Peugeot quer mudar, mas será que o SR1 é o suficiente?

A Peugeot quer dar um grande passo à frente. Na verdade, quer dar três, para se tornar o sétimo maior fabricante de carros do mundo (hoje, ela é o décimo). Além de mudar seu logotipo, que você pode ver no final da galeria abaixo, ela anunciou que lançará 14 novos carros de agora até 2012. Vai funcionar? Se as novas direções de desenho forem bem-recebidas pelo público, talvez. E o conceito SR1 nos dá uma pista de que direções serão essas.



Alguns chamaram esse carro de extraordinário, mas ele não parece nada fora do comum para nós. É bacana, para dizer o máximo. De todo modo, o carro apresenta qualidades que podem ajudá-lo a vender bem, se ele conseguir chegar às linhas de montagem.

O SR1 tem 4,83 m de comprimento, 1,25 m de altura e um entre-eixos de apenas 2,60 m (pouco para um carro tão comprido). Esses dados mostram que um dos principais problemas dos Peugeot atuais se repetiu no conceito: balanços dianteiro e traseiro muito grandes. Eles podem ajudar o carro a ficar mais bonito (algo discutível), mas são um problema para o comportamento dinâmico (e para entrar e sair de lombadas e garagens).

Em linha reta (e plana), porém, o SR1 acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 s, uma marca bastante respeitável. Isso se deve ao fato de ele contar com 230 kW (313 cv). Seguidor do conceito HYbrid4 (bastante pregado pela Peugeot, mas ainda não cumprido), ele usa um motor 1,6-litro turbo THP, que rende 160 kW (218 cv), para impulsionar as rodas dianteiras, e um elétrico, que gera 70 kW (95 cv), para as rodas traseiras, que também esterçam. Tudo com a emissão de meros 119 g/km de gás carbônico.

A transmissão é uma automatizada de seis marchas. Não se fala em dupla embreagem, sinal de que a Peugeot tem de se concentrar mais na parte técnica do que no estilo. Transmissões automatizadas de dupla embreagem são apontadas como o futuro dos câmbios e devem se disseminar rapidamente pelo mundo em um futuro próximo.

A Peugeot também fala que o SR1 é o único veículo 2+1 do mundo (como se isso fosse vantagem; o Toyota iQ, aquela coisa pequenininha, é um 3+1) e que o apresentará no Salão de Genebra, em março, com brilhantes rodas de liga-leve de aro 20". Ainda perguntamos: seria isso suficiente para chegar ao sétimo lugar entre os produtores? Os consumidores decidirão.


















Fonte: Peugeot

Chevrolet Aveo RS é oficialmente revelado pela GM

Essa foi rápida... Pouco depois de suas primeiras imagens oficiais vazarem na internet, o Chevrolet Aveo RS, ainda em versão conceitual, aparece oficialmente pela primeira vez. A apresentação do carro ao público será no Salão de Detroit, mas isso não nos impede de conhecer um pouco mais sobre ele desde já. Inclusive com fotos melhores.



As imagens só confirmam o mau negócio que os brasileiros fizeram ao ficar com o Agile em vez do novo compacto mundial da Chevrolet. Além de muito mais interessante que o modelo brasileiro em termos de design, o Aveo é mais atual e, como carro-conceito, usa rodas de aro 19" e motor turbo Ecotec 1,4-litro de 140 cv, como havíamos antecipado. A versão de produção em série deve apenas ter rodas menores. A transmissão do carro será uma manual de seis velocidades, o que combina com sua aparência esportiva.

Ainda que o carro deva ter pouquíssimas mudanças quando chegar às linhas de montagem, isso vai demorar. Nos EUA, ele será produzido em Orion Township, Michigan, no começo de 2011. É a mesma data prevista para suas vendas no Velho Continente. No Brasil, não espere por ele. Afinal, já temos o Agile...
















Fonte: GM

VAZOU! - Veja as primeiras imagens da nova geração do Aveo

Você tem inveja de americanos e europeus? Pode ficar com muito mais agora, que saíram as primeiras imagens do Chevrolet Agile deles, o Aveo. Ainda que as fotos não estejam lá essas coisas, o Aveo é muito mais bonito do que o modelo vendido na América do Sul. Azar nosso, mais uma vez.



Ainda não há informações oficiais sobre o carro, mas o modelo topo de linha deve ser equipado com o mesmo motor que está sob o capô do Chevrolet Cruze, um quatro-cilindros de 1,4 litro turbinado de 140 cv. Ponto para europeus e norte-americanos, de novo... Nem todo 1,4-litro é igual. E o nosso, invariavelmente, é pior...




Fonte: Auto.Blog.RS via Autoblog

Toyota Etios, mostrado em Nova Déli, virá ao Brasil em 2011

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi anunciada em 2008. A missão dessa nova unidade será produzir o carro da marca para países emergentes, chamado, até hoje, de EFC (Entry Family Car, ou carro familiar de entrada). O nome já revela seu objetivo: consolidar a liderança da Toyota no mundo ao atacar o principal segmento de mercado nos países emergentes, o de carros pequenos. Etios, o nome definitivo do veículo, não é tão explícito assim, mas isso não fará o carro ser mais bem recebido pelos concorrentes. Só pelos consumidores. No Brasil e na Índia, ele deve chegar em 2011.



O carro foi mostrado no Salão de Nova Déli hoje em dois modelos: hatch e sedã. Este último, inclusive, lembra bastante o Renault Logan, tanto em aparência quanto em proposta: oferecer ao consumidor um carro familiar a preço baixo. A receita também é parecida: simplicidade na construção, com menos peças e desenhos mais básicos. O painel de instrumentos, colocado no topo do console central, permite que o Etios seja vendido mais facilmente tanto em países de mão inglesa (volante na direita) como nos de volante à esquerda.

O interior do hatch, como se pode notar abaixo, traz bancos com tecido preto, mais esportivos que os do sedã, brancos, mas o motor 1,2-litro mostra sua vocação para os baixos preços e volumes de vendas altos (a Toyota os estima em 70 mil unidades, só no primeiro ano de comercialização na Índia). O desempenho deve ser inversamente proporcional a isso.





O sedã do Etios virá com um motor mais forte, 1,5-litro, que também deve equipar versões mais caras do hatch. Ainda não há dados técnicos mais precisos sobre o carro, mas ele também deve oferecer um bom porta-malas. Em breve deveremos ter mais informações sobre o anti-Gol da Toyota.







Fonte:
Toyota

Honda apresenta seu futuro carro pequeno, o New Small Concept, em Nova Déli

A Honda é famosa por produz carros bons e confiáveis, mas eles não são exatamente baratos, especialmente em países emergentes, como o Brasil, mas isso parece estar para mudar. A marca japonesa apresentou no Salão de Nova Déli, na Índia, o New Small Concept, um veículo conceitual que antecipa o novo carro pequeno mundial da empresa. Barato, mas com a mesma qualidade pela qual a Honda é reconhecida.



O lançamento da versão de produção em série do carro é esperado para 2011 na Índia e na Tailândia, mas é improvável que o modelo seja oferecido apenas nestes dois países. China, Rússia e Brasil também devem oferecê-lo e produzi-lo, talvez um pouco depois de 2011, mas não muito. Afinal de contas, a Honda não quer comer poeira da Toyota, com o Etios, nem da Nissan, com o novo Micra.

As informações técnicas sobre o carro são inexistentes, mas ele deve ser equipado com um motor 1,2-litro, possivelmente a gasolina. No Brasil, flex.




Fonte: Honda via Paultan.org