O primeiro carro até R$ 20 mil

"Oi, Gustavo, tudo bem?

Gostaria de fazer uma consulta. Quero comprar um carro: vai ser meu primeiro. A ideia é usá-lo para fins de semana e viagens (interior, praia, destinos turísticos, eventualmente estrada de chão).

Minha prioridade é ser um carro econômico (gastar pouco combustível e ter seguro e IPVA mais baixos), seguro e resistente (por resistente eu quero dizer que aguente relativamente bem alguma 'indiada' que eu pretenda fazer).

Eu não me importo de (até prefiro, pelo preço) comprar um carro usado. Pretendia gastar uns R$ 20 mil. Sei que é difícil com esse orçamento, mas se tu puderes me dar uma dica, agradeço!

Abraço,

Vinicius P. S."

Salve, Vinicius! Tudo bem, e contigo?

Sua pergunta é bacana e merece vir para o blog. Primeiro, porque bastante gente deve estar com a mesma dúvida que você. Segundo, porque tem muito tempo que não publico uma consulta, algo que tende a mudar. O MotorDicas se tornou popular por prestar ajuda àqueles que procuram um carro novo, mais do que pelas notícias que ele traz. E a vontade do povo é a voz de Deus!

Com R$ 20 mil, a variedade de carros usados que você pode comprar é imensa. Desde um Jeep Grand Cherokee até um Chevrolet Calibra, mas você já deu elementos suficientes para excluir os dois. O primeiro, porque é importado, tem manutenção cara e bebe mais que o João Canabrava depois da feijoada. O segundo, por quase tudo isso, fora o consumo, mas também por não ser carro para "indiadas".

Para conciliar suas necessidades, ou seja, um carro econômico, seguro e resistente, será preciso analisar algumas possibilidades. A primeira delas é quantas pessoas vão usar o carro além de você.

Se for um carro de uso exclusivamente seu, uma picape irá atendê-lo bem. Primeiro, porque elas pagam menos IPVA, dependendo do Estado em que você mora. E o IPVA, sendo proporcional ao preço, não vai variar muito de um carro para outro vendido a R$ 20 mil a não ser que seja muito antigo (e isso não ajuda em termos de consumo, seguro e manutenção). Segundo, porque são mais leves, o que também as torna mais econômicas e divertidas de dirigir. Terceiro, porque são feitas para o trabalho, ou seja, resistentes por natureza.

Se a ideia agradar, pesquise pela Chevrolet Montana (o modelo antigo, pelamordedeus) com motor 1.4. 


A 1.8 é beberrona demais. Outra possibilidade é a Fiat Strada, que pode ter cabine estendida, para levar suas bagagens dentro do carro, e pode vir na versão Trekking, mais legal para o uso que você pretende dar ao carro. Vá com a equipada com motor 1.4, também. A Saveiro, nesse valor, só terá motor 1.6, mais gastão, e a posição de dirigir do antigo Gol bolinha, bem incômoda. Fora o seguro, que é mais caro que o das concorrentes.

O problema das picapes é a segurança. Nenhuma delas deve oferecer ABS ou airbags dianteiros. Dê preferência para as que tiverem. A caçamba vazia, ainda mais para alguém sem muita experiência de volante, como parece ser o seu caso (desculpe se não for), pode ser traiçoeira. E também a síndrome do frete: todo parente ou conhecido que tiver algo grande para transportar vai se lembrar de você. Por outro lado, com apenas um banco de passageiro, a sogra vai ter de pedir carona para outra pessoa...

Se você pretende levar os amigos ou a família para viajar, será preciso comprar um carro convencional. De preferência um com suspensão mais resistente. Nesse caso, a indicação é algum aventureiro. Na verdade, os únicos que você deve encontrar nessa faixa de preço: a Fiat Palio Weekend Adventure e a Peugeot 206 Escapade.



A mais conhecida pelo consumo baixo é a Escapade, mas a Adventure tem uma rede de assistência mais ampla e peças mais baratas. Prefira a com motor 1.6, um pouco mais antiga, mas muito mais econômica.

Se você for rodar por estradas de terra, mas nada muito acidentado, pode ser uma boa preferir um carro comum. Neste caso, e por esse valor, eu te recomendo um Honda Fit 1.4 da primeira geração.



Ele é muito econômico, seguro (procure um com ABS e airbags) e robusto. Antes de ser lançado, bateram um desses com um Honda Legend, um sedã do porte do Ford Fusion, se não for maior, e saiu muito inteiro da pancada. Já viajei com um de Parati até Cunha, pela estradinha antiga (uma trilha Rubicon em miniatura) e ele, na reserva e na lama, me levou onde eu precisava chegar sem maiores problemas. Sempre recomendo esse carro e, no seu caso, não poderia ser diferente. Acho que vale você considerá-lo entre suas opções.

Espero que isso o ajude a comprar seu primeiro carro. Você vai se lembrar dele para sempre.

Um abraço,

Gustavo




Salvem as peruas! - Volvo V70

Essa seria a versão perua do futuro S80. Chamada de V70 pelo Burlappcars, eu não duvido que ela se chame V80, como é chamada a V60, perua do S60. Se o desenho se mantiver, será de arrepiar. Torça para que ele continue como neste flagra.



Fonte: Burlappcars

Salvem as peruas! - VW Golf Variant, mas pode chamar de Jetta

Achei que a versão perua do Golf ficaria reservada para Frankfurt, mas me enganei. Aí está o carro, que vai substituir a Jetta Variant atualmente vendida por aqui. É muito mais bonita que o modelo que vai embora, não é? Na Europa, ela terá motores a diesel e a gasolina, turbinados, que vão do 1.2 ao 2.0. Por aqui, se ela chegar (faça figas), virá com os mesmos motores do Jetta. Bom seria se, em vez do 2.0 flex, viesse um 1.4 turbo ou mesmo algum maior, mas a bom preço. Se ela chegar já está bom.









Fonte: Leftlane

Salvem as peruas! - Honda Civic Tourer

Mais uma para a série em defesa de carros familiares bons de dirigir. Essa é a versão perua do Civic. Poderia chegar ao Brasil, certo? Infelizmente, errado: note como a dianteira deste belo carro é diferenteo do do sedã vendido aqui. Ela é mais aparentada do modelo hatch, vendido apenas na Europa. A plataforma, em todo o caso, é a mesma. O problema é o investimento que o modelo exigiria para um bando de clientes que querem utilitários esportivos. Que pena...



Fonte: Burlappcars

Salvem as peruas! - Dacia Logan MCV

A segunda geração do Logan e do Sandero já está à venda na Europa. E, no salão de Genebra, que se aproxima, a Dacia mostrará dois modelos novos: o Duster reestilizado e a perua doLogan, chamada de MCV. Como a Renault brasileira é a Dacia, e a Renault já disse que não trará para cá a Lodgy, uma minivan, resta torcer para recebermos a versão perua, que o designer Theophilus Chin tentou antecipar abaixo. E o designer SVF fez a traseira. Merece ou não merece vir ao Brasil? Queremos carros familiares que sejam bons de dirigir!

Fonte: SFV e Theophilus Chin

Chevrolet Prisma parte de R$ 35 mil

Se o Chevrolet Onix terminou o mês de fevereiro em 5º lugar, atrás de Gol, Uno, Palio e HB20, pode-se esperar o mesmo fenômeno acontecendo com a segunda geração do Prisma, que chega derivado exatamente daquele hatch. Chega de se parecer com o Celta, carro que, aliás, o Onix deveria ter matado. Mas não matou porque um carro barato como o Celta ainda tem público. 

O Prisma chega em duas versões: LT e LTZ. A primeira pode ter motor 1.0 ou 1.4. Por R$ 34.990, vulgo R$ 35 mil, ele vem com direção hidráulica, sensor de estacionamento, rodas de aço aro 14, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas quatro portas e 500 litros de porta-malas. O desenho, agradável, tende a transformá-lo em um modelo bom de vendas.

O LT 1.4, que sai a R$ 39.090, vem com rodas de aro 15, basicamente tudo que o diferencia visualmente do 1.0. Mas o motor 1.4 é a melhor escolha para o sedãzinho, que pesa apenas 12 kg a mais que o hatch.

Na versão LTZ, a mais completa, vendida a R$ 45.990, vulgo R$ 46 mil, ar-condicionado, rodas de liga-leve (de aro 15), vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e o sistema multimídia MyLink são itens de série.




Confira as linhas do carrinho. Ficou harmonioso. E deve vender um bocado.


O porta-malas é grande. Pena ter as dobradiças "pescoço de ganso e que a parte de cima e a de baixo da abertura são meio próximas.



Aquela tela ali no meio do painel é o MyLink. Agora, ele pode ter navegador, que tem de ser baixado no celular e vai custar cerca de R$ 120. O nome do aplicativo é BringGo. Se você já tem um Onix com o equipamento, terá de passar em qualquer revenda da Chevrolet para fazer uma atualização. E ela é de graça.


A posição de dirigir do Prisma, assim como a do Onix, é alta. Tem quem goste. O que é meio imperdoável é o carro não ter ganchos Isofix no banco traseiro, para prender cadeirinhas de criança. O Sonic, que usa a mesma plataforma do Prisma, a GSV, vem com o equipamento, que é considerado "dispensável no Brasil.







Veja mais fotos do carro abaixo:























Fonte
Fonte: GM



Genebra, o salão dos supercarros

O salão de Genebra de 2013 ficará conhecido como o berço de três supercarros. Cada um mais exclusivo que o outro. E o mais exclusivo deles parece já ter dado as caras.


Esse modelo seria o Lamborghini Veneno, criado para comemorar os 50 anos da marca italiana. Só três deles serão feitos, e já estão vendidos. A mecânica será a mesma do Aventador, mas o peso mais baixo permitirá uma velocidade máxima de 354 km/h. O preço? 3,6 milhões de euros, coisa pouco mais de R$ 7 milhões. Será o carro mais caro do mundo.

A outra o chamado projeto F150, a sucessora da Ferrari Enzo. E o nome escolhido para ela é... estranho. Eis a LaFerrari.


O novo supercarro, que tem motor V12 6.3 de 800 cv unido a um elétrico de mais 163 cv, é o primeiro híbrido Ferrari. O torque é de 900 Nm. Com isso, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 s. A velocidade máxima exata não foi revelada. A Ferrari só diz que ela está acima dos 350 km/h. A LaFerrai tem 4,70 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,12 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. 59% do peso está atrás, para mais aderência no eixo motriz. Só 499 serão fabricadas, a 1,3 milhão de euro cada uma. Usada, ela vai custar bem mais.








Fonte: Autoblog.nl e Autocar