Os irmãos Huet realizam seu sonho com o HB Special

Em 2006, fiz a reportagem Experiência para poucos sobre dois irmãos holandeses, Tino e Paul Huet. Criados entre máquinas clássicas, como Bugatti e Alfa Romeo, o primeiro acabou se tornando diretor de arte e o segundo, piloto, mas eles queriam mais da vida. Foi com isso em mente que criaram o Classic Drivers’ Club da Holanda (www.classicdriversclub.nl), um lugar em que seus associados podem dirigir veículos antigos, como um Porsche 356 B, em ralis pela Europa e África. Vale dizer que os veículos pertencem ao clube, por isso os associados podem dirigi-los, como se os alugassem. O caso é que muitos destes veículos são tão raros que dá pena dirigi-los de modo extremo, ainda os velhinhos até gostem disso. A solução encontrada pelos irmãos Huet foi construir um veículo moderno que seguisse os princípios dos clássicos. Foi assim que surgiu a idéia de criar o HB (Huet Brothers) Special. Em 2006, o carro era apenas um projeto, que acabou desembocando nessa bela máquina aí abaixo:



O HB Special usa chassi e motor do Triumph TR6. O primeiro foi escolhido por permitir a utilização de suspensão independente nas quatro rodas, enquanto o segundo veio no pacote, mas se mostrou uma boa solução, leve e eficiente. Originalmente, o seis-cilidros-em-linha de 2,5 litros produzia entre 105 cv e 150 cv, mas os irmãos Huet aumentaram sua cilindrada para 2,7 litros e a potência para 180 cv.

Entre outras mudanças, o volante do motor foi aliviado, para o giro crescer mais rápido, e foram adotados dois carburadores SU, que se ajustam a diferentes condições de pressão. Essa característica é necessária para a aplicação que os HB Special terão, a de subir e descer estradas em montanhas.

A potência pode não parecer grande coisa, mas, considerando o peso do veículo, é mais do que suficiente para um bocado de diversão. O peso almejado no projeto era de 750 kg, mas o resultado final foi ainda melhor: o HB Special pesa apenas 711 kg, com uma carroceria de fibra de carbono de apenas 23 kg. Ainda que nem pareça necessário, os freios do Triumph TR6 foram melhorados no HB Special. Os tambores traseiros, por exemplo, são maiores. Na frente, os discos agora são "mordidos" por pinças de quatro pistões.

Os HB Special, ao contrário do que poderia parecer, não serão vendidos. Para andar em um dos 12 que serão fabricados, será preciso participar dos eventos que os irmãos Huet organizarão ao longo de 2009. O número limitado de carros, que servirá a apenas 24 clientes de cada vez, se deve ao caráter exclusivo do evento, com hotéis especiais e pequenos, e ao número de caminhões que farão o transporte dos automóveis. Serão apenas dois, com capacidade para seis HB Special cada um.

Segundo o site dos irmãos Huet, o Huet Brothers, os interessados devem entrar em contato com a empresa para escolher o passeio que farão. Ali já há dois países confirmados, Itália e Noruega, mas também entrarão nas opções Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Suécia, Alemanha, Suíça e Áustria.

Os interessados em participar terão de se encontrar em algum dos hotéis de cada passeio, que deve durar de quatro a cinco dias cada um. A idéia dos irmãos Huet é fazer 12 eventos por ano. Ao chegar ao hotel, o participante terá uma caixa com seu nome esperando por ele. Dentro dela, o "uniforme" exigido pelo evento: luvas, macacão, sapatos, capacete e óculos de competição. Segundo a empresa, todo participante deve usar o uniforme. Afinal, quando alguém é convidado para uma festa a rigor, não pode aparecer no salão de bermuda e chinelo.

Como a idéia sempre foi a de fazer um passeio com um veículo que se comportasse como um clásssico, ainda que fosse novo em folha e ajustado pelo corredor Gijsbert van Lennep, famoso na Holanda, não há equipamentos de segurança no carro: ABS, airbags e qualquer outro tipo de assistência eletrônica. Não há sequer pára-choques. Os cintos de segurança são abdominais e seguram motorista e passageiro nos bancos-concha de couro dos HB Special. Com isso, vale dirigir com a certeza de que uma batida de frente poderia levar a um encontro bruto e indesejado com o lindo painel de alumínio do carro, com as consequências que um encontro assim poderia trazer. Isso, vale lembrar, é o que aconteceria no uso de qualquer veículo clássico dos anos 1950. Esse deve ser um reforço ao pedido dos irmãos Huet de máximo cuidado com os veículos. Afinal de contas, se o carro voltar inteiro, os ocupantes também estarão bem.













Fonte: Huet Brothers