no interior de São Paulo. É de lá que deverá sair o novo ultrapopular da marca, um modelo de cinco lugares derivado do up!.


Se os investimentos se confirmarem, a fábrica ampliará sua capacidade atual, de 1.000 carros/dia, e seu portfólio. Hoje saem de lá o Gol G4 e a Parati. Com 3,8 milhões de m2 de área total, a planta tem só 270 mil m2 de área construída e 4 mil empregados. Fundada em 1976, ela inicialmente produzia peças injetadas. A produção de carros começou em 1980, com o Gol.

Quando tiver terminado seu desenvolvimento, o up! brasileiro terá motores 1.0 EA 211, com comando de válvulas variável, e será capaz de transportar mais gente e carga do que seu similar europeu. A tampa traseira, em vez de vidro, deverá ser como a do conceito cargo up!, de lata. Só torcemos para as portas traseiras terem vidros comuns, e não os basculantes vistos nos carros da Europa.

Fonte: AutoData

Chevrolet Enjoy, o mini-Captiva, aparece em imagens de patente

A revista francesa Automobile conseguiu imagens de patente que confirmam que o Brasil terá um SUV compacto da Chevrolet, mas que ele não será como o Opel Mokka ou como o Buick Encore. Será diferente, com um nome que convida o possível comprador a aproveitá-lo. Será o Enjoy.







Criado sobre a plataforma Gamma II, a mesma do Cobalt, da Spin (minivan de 5 e de 7 lugares, chamada de PM7) e do Sonic, que começa a ser vendido aqui nos próximos meses, o Enjoy terá apenas cinco lugares e pelo menos um de seus motores já é certo. Será o mesmo usado pelo Cruze, um 1.8 de 144 cv com álcool.

Se o SUV vier do México, outra possibilidade de motor será o 1.6 Ecotec, o mesmo do Sonic. Duvidamos de que ele terá motor 1.4, mesmo em uma versão LT ou LS.

No que se refere a lançamento, é possível que o Enjoy só apareça por aqui em 2013.

Fonte: Automobile.fr via World Car Fans

Sedã médio da Fiat na China tem nome: Viaggio

O mistério sobre o nome do novo sedã médio da Fiat pode ter chegado ao fim se o jornal italiano Corriere dela Sera estiver correto. Segundo o periódico, a versão Fiat do Dodge Dart será lançada no Salão de Xangai com o nome Viaggio.


O novo carro será fabricado pela joint-venture da Fiat com a Guangzhou, em um esforço para tornar a Fiat um real competidor no mercado chinês. De 1.500 carros vendidos por lá em 2010, a marca quer chegar a 300 mil.


Além do sedã, uma versão hatch também será fabricada e deve ser exportada à Europa para substituir o Bravo. O modelo poderia ser feito na Itália, mas a Fiat anda se estranhando com o sindicato por lá e, se a coisa continuar ruim, deve fechar boa parte de suas fábricas em sua terra natal.

No Brasil, espere pelo mesmo carro e até pela versão hatch, se ela se concretizar (considerando as vendas fracas do Bravo por aqui), mas não o mesmo nome. Viaggio é um nome que tem grandes riscos de ser mal interpretado em nosso mercado. Seria como Seu Creysson te xingando... Viaggio!

Fonte: Corriere dela Sera via AllPar