Para quem gosta de GM, o Agile está chegando

"Olá,

Meu nome é Dimitri, tenho 24 anos e sou apaixonado por carro, principalmente por modelos GM (influência do meu pai, que sempre teve modelos da marca). Tenho um Celta 06/07 e pretendo trocá-lo em breve, porém estou com muitas dúvidas sobre qual modelo pegar, dentre eles um outro Celta. Tenho idéia também de um Prisma 1.0 ou de um Classic reestilizado, porque gosto de sedãs, mas ainda tenho vontade imensa de uma picape, que poderia ser a Montana.

Atualmente eu uso meu carro para trabalho, viajo um pouco, rodando uma média de 2.000 km/mês. Manutenção e seguro são pontos que ainda me preocupam, não pelo meu salário, mas sim por outros planos que tenho no momento. Normalmente, só eu e minha namorada mesmo usamos o carro... eventualmente carregamos outras pessoas para viagens. Por enquanto...

tenho que ficar uns 2 anos com o carro, até porque rodo muito e depois dos 60, 70 mil km as coisas ficam mais complicadas. Pretendo gastar até uns R$ 30, R$ 35 mil. Gosto da GM, principalmente porque participo de um programa de vantagens em que ganho descontos para adquirir carros 0 km da GM. O carro que pretendo pegar é zero.

Forte abraço!

Dimitri Reinas Martinez"


Senhores, peço desculpas pela demora na resposta a todas as consultas, mas hoje foi o único dia que encontrei para colocar as coisas em dia. Aliás, segue meu pedido especial a todo mundo interessado em uma consulta parecida: esperem para me enviar em outubro, que é quando retorno de férias e vou voltar a cuidar com mais tempo das perguntas. Estou realmente precisando descansar.

Dimiti, na sua consulta, noto que a preferência por um veículo Chevrolet vai além de fidelidade à marca, algo que condeno veementemente aqui no MotorDicas. Consumidor não tem de ser fiel à nada, só à própria satisfação e ao melhor negócio. Quem tem de ser fiel ao consumidor é a marca, sempre oferecendo melhores veículos por valores mais baixos, especialmente no Brasil. No seu caso, os descontos podem justificar a compra de um veículo da GM. Como você não tem preferência por nenhum estilo específico de carroceria (você fala em sedãs, mas os da GM estão todos ultrapassados), minha recomendação seria você, primeiro, dar uma olhada no novo Agile.





A recomendação de um carro que ainda nem vimos ao vivo é simples e parte do ponto de vista de desvalorização. Como ainda vai ser lançado, o Agile é o modelo que tem as menores chances de sofrer mudanças no curto prazo. Aliás, dificilmente ele terá alguma mudança nos dois anos em que você pretende ficar com ele e a faixa de preço esperada para ele começa nos R$ 35 mil. O lançamento é no final deste mês. Fique atento, Dimitri.

Se você estiver mesmo querendo fugir de hatches e de olho em sedãs, eu recomendo uma boa olhada no VW Voyage, o modelo mais recente entre os sedãs pequenos e um bom carro. O Prisma e o Celta devem continuar no mercado, mas o Spark já é uma ameaça a eles em 2012. Classic, então, já devia ter morrido há muito tempo...

Se você estiver procurando um sedã pequeno de bom preço, o Renault Logan é o que oferece a melhor relação custo/benefício. Até porque ele é médio.

Dentre as picapes, dê uma olhada na nova VW Saveiro. No seu caso, com cabine estendida, para poder carregar bagagens de modo seguro. O problema dela é ser muito pelada. A vantagem: ser o modelo mais moderno do mercado. Espero ter ajudado, Dimitri.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra. Como eu já disse, se puderem esperar até outubro, melhor. Se não puderem, a resposta só vai chegar depois disso, ok?

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Mais uma coisa, moçada: mandar sua pergunta como comentário não vai ajudar. Os comentários servem para vocês trocarem ideias entre si. Se a pergunta for uma consulta, siga as vias estabelecidas, ou seja, e-mail.

Um abraço a todos,

Gustavo