Quero um automático econômico até uns R$ 45 mil

"Olá,


Atualmente tenho um Nissan Tiida 2009 que é um carro bastante econômico, considerando seu motor 1.8. Na cidade, faço 10 km/l a 11 km/l de gasolina e, na estrada, de 15 km/l a 16 km/l, sempre com ar ligado. Percorro trajetos de alta velocidade na cidade, como vias expressas, e às vezes com trânsito insuportável. Aos finais de semana, percorro uma média de 300 km de estrada para uma cidade do interior.


Devido ao aumento do trânsito, estou pensando em trocar meu carro por um modelo automático pouco usado. Meu receio nessa troca é o consumo, pois ando muito com o carro. Cogitei C3, 207 e suas versoes Passion e SW, Sandero, Tiida e Fit. Qual sua opinião sobre os modelos automatizados?


Qual sua sugestão de um carro automático que tenha um consumo razoável, pouco usado e com um teto de R$ 45 mil?

João Paulo R. V."

Como vai, João? Obrigado por sua consulta.

Seu caso é bem interessante para ajudar uma série de leitores preocupados com o trânsito e com um pouco mais de conforto sem o custo extra que isso pode representar. Para quem quer um automático econômico, a receita é prestar atenção a dois fatores: o número de marchas e um motor que já beba pouco.

Quanto menos marchas um automático tiver, mais ele tenderá a beber. Por conta disso, evite Renault Sandero e Logan, Peugeot 207 e derivados, 307, Citroën C3, C4 e derivados, Toyota Corolla, Fielder, VW Bora, Chevrolet Astra e Vectra, Fiat Marea, Nissan Tiida (sim, ele só tem quatro marchas) e por aí afora. Se o câmbio for de quatro marchas ou menos, o carro vai beber.

Os automatizados são uma solução mais barata, mas o comportamento deles, com soquinhos a cada troca de marchas, incomoda muita gente. Sem falar que alguns deles apresentam problemas e travam ou deixam de trocar marchas. Bons, mesmo, são os de dupla embreagem, mas estes vão demorar a chegar a modelos mais baratos.

Acho os automáticos verdadeiros mais robustos. Quando eles dão problema, o custo do reparo é mais alto, mas dificilmente um automático apresenta defeito. Seguindo essa recomendação, prefira os automáticos de cinco marchas para cima. Outra opção está nos CVT, que não têm marchas, mas sim relações variáveis.

Eles podem ser até mais econômicos do que os carros com câmbio convencional. O problema é que essa equação depende de mais um fator: o motor tem de beber pouco. O VW Jetta antigo e sua perua, a Variant, têm um câmbio automático de seis marchas, mas o motor 2.5 bebe demais.

Dos carros que bebem pouco e têm bom câmbio automático, o que mais se encaixa no que você precisa é o Honda Fit 1.4 da primeira geração.



O problema para este modelo é que ele só vai até 2008, ou seja, é mais velho do que seu carro atual. Se você preferir um carro mais novo, outra opção seria o Nissan Sentra, que tem motor 2.0 e tendência a beber mais, mas vem com um excelente câmbio CVT.



O Sentra tem vendas ruins no Brasil por conta dos custos de manutenção. De todo modo, como você já tem um Nissan, também importado do México, sabe o que esperar da marca. Pode ser uma boa pedida para você, em um carro que também é médio e espaçoso, caso isso seja importante, no seu caso. Só fique de olho para não comprar um novo, já que a nova geração do carro já foi apresentada no exterior e deve chegar ao Brasil em 2013.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Gustavo