O primeiro carro até R$ 20 mil

"Oi, Gustavo, tudo bem?

Gostaria de fazer uma consulta. Quero comprar um carro: vai ser meu primeiro. A ideia é usá-lo para fins de semana e viagens (interior, praia, destinos turísticos, eventualmente estrada de chão).

Minha prioridade é ser um carro econômico (gastar pouco combustível e ter seguro e IPVA mais baixos), seguro e resistente (por resistente eu quero dizer que aguente relativamente bem alguma 'indiada' que eu pretenda fazer).

Eu não me importo de (até prefiro, pelo preço) comprar um carro usado. Pretendia gastar uns R$ 20 mil. Sei que é difícil com esse orçamento, mas se tu puderes me dar uma dica, agradeço!

Abraço,

Vinicius P. S."

Salve, Vinicius! Tudo bem, e contigo?

Sua pergunta é bacana e merece vir para o blog. Primeiro, porque bastante gente deve estar com a mesma dúvida que você. Segundo, porque tem muito tempo que não publico uma consulta, algo que tende a mudar. O MotorDicas se tornou popular por prestar ajuda àqueles que procuram um carro novo, mais do que pelas notícias que ele traz. E a vontade do povo é a voz de Deus!

Com R$ 20 mil, a variedade de carros usados que você pode comprar é imensa. Desde um Jeep Grand Cherokee até um Chevrolet Calibra, mas você já deu elementos suficientes para excluir os dois. O primeiro, porque é importado, tem manutenção cara e bebe mais que o João Canabrava depois da feijoada. O segundo, por quase tudo isso, fora o consumo, mas também por não ser carro para "indiadas".

Para conciliar suas necessidades, ou seja, um carro econômico, seguro e resistente, será preciso analisar algumas possibilidades. A primeira delas é quantas pessoas vão usar o carro além de você.

Se for um carro de uso exclusivamente seu, uma picape irá atendê-lo bem. Primeiro, porque elas pagam menos IPVA, dependendo do Estado em que você mora. E o IPVA, sendo proporcional ao preço, não vai variar muito de um carro para outro vendido a R$ 20 mil a não ser que seja muito antigo (e isso não ajuda em termos de consumo, seguro e manutenção). Segundo, porque são mais leves, o que também as torna mais econômicas e divertidas de dirigir. Terceiro, porque são feitas para o trabalho, ou seja, resistentes por natureza.

Se a ideia agradar, pesquise pela Chevrolet Montana (o modelo antigo, pelamordedeus) com motor 1.4. 


A 1.8 é beberrona demais. Outra possibilidade é a Fiat Strada, que pode ter cabine estendida, para levar suas bagagens dentro do carro, e pode vir na versão Trekking, mais legal para o uso que você pretende dar ao carro. Vá com a equipada com motor 1.4, também. A Saveiro, nesse valor, só terá motor 1.6, mais gastão, e a posição de dirigir do antigo Gol bolinha, bem incômoda. Fora o seguro, que é mais caro que o das concorrentes.

O problema das picapes é a segurança. Nenhuma delas deve oferecer ABS ou airbags dianteiros. Dê preferência para as que tiverem. A caçamba vazia, ainda mais para alguém sem muita experiência de volante, como parece ser o seu caso (desculpe se não for), pode ser traiçoeira. E também a síndrome do frete: todo parente ou conhecido que tiver algo grande para transportar vai se lembrar de você. Por outro lado, com apenas um banco de passageiro, a sogra vai ter de pedir carona para outra pessoa...

Se você pretende levar os amigos ou a família para viajar, será preciso comprar um carro convencional. De preferência um com suspensão mais resistente. Nesse caso, a indicação é algum aventureiro. Na verdade, os únicos que você deve encontrar nessa faixa de preço: a Fiat Palio Weekend Adventure e a Peugeot 206 Escapade.



A mais conhecida pelo consumo baixo é a Escapade, mas a Adventure tem uma rede de assistência mais ampla e peças mais baratas. Prefira a com motor 1.6, um pouco mais antiga, mas muito mais econômica.

Se você for rodar por estradas de terra, mas nada muito acidentado, pode ser uma boa preferir um carro comum. Neste caso, e por esse valor, eu te recomendo um Honda Fit 1.4 da primeira geração.



Ele é muito econômico, seguro (procure um com ABS e airbags) e robusto. Antes de ser lançado, bateram um desses com um Honda Legend, um sedã do porte do Ford Fusion, se não for maior, e saiu muito inteiro da pancada. Já viajei com um de Parati até Cunha, pela estradinha antiga (uma trilha Rubicon em miniatura) e ele, na reserva e na lama, me levou onde eu precisava chegar sem maiores problemas. Sempre recomendo esse carro e, no seu caso, não poderia ser diferente. Acho que vale você considerá-lo entre suas opções.

Espero que isso o ajude a comprar seu primeiro carro. Você vai se lembrar dele para sempre.

Um abraço,

Gustavo