Preciso de um carro que não maltrate minha coluna

"Caro Gustavo, parabéns pelo blog. Várias dúvidas foram dirimidas.

Mas gostaria de saber, na sua opinião, qual o carro mais confortável, dentre as quatro grandes nacionais, devido ao fato de morarmos no interior.

Respondendo aos seus quesitos:

1) tipo de uso que fazemos do carro= ir ao trabalho e levar as crianças à escola, diariamente. Viagens longas (1000 km) de férias, uma vez ao ano. Viagens curtas (150 km), umas quatro vezes ao ano.

2) o que mais valorizam no veículo= conforto. Tenho hérnia de disco e os solavancos do asfalto, mal conservado, me causam muita dor. Em uma viagem pequena, de 150 km, chego literalmente "quebrado".
Necessito, portanto, de um carro que "filtre" as imperfeições do piso. Ou seja, pneus macios com perfil alto, suspensão que não transmita os impactos, banco anatômico, com diversas regulagens, inclusive lombar. E que tenha câmbio automático ou automatizado.

3) quanto tempo pretendem ficar com ele= geralmente fico de 3 a 5 anos.

4) quantas pessoas vão transportar= eu, esposa e duas crianças pequenas (5 e 7 anos)

5) em que tipo de terreno rodam= cidade e estrada, mal conservadas.

6) manutenção= como não disponho de muito tempo livre, prefiro que seja um carro das quatro grandes nacionais (Fiat, Ford, GM e VW), pois temos as concessionárias na cidade.

7) desvalorização= infelizmente, é fato. E não temos como fugir.

8) seguro= indiferente.

9) consumo= se houver alguma opção econômica, será bem-vinda. Depois de vários automáticos fazendo 4,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Isto já não me assusta mais.

10) se querem um novo ou um usado = novo, por conta da garantia de 3 anos que a maioria oferece.

11) e quanto pretendem gastar na compra = o ideal seria de R$ 100 mil para baixo. No trabalho o carro fica em área aberta e comum. Extensão da calçada. Mas, caso não tenhamos opção, posso gastar no máximo (incluindo IPVA , taxas, emplacamento, seguro e outras eventualidades), R$ 150 mil.

Abraços, e muito obrigado,

Aurélio O.
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Boa noite, Aurélio, tudo bem? Espero que sim.

Sua descrição de uso e de necessidade deve ser a mais completa que eu já recebi desde que criei o blog. Por isso a resposta também pode ser tão adequada ao que você precisa.

Cá entre nós, o carro que você quer comprar é um que não o faça sofrer tanto com os buracos e valetas que temos de enfrentar todo santo dia, por conta de sua hérnia de disco, não é? Para isso, o melhor carro que eu tenho para te indicar é um de suspensão pouco convencional, mas que eu costumo chamar de "tapete voador". É um Citroën C5. Como você tem filhos, te recomendo até a C5 Tourer, a versão perua. Sei que os Citroën não são uma opção que você gostaria por não serem de uma das quatro maiores fabricantes nacionais, mas estes têm algo que ninguém mais tem: a suspensão Hydractive III+.



Essa suspensão, hidropneumática, nivela o carro de uma forma que você quase não vai sentir os buracos de nossas ruas. Por R$ 107.980, ela está dentro do que você pretende gastar, ainda que o sedã seja mais barato (R$ 99.160). Para sua hérnia, acho que não há nada parecido nessa faixa de preço. Também é um carro seguro para as crianças, espaçoso e muito bonito.

O problema é que ela só vem com um motor 2.0 e com câmbio automático de quatro marchas. O carro é pesado, gasta e o casamento motor e transmissão não é feliz. A manutenção dessa suspensão também não é barata. Em compensação, o carro é de uma suavidade que dá gosto. Faça o test-drive com uma para ver do que estou falando.

O mais próximo que você chegaria desse tipo de suspensão é com o VW Touareg, que tem suspensão pneumática, mas ele não é tão suave e, novo, custa R$ 254 mil. Uma opção menos salgada seria o Fiat Freemont, mas ele terá em breve uma versão flex e com câmbio automático de seis marchas. A hora de comprar, portanto, não é agora. Quando chegar, ele também não tratará sua coluna tão bem quanto o Citroën.

Espero que haja alguma concessionária da marca francesa perto de sua casa. Se não houver, me avise que a gente tenta pensar em alguma outra solução. Como um Touareg usado, por exemplo.

Um abraço,

Gustavo